Glossário

MDL, GRI, IPCC, IDH. Aprender o significado dessas siglas - que cada vez mais ganham espaço nos noticiários e nas discussões cotidianas - é uma forma de entender os movimentos e avanços que levam à construção de um Planeta Sustentável.Descubra o que significam esses e outros termos, navegando no menu abaixo.

próxima >

Earth First

Movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 80 e hoje conta com representantes espalhados nos cinco continentes. "Biocêntrico" (por considerar que qualquer forma de vida deve ser valorizada, sem distinção entre homens, animais e plantas), luta pela recriação de áreas selvagens em todo o planeta, propondo o fechamento de grandes rodovias próximas de matas e reintroduzindo espécies animais em extinção.

Fonte: Superinteressante, julho/2002 - Autor: Leandro Sarmatz

*Earth First

Earth League

ver Liga da Terra

Eco92

Como ficou popularmente conhecida a Rio92, Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Ecoauditoria

Ferramenta de gestão utilizada pelas empresas para avaliar a organização, o sistema de gerenciamento e os processos que devem assegurar a proteção do meio ambiente nas plantas industriais.

Fonte: Haverá a idade das coisas leves. Thierry Kazazian org. Editora SENAC

Ecocidades

Conjunto urbano que compartilha de um espaço de vida em comum e adota conscientemente o projeto de transformar a cidade em um local onde tudo é organizado e realizado com o objetivo de diminuir o impacto sobre o meio ambiente.

Ecocídio

Devastação de recursos naturais que causam a destruição de um ecossistema. Um exemplo de ecocídio no Brasil é o desmatamento de florestas para dar lugar a plantações ou pastos.

José Eli da Veiga

Ecodesenvolvimento

Conceito precursor do desenvolvimento sustentável, foi apresentado em 1973 por Maurice Strong e com princípios formulados por Ignacy Sachs. Seu objetivo era a polarização do debate que oscilava entre a defesa do desenvolvimento sem limites e uma visão catastrofista sobre os limites do crescimento. O ecodesenvolvimento buscava uma forma intermediária de desenvolvimento orientado pelo princípio de justiça social em harmonia com a natureza.

Ecodesign

Conceito que tem como objetivo o desenvolvimento de produtos que respeitam o meio ambiente, causando o menor impacto negativo possível.

Ecoeficiência

O termo foi popularizado na década de 90 por Stephan Schmidheiny, bilionário suíço dono do grupo Nueva, controlador da Amanco no Brasil, e criador do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável. É um conceito que tem se tornado, cada vez mais, uma filosofia de gerenciamento que prioriza a sustentabilidade. A ecoeficiência relaciona o emprego de materiais e energia de forma eficiente à redução de custos e impactos ambientais. Uma das referências mundiais da ecoeficência é a DuPont, sendo 10% de seu investimento em pesquisa — para substituir suas matérias-primas de origem fóssil por insumos de origem vegetal, considerados "limpos". Atualmente, 10% dos produtos da empresa já não usam derivados de petróleo em sua composição.

Ecointensidade

Indicador de uso dos estoques naturais por unidade do produto, seja ele um bem ou serviço.

Ecologia

Estudo das relações recíprocas entre o homem e seu meio moral, social e econômico. Segundo registros, o termo foi utilizado, pela primeira vez, pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel no século XIX e sugere o estudo do lugar onde vivemos. Abrangendo todo o planeta Terra, a ecologia estuda a ação mútua entre as milhões de espécies de animais e de plantas na biosfera e sua inclusão no espaço constituído pela atmosfera e a litosfera.

Ecologia criativa

Segundo o consultor britânico John Howkins, trata-se do contexto social no qual as pessoas têm novas ideias e a criatividade floresce e circula pela sociedade. Para o autor do livro Creative Economy, ainda não lançado no Brasil, as novas ideias podem surgir em qualquer lugar, mas é nas cidades que ocorre a ecologia criativa, já que elas proporcionam um ambiente abrangente de diversidade e mudança. A Ecologia Criativa precisa de lugares com muitas pessoas, mercados ativos e redes de banda larga, para que ocorram diálogos informais, aprendizado rápido e fácil colaboração.

Leia também:
John Howkins: economia criativa precisa de pessoas livres e malucas

Economia solidária

Trata-se de uma economia igualitária e democrática, que surgiu em oposição à economia capitalista e que se caracteriza pela concentração da propriedade do capital do empreendimento e, portanto, de todo poder de decisão nas mãos de uns poucos, ao passo que o trabalho é realizado por muitos, que apenas cumprem tarefasem troca do pagamento de um salário.

Economia verde

Modelo de economia que se baseia em baixa emissão de gases do efeito estufa e resulta na melhoria do bem-estar humano e igualdade social. Neste modelo, os riscos ambientais e a escassez ecológica são reduzidos. Pode ser chamada de economia socialmente inclusiva, de baixo carbono e recursos eficientes. Na prática, seu crescimento de renda e de emprego é impulsionado por investimentos que reduzem as emissões de carbono e a poluição, melhora a eficiência energética e evita a perda de biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas. Tem o capital natural como ativo econômico e fonte de benefícios financeiros, especialmente para quem tem a natureza como fonte de sobrevivência.

Fonte: UNEP

Ecoproduto

Produto cujo impacto sobre o meio ambiente é minimizado durante todo o ciclo de vida.

Fonte: Haverá a idade das coisas leves. Thierry Kazazian org. Editora SENAC

Ecossistema

É o conjunto dos seres vivos e do seu meio ambiente físico, incluindo as relações de suas características físico-químicas. O conceito envolve os relacionamentos entre determinado meio ambiente, a água, o solo, a atmosfera e todos os seres vivos - flora, fauna e microorganismos - que nele habitam, mantendo o equilíbrio biológico.

Ecossocioeconomia

Teoria criada na década de 50 pelo alemão Karl William Kapp, que defende que a economia está embutida na prática cultural e deve basear-se na possibilidade de sobrevivência sobre o planeta e na redução do sofrimento humano.

Ecótono

É a zona de transição entre duas comunidades ou ecossistemas. Nessa região encontram-se variados nichos ecológicos. Um exemplo de ecótono é a Mata de cocais, zona de transição entre o bioma Amazônia e a caatinga.

Ecoturismo

Forma de turismo que respeita e preserva o meio, estimulando a educação ambiental.

Ecovila

Comunidade ambientalmente sustentável. A proposta de implantação dessas vilas, nas quais as atividades humanas estão integradas à natureza visando a sua preservação, foi adotada pela ONU, no Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis. No Brasil, já existem algumas ecovilas, localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Efeito estufa

Fenômeno decorrente do acúmulo de gases na atmosfera, que provocam a retenção de calor e o aumento de temperatura na Terra. Não ocorre de modo uniforme no planeta. Estima-se que a Amazônia seja uma das áreas com maior aumento de temperatura, o que pode causar a morte da Floresta Amazônica, já que maior volume de água será necessário para a execução da atual quantia de fotossíntese pelas árvores da região.

Eficiência energética

Expressão que define a racionalização ou melhor aproveitamento quanto ao consumo de energia.

Edward O. Wilson

Biólogo norte-americano que editou o livro BioDiversity (Biodiversidade), em 1988, utilizando o termo pela primeira vez em uma publicação, o que o popularizou. É considerado um dos pioneiros da sociobiologia, corrente que propõe a ideia de que é possível compreender o comportamento humano e da sociedade por meio da biologia. A tese é polêmica entre os cientistas sociais que o acusam de fomentar uma nova versão de darwinismo social, que no século XIX, tentou explicar por meio da biologia, as desigualdades sociais. O especialista ainda é reconhecido por seus estudos sobre insetos e na área de Ecologia.

Efluentes

São todas as substâncias líquidas produzidas pela atividade humana, como os esgotos domésticos e os resíduos líquidos e gasosos das indústrias, em geral, lançados em cursos d’água, lago ou aquífero, com ou sem tratamento e com a finalidade de utilizar estes no seu transporte e diluição.

Fonte: Desafios do Regulador, Jerson Kelman. Editora Synergia

Efluentes líquidos

Água residual proveniente do processo industrial que é previamente tratada em estação de tratamento de efluentes antes de ser lançada ao rio (dar um exemplo de efluentes).

El Niño

Fenômeno atmosférico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. Pode mudar os padrões de vento a nível mundial. Os regimes de chuva são afetados em regiões tropicais.

Empoderamento (empowerment)

O conceito tem sua origem nos movimentos sociais dos anos 60 nos Estados Unidos. O termo significa dar, ou conquistar, poder àqueles que são historicamente discriminados, oprimidos ou excluídos pela sociedade. O empoderamento foi adotado por movimentos raciais e feministas para indicar a busca por mais espaço, representatividade e poder de escolha na sociedade.

Emissões

Liberação de uma substância (normalmente gasosa) na atmosfera.

Endemismo

Espécies de fauna e flora endêmicas são aquelas que ocorrem em uma única região e em nenhuma outra, o que as torna sensíveis a qualquer alteração no meio em que vivem.

Energia

Atualmente, a maior parte da energia que utilizamos provém de combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natual. O uso desses combustíveis libera dióxido de carbono e ainda causa poluição devido aos processos de combustão, mineração, transporte e refino.

Energia eólica

Energia elétrica produzida a partir da força do vento. É uma alternativa ao uso da energia elétrica. Estudos mostram que, ao empregar as forças do vento, o Brasil é capaz de gerar 143.500 megawatts de energia eólica. Esse valor equivale a 11 usinas como a binacional Itaipu, no Paraná.

Energia renovável

Energia resultante de fontes naturais capazes de se regenerar, como as energias provenientes da biomassa, eólica, geotérmica, hidráulica, das ondas e solar.

Energia limpa

Tipo de energia que não gera poluição, como a eólica, a solar e a geotérmica. Embora exista um vasto investimento em energias alternativas, seu preço é muito caro. Como são geralmente iniciativas de pequeno porte, seu custo unitário permanece alto.

Energia solar

Energia obtida por meio da luz do sol. A média diária de energia solar que incide no Brasil alcança a marca dos 5 quilowatts/hora por metro quadrado, isso porque vivemos em um país tropical. A energia solar é uma alternativa econômica para a energia elétrica.

ESCO

Sigla em inglês para Empresas de Conservação de Energia (Energy Services Company). São empresas de engenharia, especializadas em promover a eficiência energética e de consumo de água na instalações de seus clientes, utilizando-se principalmente de contratos de performance - no qual o serviço é remunerado através da economia que se obtém com a redução dos gastos com energia.

A principal diferença entre uma ESCO e uma empresa de consultoria é que ela divide os riscos com o cliente não apenas em termos de investimentos, mas também em termos de compromissar sua remuneração com o sucesso dos resultados obtidos na redução dos custos do consumo de energia.

Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco)

Esgotamento sanitário

O conceito reúne o conjunto de obras e instalações destinado à coleta, transporte e ao tratamento de esgoto gerado por atividades humanas, comerciais, e industriais, por meio de processos técnicos, para que não gerem ameaça à saúde e ao meio ambiente.

Fonte: IBGE/OPAS

Espécie-chave

Espécie de planta ou animal que exerce impacto desproporcionalmente grande na comunidade ou no ecossistema em relação à sua abundância. Também denominada espécie guarda-chuva.

Fonte: Ecoagricultura: Alimentação do mundo e biodiversidade. Jeffrey A. McNeely e Sara J. Scherr. Editora Senac. 2009

Espécie criticamente ameaçada de extinção

Definida pela União Mundial pela Natureza (UICN) como espécie que sofreu redução no tamanho de sua população de 80% ou mais ao longo dos últimos dez anos ou de três gerações. Utiliza-se o indicador que for temporalmente mais extenso.

Fonte: Ecoagricultura: Alimentação do mundo e biodiversidade. Jeffrey A. McNeely e Sara J. Scherr. Editora Senac. 2009

Espécie marginal

Espécie de planta ou animal comumente encontrada na zona marginal de uma comunidade biológica.

Fonte: Ecoagricultura: Alimentação do mundo e biodiversidade. Jeffrey A. McNeely e Sara J. Scherr. Editora Senac. 2009

Espécies exóticas invasoras

São aquelas que se espalham em habitats não originais, e que se adaptam muito bem ao clima e às características locais, reproduzindo-se rapidamente e prejudicando as espécies nativas, por consumir seus recursos.

Estação ecológica

Área protegida destinada à preservação da natureza e a pesquisas científicas.

Estatuto da Cidade

Lei que estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Estratégia Mundial para a Conservação (EMC)

Lançada em 1980 pela International Union for Conservation of Nature , teve como objetivo contribuir para a formulação de políticas de desenvolvimento sustentado. A EMC foi elaborada por cerca de 700 pesquisadores de diversos países, a pedido do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( Unep , em inglês). A mensagem principal da estratégia mundial é a de que a conservação dos recursos vivos não é incompatível com o desenvolvimento econômico e social que, por sua vez, não pode ser assegurado se a sociedade não se conscientizar da limitação dos recursos naturais e dos ecossistemas.

Fonte: Guia da Ecologia - Para entender e viver melhor a relação homem-natureza; organização de Fabio Feldmann, Guias Brasil, 1992

Espigão

Parte mais elevada da serra.

Estrato baixo

Camada de vegetação que vai do solo até 2 metros de altura. Coberto por mudas de árvores e arbustos.

Estrato médio

Camada de vegetação que varia de 5 metros de altura até as proximidades da copa. Formado por árvores, grandes palmeiras e cipós.

Etanol

Combustível que o Brasil ocupa a dianteira mundial em tecnologia e produção e que é obtido a partir da cana-de-açúcar. Nos anos 70, devido à alta do petróleo após um embargo dos países árabes, o etanol chegou a alimentar 96% dos carros que rodavam no Brasil na época. Hoje, o álcool obtido da cana-de-açúcar é suficiente para abastecer 40% da frota nacional.

Ética

Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano. A ética reflete especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Eutrofização

Fenômeno que altera o equilíbrio do ecossistema da água, limitando a sua utilização. Consiste na adição excessiva de nitrogênio e fósforo à água. Esse processo traz como conseqüência uma abundante proliferação de algas e microvegetais que consomem todo o oxigênio existente e matam as demais espécies aquáticas.

Evapo-transpiração

Processo de evaporação de água capilar transferida das camadas inferiores do solo e responsável, em climas quentes e secos, por perda substancial do manancial de água subterrânea e por salinização do solo.

Fonte: Instituto de Geociências da Universidade de Brasília

Exposição (clima)

A presença de pessoas, meios de subsistência, espécies ou ecossistemas, funções ambientais, serviços e recursos, infraestrutura, bens culturais, sociais ou econômicos em lugares e configurações que podem ser prejudicados.

Extinção

Desaparecimento de uma espécie, seja por processos naturais, seja pela ação do homem. Pode ser local, quando todos os membros de uma população local morreram; ou global, quando não restam indivíduos daquela espécie em nenhum lugar do planeta.