Qual é a sua sugestão para a COP-15?
84 comentários •
22/09/2009

Em dezembro, os países-membro da UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vão se reunir em Copenhague (Dinamarca) e tentar chegar a um acordo climático global. Trata-se da COP-15 – a 15ª Conferência das Partes, da ONU - , na qual serão definidos:

1. um consenso sobre o aumento da temperatura do planeta e a concentração de gases de efeito estufa a que estamos dispostos a chegar em prol do desenvolvimento;
2. a responsabilidade de cada país para a redução de emissões de carbono;
3. as medidas de adaptação aos efeitos que certamente sofreremos em função do aquecimento global;
4. a transferência de tecnologia dos países desenvolvidos para os demais para que seja feita a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas e
5. a doação de recursos para fundos internacionais e a formatação de mecanismos financeiros de compensação de emissões.

Diversas ONGs e empresas já enviaram suas contribuições ao governo federal dizendo o que gostariam de ver como decisões finais em Copenhague.

E você? Se pudesse participar desse movimento, que sugestão daria aos negociadores brasileiros para a COP-15 atingir o seu propósito de conter o aquecimento global?

Saiba tudo sobre a 15ª Conferência das Partes em nosso especial RUMO A COPENHAGUE.

08/02/2010 chuck norris - ku do judas - afeganistão- diz:eu ajudo o p´laneta poq eu não lavo meu saco. PS:eu criei o planeta então faço o que quiser...
08/02/2010 matheus R - rj - rj- diz:koe willia é nois no fórum
08/02/2010 william - rj - rj- diz:koe matheus so fala besteira!!!!!!!!!!o adriano ta me ouvindo?
08/02/2010 matheus R - RJ - RJ- diz:ADORO PANICO NA TV. ....RONALDO.
08/02/2010 matheus - rj - rj- diz:site muito bom achei tudo que procurava ... ronaldo
01/02/2010 Diego Maximiliano da Silva - Pimenta Bueno - Rondônia- diz:Acho que já está na hora de atualizar o tópico do fórum..
30/01/2010 Leopoldo - são paulo - sp- diz:onde estao as fotos do dia 25/01 tiradas no parque
16/01/2010 Carlos Henrique de Abreu - São Bernardo do Campo - São Paulo- diz:Muito se discutiu em Copenhaque,mas o que realmente importa é diminuir CO2.E o motor a ar comprimido inventado pensado a 25 anos por um brasileiro? Onde está a impressa para divulgar este trabalho,que poderia mover ônibus,trens e metros despoluíndo nossas cidades?
21/12/2009 Fábio Cunha - Santarém - Pará- diz:Acho que os governantes e os empresarios, pensam que a Hora que a temperatura do Pleneta se tornar Insuportavel para qualquer ser vivente, vão poder pegar seus familiares e amigos e levar pra um outro planeta qualquer e chama-lo de Terra, OU nos fazemos algo cabal ou todos iremos sofrer mais as consequencias. Eu que o diga moro no meio da Floresta Amazonica, e tem dias que nao tenho peixe na minha mesa, ao contrario que todo mundo pensa, aqui a gente nao nada com jacare e muito menos come peixe no cafe, no almoço e na janta, pois os unicos peixes que sobraram depois das secas dos rios, da so para (as vezes)se comer no final de semana.! "2010 Feliz e mais (muito mais) quente."
17/12/2009 Elizãngela moraes - Alcinópolis - mato grosso do sul- diz:Gostaria que o tempo de decisão dos encontros da cop 15, fossem mais estenso, pois estão a decidir o futuro do planeta, que Deus ilumine essa pessoas para não pensarem só nelas, mas sim em todas as vidas existente no mundo, que sejam menos ambiciosos, pois isso tudo aconteceu por causa da ambição, pelo mais facil, mais rapido...obrigado
15/12/2009 DEVANIR MACHADO - SARANDI PARANA - pr- diz:infelismente sarandi não tem prefeito e nem vereadore os que tem so pensam neles esta questão do lixo e somente pater o pé o prefeito de maringa que se vira com seu lixo outro outra questão ruim para sarandi vai ser o transito de caminhão que vai descarregar na nossa cidade qdo o anel viario estiver pronta vai ser muito dificil para nos o prefeito e vereadores de sarandi tinham que ver isso outra questão muito ruim para a nossa cidade e a questão das ruas muito esburacada e os vereadores nem se preoculpam com isso preoculpam sim com secretarios qta ingnorancia sou moro em sarandi desde 1975 conheço bem esta cidade
14/12/2009 Ana Catarina - Fortaleza - Ceará- diz:Para começar os paises devem diminuir mais as queimadas no planeta terra tenta se alertar mais mais pq tanto prejudica todos nois e tbm os animais que nao tem nada a ver coma ganancia do homem ai depois quando o mundo acaba nao vai ser a toa vc's que podem ajudar o pais poiama mao na consiencia gente seus filhos seus netos bis netos nao vao aproiveitar nada da vida se vcs nao se ajudarem... a ganancia do homan so da nisso 'a destruiçao do planeta terra'
14/12/2009 Arenilson Mota Nery - Canavieiras - Bahia- diz:Nossa cidade e litoral, e é formada por 17 ilhas, onde a pesca rio/mar predomina.No nosso curso de Biologia,na parte pratica,fizemos uma campanha se sensibilação em nosso municipio, no que diz respeito as embarcações que no seu abastecimento de combustivel e comestivel para suas pescarias, jogam o lixo(litro de oleo,plasticos, etc) em nossos rios, como foi comprovado por nós as margens dos rios:Fizemos um trabalho de conscientização, inclusive,estamos no proposito de fazer a permuta de embalagens mencionadas,usadas por kilo de alimento:PREOCUPAÇÃO:Na revista Veja datada de 05/03/2008 tem uma materia sobre Ambiente"Oceano de Plastico" diz que:Uma das principais ameaças vem de peças quase invisiveis, os chamados pellets, bolinhas com meio centimetro de diâmetro, que chegam aos oceanos como lixo industrial e por maio do descarte de navios que usam para limpar seus tanques e porões. AÍ DÁ UM DESÂNIMO ! Obrigado.........
11/12/2009 murilo jose da silva - itajai - sc- diz:tenho 1 pacote simples da sky, e fiz a doação do meus zigs pelo plantio de 1 arvore,e sempre que acumular mais voltarei a fazer tal doação, abraços e um bom dia todos.
11/12/2009 murilo jose da silva - itajai - sc- diz:Que poderia sera produzido na forma em BIODEGRADÁVEL, para começar pelas embalagens. Bem como o assunto está na moda é o efeito estufa, aquecimento global, a preocupação é do mundo inteiro, principalmente quanto ao degelo das capotas polares, e o possivel aumento do nivel do mar, ora existem milhares de crateras e desertos espalhados por este mundo afora, as crateras principalmente produzidas pela ação das mãos do homens na exploração de minérios., como o nivel do mar vai subir então cada pais tem a obrigação a custo altissimo de bombear areia do fundo do mar e jogar (transportar)para esses buracos deixados pelo homens, e a agua do mar tambem poderia ser jogada, por exemplo, o mar morto a anos está baixando o seu nivel, jogar agua ali só iria ter mais beneficios a região, e o mar de aral (aonde fica mesmo., na russia?) ouvi falar que tal mar está seco, para estes locais poderiam bombear agua,e tem ainda os desertos, seria uma gota no oceano, mas acho que já ajudaria um pouquinho., ou estou sonhando, um abraços aos internautas, estou completando 60 anos e realmente estou preocupado com o futuro do planeta do qual a minha neta terá que enfrentar, e assim como milhões de novas gerações que há de vir por ai, acho ainda que deveriam a tudo custo controlar o nascimento de mais gente neste mundo, já tem gente demais.
10/12/2009 Mauricio Machado - Curitiba - Paraná- diz:Este baner da Petrobras está condizente com a ideologia do site?
08/12/2009 Alessandra Sofia - são paulo - sp- diz:TEMOS QUE FACILITAR E RAPIDO O PROCEDIMENTO DE RECICLAGEM NESSE PAIS!! SABEMOS DA REALIDADE DESSE PAIS, COMO É A EDUCAÇÃO, ENQUANTO O PROCEDIMENTO DE RECICLAGEM DO LIXO CONTINUAR DEPENDENDO DAS PESSOAS IREM LEVAR O LIXO ATE AS COOPERATIVAS NÃO VAI DAR CERTO!!! TEMOS QUE TER MAIS SERVIÇOS PARA BUSCAREM O LIXO RECICLAVEL NAS CASAS DAS PESSOAS COMO É FEITO JÁ EM MUITOS OUTROS PAISES!!!
07/12/2009 Ana Cláudia Faccin - Guarulhos - SP- diz:Além de todas as atitudes gigantes e imediatas que os países estão prester a decidir, imagino que o primordial seria trabalhar de uma maneira mais focada na divulgação dos problemas ambientais para as populações. Milhares e milhares de habitantes ainda não acreditam que estamos realmente destruindo o planeta, assim como não acreditam que os nossos recursos um dia poderão se esgotar, e justamente por isso continuam desperdiçando sem dó os nossos bens, continuam poluindo de boa a nossa casa. Como isso é uma questão de educação e conscientização, eles também poderiam decidir algo do tipo!
04/12/2009 Thiago Martins - São Paulo - SP- diz:No meu Twitter já posto algumas coisas interessantes sobre como você reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa por conta própria! http://twitter.com/ThiagoCMC
04/12/2009 Thiago Martins - São Paulo - SP- diz:Não podemos esperar que os governos façam alguma coisa... Não podemos ficar de braços cruzados olhando a nossa Terra derreter! Cada um PRECISA fazer a sua parte HOJE! A minha pegada de carbono já é praticamente ZERO! Estou a disposição para ajudar a qualquer um que queria diminuir as suas emissões pessoais e/ou empresariais!
03/12/2009 Maria Antonia Barros Freire Silva - Maringá - Paraná- diz:Se a comunidade científica chegou evidentemente após vários estudos e avaliações conjecturais chegou ao entendimento da necessidade de mudanças referente ao refreamento das emissões de gases provocadores do aumento da temperatura no planeta, não será as decisões políticas, ou idealistas que deverão prevalecer, e sim o consenso científico.
02/12/2009 Adriane Santos - Cametá - Pará- diz:Adriane Santos - Cametá - Pará- diz:Estão faltando medidas imediatas para este problema. As mudanças climáticas já estão aí e não devemos ( nem podemos) ficar perdendo tempo com muitas discussões. A ciência e a criatividade já mostraram que existem muitas soluções. Mas o planeta não deve ficar só dependendo dos governantes, cada um deve fazer a sua parte.
02/12/2009 Venceslau Mira - Tupi Paulista - São Paulo- diz:Chega de bla bla bla,e vamos logo ao q interessa a todos os humanos!!PRESERVAÇÃO A TODO CUSTO..CUSTE O Q CUSTAR,DOE A QUEM DOER.JADEMOROU!!!Se ficarmos so na conversa,sera q ñ vai ser tarde!!!.AprovaR OQ SE Ñ TEM +NADA Q PRESERVAR??!!Po favor ouçam minha musica..falo de preservação do meio ambiente,rios poluidos..www.myspace.com/venceslaumira www.myspace.com/venceslaumira2 VALEU..abração
01/12/2009 Tanize - Betim - MG- diz:Que países como os Estados Unidos sejam pressionados a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.
25/11/2009 jessica de jesus - sarandi - paraná- diz:Espero que o governador lula de um alerta para todas as pessoas a melhorar nosso pais e até mesmo o mundo...
25/11/2009 Jose Benedito - Osasco - São Paulo- diz:Um fator negativo do COP-15 é a ausência de inúmeros representantes de outros países. O Brasil com a sua representatividade deveria apresentar para o Mundo as suas soluções para os mais diversos problemas ambientais existentes em nosso país.
24/11/2009 Liane Dornelles Cafruni - Curitiba - Paraná- diz:APROVEITO PARA FAZER UM ALERTA: HÁ ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS JÁ COM MUITA CORRUPÇÃO E FALTA DE INTENÇÕES DE REALMENTE AJUDAR. EXEMPLO: UMA ÉPOCA EU MANDAVA MUITAS IDEIAS PARA O GREENPEACE E NEM SEQUER RECEBIA RESPOSTA. TUDO O QUE ELES QUERIAM ERAM "DOAÇÕES". (SABE-SE LÁ PARA ONDE VÃO ESSAS DOAÇÕES).
24/11/2009 Liane Dornelles Cafruni - Curitiba - Paraná- diz:Tenho várias ideias (se quiserem saber, eu mando). Mas uma delas, SE SOUBERMOS MOBILIZAR AS PESSOAS, é boicotar vigorosa, eficiente e IMPLACAVELMENTE os governos e empresas que querem boicotar os planos de solução dos problemas mundiais. Ex.: deixar de comprar automóveis, ventiladores, ar condicionado, mulheres deixarem de parir (greve de sexo) etc. Morrer de calor, ficar sem sexo, andar a pé, de bicicleta, de trem, do jeito que for. Sei que é "viajante" e muito difícil, mas se tentarmos com força e competência, quem sabe... INSISTO: O TRABALHO DE MOBILIZAÇÃO DEVE SER VIGOROSO, EFICIENTE E IMPLACÁVEL, INCLUSIVE NO BOCA-A-BOCA, PRINCIPALMENTE COM PESSOAS QUE PRECISAM SER CONSCIENTIZADAS. Abraços Liane
24/11/2009 luiz guimarães - ribeirao preto - sao paulo- diz:deveremos usar da sabedoria, para que as decisões a serem tomadas no cop 15 venham a contribuir para a preservação da humanidade e respeito a mãe natureza
23/11/2009 marcos fernandes gaspar - Rio Claro - SP- diz:O Brasil parece estar levando um pacote de medidas de ações voluntarias, ou seja, indices que se pretendem ser alcançados pelo Brasil e o que deve ser proposto aos outros paises. No meu entender o ideal seriam propostas de objetivos e metas determinadas com controles verificatórios, medidas de sanções aos paises que não cumprirem estas metas que devem ser de resonsabilidade de todos os paises e seus governos. Propor uma reforma tributária internacional verde dando incentivos fiscais para produtos verdes, aqueles que não agridem ao meio ambiente, que não geram passivos em seu processo produtivo e sobre taxando na forma contraria, forçando assim uma possibilidade maior de consumo sustentavel e desestimulando a produção e venda de produtos nocivos ao planeta. Por exemplo, sobre taxar lampadas incandescentes e diminuir extremamente os impostos para lampadas economicas, tal medida forçaria a que todos tivessem acesso, poder de compra em todas as classes para trocar a iluminção de seus estabelecimentos. Gastando menos energia e contribuindo para um planeta melhor.
21/11/2009 Icaro Junior - Dores de Campos - Minas Gerais- diz:Na minha concepção deverá criar leis rigorosas para cada país e esses países cobrarem dos cidadãos e das empresas principalmente às que liberam mais CO2 na atmosfera para que tomem medidas significativas para que ocorra a redução dessas substâncias
19/11/2009 vinicius rojas - sao bernardo do campo - são paulo- diz:eu acho muito bom isso mais nao devia ser so 15 paises deveria chamar o lider de cada pis do mundo e assim teriamos menos poluissao no planeta ou pelo menos todos os pises do mundo asseitar as ideias e assim seria mais seguro por essemplo por mais energias eolicas diminuir os lichoes e colar mais sentros de reciclagem pelo mundo ate os mais vastos e tambem jeraria mais empregos pelo mundo mas tambem temos a opsao de plantar mais arvores fazendo mais prassas e diminuindo o desmatamendo essas sao minhas ideias e eu so tenho 11 anos acho melhor voces espalhar mais ideias as crianssas para o nosso futuro
17/11/2009 Mr. Malibu - Planeta Terra - Mau estado- diz:Minha sugestão é no sentido que o homem pare de ser hipócrita... Parem com essa palhaçada de ser pseudo-ecologicamente-correto... Nessa matéria mesmo, apresentam uma casa "em harmonia com a natureza"... ali era para existir restinga e não uma casa... Bando de burgueses consumistas... isso sim q vcs são...
16/11/2009 Damaris da R. Reis - Jacareí/SP - SP- diz:-Os governos incentivem a produção de equipamentos eficientes em termmos de gasto de energia. -Proibição de qualquer tipo de queimadas no campo. -Controlar rigorosamente o grau de pureza dos combustíveis. -Incentivar pesquisas para a eleboração de substitutos do CFC. -Campanhas para conscientização da população para os riscos da poluição.
16/11/2009 Marcio Donizeti Piai - São Caetano do Sul - SP- diz:Poesia: O AQUECIMENTO GLOBAL O que estamos fazendo com você mãe terra? O teu manto está coberto de carbono. Do carbono das profundezas, adormecido de outras eras Que vem agora despertando de um longo sono. As geleiras de teus cumes estão em pranto. Teus iceberg’s derramam lágrimas nos mares. Tuas florestas estão perdendo o encanto. Estamos cobrindo de fumaça os teus ares. Agora queremos ocupar teus solos férteis Para que possamos queimar os seus frutos. Queremos queimá-los como bio-combutíveis Para atenderem nossos anseios brutos. Como matarás a sede de teus filhos Se teus rios estão secando? Como nos dará o arroz, o trigo, o milho Se teus solos estão se areando? Mãe, não precisamos de mais energia, Não precisamos de mais calçor, Não precisamos mais ser uma forte economia, Mãe, só precisamos, por ti, ter mais amor.
14/11/2009 Narli Porto - Campina Grande - Paraiba- diz:Na realidade não há muito o que fazer, pois tudo o que está acontecendo é biblico. a Biblia fala claramente dos sinais que ocorreriam quando estivesse próxima a volta de Jesus. Portanto, por mais que o homem procure solução para o problema que ele com sua ganancia de enriquecimento provocou, não irá encontrar nenhuma solução. O nosso consolo é buscar a Deus e nos esforçar para irmos morar com Ele na eternidade.
13/11/2009 Marcela Antonieta Souza da Silva - Brasilia - DF- diz:O futuro está proximo e as solusões são defender o meio ambiente ele é essencial para nós e pelas pesquisas não encontraram nem um planeta igual e as soluções podem ser complicadas por isso sugiro que cada um tenha idéias e procure se informar a cada idéia temos mais opções para um futuro melhor e o planeta presisa de ajuda e coisas como energias limpas,aquecedor solar e outras coisas são complicadas mesmo de se ter mais economisar água,luz e combustivel é um bom começo
12/11/2009 Adriane Santos - Cametá - Pará- diz:Acho que se pode ajudar o planeta com soluções eficientes e não somente com medidas paliativas. É necessario que estas ideias sejam colocadas em pratica imediatamente. Eu acredito que todos nós temos um papel fundamental nesta quetão.
12/11/2009 Marcela Antonieta Souza da Silva - Brasília - DF- diz:eu acho que se devia tomar cuidado com o que faz,usar formas sustentaveis de energia,ter aquecedor solar ou se não puder nada disso participar da hora do planeta é importante cuidar da terra.Mais tem que falar e fazer.
09/11/2009 Terezinha Silva - Rio de Janeiro - RJ- diz:Acredito que o todas as discussões sobre mudanças climáticas são viáveis, mas a nossa mudança de postura e de atitude é a ferramenta para o êxito e sucesso da Conferência e das mudanças climáticas. Nós somos có-responsáveis.
09/11/2009 Marcus Vinícius Simioni - Porto Alegre - RS- diz:Minha proposta é criar um FUNDO de investimentos internacional que financie, não os governos dos países em desenvolvimento, mas as empresas que tenham projetos sustentáveis.
06/11/2009 neto - maceió - alagoas- diz:Os habitantes do planeta terra ñ se responsabilizaram pelos seus atos e hoje é q estão sentindo na pele o q o planeta já sentiu por todo esse tempo.Se as pessoas tivessem poluido menos durante todo esse tempo o mundo ñ sofreria isso tão rápido!!!!!!!!
03/11/2009 Juarez Bezerra Regis de Souza - Belém - Pará- diz:Penso que é chegado a hora das multinacionais, tais como Coca-Cola, Pepsi-Cola, Unilever, Nestlé,e as empresas de distibuição de petróleo, dentre outras, serem convocadas a repassar para alguns Ministérios, e Secretarias,tipo meio ambiente e educação, pelo menos um percentual, abaixo de 0,5% de sua receita líquida anual, cujos valores seriam alocados em programas nos países onde essas empresas globais atuam. Sobre isso, tenho uma proposta mais bem elaborada. Economista Juarez B. Regis Para saber mais sobre mim, acessem: www.istoeamazonia.com.br/colunistas/juarez
31/10/2009 francisco alves de freitas - estado de são paulo - são paulo- diz:minha sugestão:Aos que não tem o ''equip. de reducão do valor da menor contadeagua''todos temos uma menor contadeagua;veja as ultimas 6 divida os m3 da menor por 30 dias,a 0:00'hs some o resultado ao numero registrado no hidrômetro,quando completar feche o hidrômetro ;repita todos os dias este procedimento fara com que sua menor contadeagua seja a maior para sempre. www.fafcontadeagua.com.br
28/10/2009 Michelle Stuy Rosada - Várzea Grande - Mato Grosso- diz:São inúmeras as sugestões que podem aparecer nesse fórum, e são de pequenas ações simples, porém que funcionam que poderemos ajudar o meio ambiente. Lá vai a minha então: Toda área habitacional ou comercial, pode ter uma área permeável, e as calçadas devem ser ecológicas, assim haverá mais infiltração da água das chuvas, abastecendo o lençol freático, haverá diminuição da temperatura já que áreas impermeáveis refletem o calor, e também com as calçadas ecológicas as raízes das árvores tem espaço para crescer e não quebram as calçadas, a presença de árvores torna o ambiente mais fresco. Essas pequenas atitudes fariam uma diferença gigantesca em minha região por exemplo, que é uma das mais quentes do país.
22/10/2009 André Pereria Lopes de Oliveira - Teresina - Piauí- diz:Eu estive ajudando uma amiga em um trabalho sobre Responsabilidade Ambiental e visitei algumas fábricas de sacolas plásticas de minha cidade e conversei com os proprietários. O que me surpreendeu é que esse tipo de fábrica não é de forma alguma poluente ao meio ambiente. Inclusive todas as sobras do material plástico são plenamente recicláveis. Ao conversar com os proprietários sobre o que eles achavam sobre a campanha contra sacolas plásticas eles, me disseram que as sacolas plásticas são plenamente recicláveis, e que o adequado seria conscientizar a população a respeito desse meio de reaproveitamento a exemplo das garrafas PET e latas de refrigerante que são em sua maioria reaproveitadas pelas fábricas em sistemas de cooperativa. Inclusive, me chamou a atenção um dos empresários que incentivou a criação de uma cooperastiva onde ele compra plástico descartado nas ruas, como método de ajudar socialmente os catadores de lixo. Não seria essa uma alternativa sustentável para as sacolas plásticas que tantos problemas causam às nossas cidades?
21/10/2009 Nádia - Sarandi - Paraná- diz:Nádia - Sarandi - Paraná- diz:Na cidade onde eu moro está acontecendo um grande problema com o lixo produzido; mal tem espaço para colocar os resíduos e o prefeito da cidade autorizou a vinda do lixo de Maringá para Sarandi-PR; e com essa atitude pode prejudicar o lençol freático da cidade, e essa é a única fonte de água da cidade. Obrigado!
21/10/2009 Fernando Henrique da Silva - Sarandi - Paraná- diz:Aqui em Sarandi, Paraná um fator está preoculpando a sociedade,este é referente à toneladas de lixo que estão destinadas a vir para nosso municipio. Levando em concideração que a fonte de nossa água são lençóis freáticose e que o lixo coletado em nossa cidade é destinado à um aterro sanitario,infelizmente chegamos a um empasse onde o homen deve optar pela água "fonte de vida" ou simplesmente no seu lucro financeiro .
21/10/2009 ellen fabiana - sarandi - paraná- diz:Sou residente de SARANDI e pretendo que o lixo de MARINGÁ não venha para a nossa cidade porque não queremos que sarandi vire um lixão,com isso prejudicara nossa água,o nosso meio ambiente e tudo que temos de bom em nossa cidade espero que possamos empedir a vinda do lixo para a nossa cidade
21/10/2009 jefferson - sarandi - paraná- diz:sarandi já é um lixo! e o prefeito de maringá foi esperto e vai transformar sarandi em um tremendo lichão.
21/10/2009 Rogério Garcia - Sarandi - Paraná - Sarandi - Paraná- diz:Rogério Garcia - Sarandi - Paraná - Sarandi - Paraná- diz:Um outro grave problema a ser discutido é o encaminhamento do lixo. Querendo ou não, os aterros sanitários são algo do passado, que não convém aos cuidados ambientais propostos. Tem de haver outra solução, muitas cidades estão se tornando apenas "depósitos de lixo" das cidades maiores.
21/10/2009 Caique dos Santos - Sarandi - Parana- diz:Na nossa cidade esta acontecendo uma coisa muito seria sobre a vinda do lixo de maringa para sarandi essa merda tem q ser impedida pois em nossa cidade e ao seu redor á muitas nacentes e como a residuos que saem do lixo pode ocorrer contaminação das minas, e nossa agua vem dos possos artesianos, são puras com as 300 toneladas de lixo q maringa esta querendo enviar para cá vai fazer com q nossa agua seja poluida, ate as 30 toneladas q a nossa cidade produs esta inregular imagina 10 vezes isso vai ser um desastre ambiental, ao meu ver esse povo maringaence é tudo um bando de invejoso pois a agua deles ja está comtaminada q querem acabar com a nossa a agua de maringa é a unica q tem gosto de esgoto bando de porco o rio deles no caso o pirapó num serve mais para nda de tanta poluição eles ñ souberam cuidar doque é deles agora querem acabar com nos bando de corno meu maringa tinha q ser detonada em bala hehe zuera mais este prefeito q assumiu sarandi este ano parace q ñ existe vei ele só manda o vici parecer em qualquer entrevista na tv ou em radios em fim sarandi ñ é lixão meu tem q mete o pau em maringa só pq eles são uma metropole eles tem que pensar q sarandi é seus escravos meu essa empresa é uma fdp só pensa em dinheiro e n ve os prejuisos q vão ocorer fim
21/10/2009 jessica - sarandi - paraná- diz:Se soubermos separar o lixo no nosso mundo inteiro. Acabaremos ajudando o nossa sociedade a ser muito melhor...
21/10/2009 Raquel Lima de Almeida - Sarandi-Paraná - Paraná- diz:Sou de Sarandi e gostaria de pedir apoio a vocês em relação ao lixo de Maringá-Pr. Estão querendo mandar 300 toneladas de lixo da cidade de Maringá para a cidade de Sarandi; acho que deveria haver um melhor estudo sobre isso, porque com tantas toneladas de lixo na cidade de Sarandi pode prejudicar o lençol freático, sendo esse o único meio de água potável na cidade.
21/10/2009 guilherme - Sarandi - Parana- diz:O lixo de maringa vai talvez vir para sarandi nos da colegio estadual do jardim panorama e o colegio independencia fomos fazer um protesto para o lixo nao vir para Sarandi conseguimos que o prefeito Miltom Martine asinase um documento para o lixo nao vir mas eles podem entrar com uma açao judicial. o IAPE nao fiscalizou o aterro para a vinda do lixo,Sarandi produz 40 toneladas de lixo por dia Maringa produz 300 toneladas mas o IAPE liberou 500 toneladas de lixo para vir para sarandi agora imagine se Sarandi ja tem problema com 40 toneladas imagine 500 vinos todos os dias para Sarandi.
20/10/2009 washington almeida - cuiaba - mato grosso- diz:SÓ EXISTE UMA SAIDA, PARAR A DESTRUIÇAO DA NATUREZA E RECUPERAR ONDE FOR NECESSARIO. E SE PARA ISSO TIVERMOS DE PARA POR ALGUNS ANOS, QUE SEJA. OU ALGUEM CONHECE UMA FORMULA MAGICA PARA FAZER COM QUE A ARVORES CRESCAM DE 1 ANO PRA O OUTRO? A ACIDEZ DOS MARES SEJA CORRIGIDA DA NOITE PARA O DIA? ISSO LEVA TEMPO. É QUESTAO DE ESCOLHA SE QUEREMOS VIVER ETERNAMENTE OU MORRER ETERNAMENTE.
14/10/2009 Allan - Sarandi - Paraná- diz:A concientização da população com um todo através dos veiculos de midia é um fato indispensável para melhoria da qualidade de vida social e econômica. Defendo a ideia do uso sustentável e consiente da natureza como forma até mesmo da preservação dos ecossistemas que constituem nosso planeta.
14/10/2009 Jadi Helena Iaguela - Sarandi - Paraná- diz:Seria interessante se no programa de ensino fossem colocadas aulas obrigatorias sobre meio ambiente, nas aulas o professores iriam falar sobre o aquecimento global, fazer estudos de impacto ambiental e até plantar arvores e fazer hortas. Isso com o intuito de ensinar as crianças sobre a importancia da preservação do planeta.
14/10/2009 ellenfabiana - sarandi - parana- diz:ellenfabiana - sarandi - parana- diz:o meio ambiente e muito bom
14/10/2009 Rogério Garcia - Sarandi - Paraná- diz:Creio que uma medida para a conscientização das massas seja o maior apelo na mídia, como em telenovelas, jornais e afins. A cada dia essa mensagem é repassada por esses meios, mesmo assim ainda não é o suficiente para a mudança de hábito. A população mundial é muito "apegada" a isso, então creio que fazerá a diferença.
13/10/2009 Vladimir Oliveira Guimarães - Recife - Pernambuco- diz:Muito boa os esclarecimentos do Dr. Tasso Azevedo relacionados ,á COP15 publicados nas últimas duas edições da Veja. Como Eng° Agrônomo, Fiscal Federal Agropecuário do MAPA e Coordenador da Comissão da Produção Orgânica no Estado de Pernambuco, gostaria de saber o endereço eletrônico do Dr Tasso Azevedo, pois gostaria de fazer alguns considerações relacionadas á agroecologia e suas consequençias positivas á sustentabilidade e ao clima de nosso planeta de uma forma geral, aguardamos o retorno. Atenciosamente Vladimir Guimarães Fiscal Federal Agropecuário-MAPA
12/10/2009 Regina Bastos - Porto Alegre - RS- diz:Gostei mto e compactuo com opinião de Denise e diria mais,acho que até em todos os filmes americanos deveriam,de alguma forma mostrar,familias separando seu lixo e/ou a dona de casa economisando agua,etc.Em novelas brasileiras também!!,pra que essa nova educaçao ficasse no inconciente coletivo do brasileiro;se aprendemos tantos habitos ruíns,aprenderiamos,sem se dar conta,os bons!No site do greenpeace.com.br comentam que Lula ainda ñ confirmou presença em Copenhagen e tem tbem uma petição para que voces assinem,(eu ja assinei)para exigirmos,pressionarmos que Lula vá ao encontro e que faça mais por nosso futuro.
11/10/2009 roberval vieira de freitas - Itacoatiara - Amazonas- diz:Como brasileiro da maior floresta Tropical do Planeta tenho dever de zelar pelo que o nosso. O que faço desde minha infância de menino beira rio. Como cidadão e jornalista, protanto formador de opínião,também me preocupa a sobrevivência dos meus bisnetos. Mas não vejo ninguém - ninguém mesmo,preocupado em mudar de vida. Muito pelo contrário. Que a conferência, o Forum,possa trazer alguma novidade. So digo uma coisa; o homem tem que sobreviver. Nem que seja para apagar a Luz. roberval vieira.
09/10/2009 Ed Santos - São Paulo - São Pauloi- diz:Entendo como fundamental que o COP estabeleça critérios rigorosos para a proteção aos mananciais. A vida depende de água, e a preocupação com este bem não pode estar em segundo plano.
08/10/2009 Denise de Figueiredo Pires Padial - Ibiúna - SP- diz:Se a aventura humana está apenas começando-parafrazeando Carl Seagan- penso que esse inicio de conciência global da destruição do Planeta Terra é urgente,criar um mecanismo tipo rede de contato que funcione acionando as leis e conferindo se está sendo aplicada e respeitada, pode inclusive ser no estilo ciber ativista do Gren Pece, porem como rede de contato, seriamos milhares denunciando, protocolando, fotografando, filmando, e acompanhando os resultados, e claro todos ativistas empenhados na realização e funcionamento das atuações necessárias em todos os casos, conjuntamente uma campanha publicitária global de todo conhecimento acumulado da destruição, mostrando incessantemente como se mostra várias outras tragédias, com imagens e informações veiculadas por todas emissoras mundiais. Reeducação ambiental, nas escolas, todas as mídias,... pois o cidadão do mundo não sabe e as vezes nem acredita, e os que creem não conseguem fazer a sua parte, e os poucos que fazem não veem as leis serem cumpridas, e nessa guerra se faz necessário União de Todos os povos que desejam viver e deixar um Planeta Vivo aos coerdeiros, "Ao menos para salvar o Planeta temos que nós unir nas Diferenças ", pois somos moradores do mesmo Planeta no Universo, essa poderia ser a frase de chamada. Despertar o amor pelo Planeta Terra. E decretar uma lei Planetária, aonde desde as pequenas coisas até as enormes parassem já de ser realizadas e utilizada, e uma maneira bacana seria boicotando produtos das empresas poluidoras, não consumindo produtos sujos...além de multas ambientais sociais ou uma denuncia formalizada e colocada num site em todos os idiomas aos Poluidores ao menos...mesmo que não cumpram, seriam cadastrados nos sites ciber ativistas como os que destroem o Planeta, enfim tudo já foi dito e falado pelos Ecologistas e Cientistas, continuar adiando, esperando o pior pois alguns dependem disso ou daquilo, é ganancia ignorante. O futuro pode ser doloroso para todos.vamos criar a Rede de Dencia Ambiental Social Mundial. Um abraço a todos, Paz e Amor!
08/10/2009 CANTALICIO DA SILVA JUNIOR - florianópolis - sc- diz:Dinamarca, uma vergonha O mar se tinge de vermelho, entretanto não é devido aos efeitos climáticos da natureza. Se deve a crueldade com que os seres humanos (ser civilizado) matam centenas dos famosos e inteligentíssimos. Golfinhos Calderon. Isso acontece ano após ano na Ilha Feroe na Dinamarca. Deste massacre participam principalmente jovens Por que? Para demonstrar que estes mesmo jovens já chegaram a uma idade adulta, estão maduros Em tal celebração, nada falta para a diversão TODOS PARTICIPAM DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, matando ou vendo a crueldade “apoiando-a como espectador”. Cabe mencionar que o golfinho calderon, como quase todas as outras espécies de golfinhos, se aproxima do homem unicamente para interagir e brincar em gesto de pura amizade. Eles não morrem instantaneamente, são cortados uma ou duas vezes com ganchos grossos. Nesse momento os golfinhos produzem um som estridente bem parecido ao choro de um recém-nascido. Mas sofre e não há compaixão até que este dócil ser se sangre lentamente e sofra com feridas enormes até perder a consciência e morrer no seu próprio sangue. Finalmente estes heróis da ilha, agora são adultos racionais e direitos, já demonstraram sua maturidade.
08/10/2009 FABIO PETRONILO DE OLIVEIRA - Manari-PE - Pernembuco- diz:Só para constar, acho super legal a iniciativa do manual, mas precisava ser impresso? Quantas árvores morreram para esse Manual da etiqueta 2.0 chegasse até nós? Seria bem melhor que fosse realizada uma estratégia de marketing pela internet e que o referido manual fosse disponibilizado via download.
08/10/2009 Livia - São Paulo - São Paulo- diz:O que deveria ser debatido e levado a cada país é a Educação Ambiental como matéria obrigatória em todas as séries escolares. Que as escolas formassem cidadãos conscientes de seus deveres em relação ao meio. Planos de aulas participativos. Programas de reciclagem, reuso, respeito, código ambiental, entre outros.
08/10/2009 Carmen Susana Polli - Caseiros - RS- diz:Meu pedido aos nossos representantes é que haja educação, projetos(que saiam do papel)para utilizar energia solar, heólica,adubo orgânico, e acima de tudo reflorestar os manaciais de todo território nacional, para que a água não seja escassa daqui a pouco tempo. Determinar que o cidadão seja responsável pelo su próprio lixo. E QUE EM CADA CIDADE BRASILEIRA tenha usinas de reciclagem, aproveitamento de todo tipo de lixo produzido na sua cidade. Abraço
07/10/2009 alexandro - urai - pr- diz: que todo cidadão do mundo possa ter acesso a um modo de vida sustentável
07/10/2009 monica - Florianopolis - SC- diz:O Brasil certamente nao esta fazendo a sua parte. O governo se vende a multinacionais que desmatam, poluem e ainda financia a doenca do povo que resulta da exploracao de minas e desmatamento,a exemplo de Santa Catarina, cujo novo codigo ambiental eh um retrocesso, so visa aos interesses de empresas que se denominam sustentaveis, mas sao predadoras. No Brasil, a burrocracia e a corrupcao impedem que medidas que protejam o meio ambiente e as populacoes sejam implantadas.Estamos na contramao do real desenvolvimento,onde os seres vivos e seu meio sao protegidos e respeitados.O movimento eh superficial, ainda estao so se preocupando com as sacolas, quando irao acordar?O presidente faz um discurso a favor da natureza, mas eh o primeiro a conceder emprestimos para a destruicao de matas,mananciais e estilos de vida.Tudo por dinheiro.Acorda, Brasil!!!
07/10/2009 Eraldo Nazário - Capivari de Baixo - Santa Catarina- diz:O trágico código ambiental catarinense como um governo pode aprovar um código crimonoso em meio a tantos desastres naturais, estamos cavando o nosso túmulo... http://projeto-reciclar.blogspot.com/
07/10/2009 tuta - acre - minas gerais- diz:fhjkdfhgkhdkfhdkfhkhgdfjkhdfkjghdfhkdhkdfkhdfkhdfhkdfkhgdkfhfghhkdghd
07/10/2009 ezione gonçaalves pires - chapada diamantina - bahia- diz:olá fiquei,muito emocionada ,com a forma que coloca a vida das pessoas que não tem como utilizar um pouco mais de conforto.gostaria que me orientasse como conseguir um geradorou como faz o fogão ,pois,há algum tenpo,troquei os remedios,ante-depressivos,por uma vida simples,no pé da serra,olhar o verde ,com o colorido dos passaros,c seus canticos.é inesplicável....gostaria muito de poder,realizar o progeto. e poder passar a outras pessoas.obrigada
03/10/2009 jackson - maceió - alagoas- diz:podem ser tomadas medidas para acabar de prejudicar o planeta,mas o que fazer com o que ja esta causado na camada de ozonio?
02/10/2009 reginaldo ponciano dos santos - mogi das cruzes - sp- diz:pediria que valorizassem mais a inteligencia do brasileiro , que quando apresenta uma inovação tecnológica encontra mais barreiras que ninguém imagina . o estudo é muito importante , mais no brasil s´so escutam as pessoas que tem um diploma na mão infelizmente é a realidade . comentei com algumas entidades que trabalham na causa ambiental , que gostaria e tenho condições de desenvolver casas populares usando embalagens tetra pack e garrafas pet com aspecto de casas de alvenaria . só faltou me chamarem de louco , se alguem conhecer alguma faculdade para cientista inventor por favor me avisem !!!!!!
01/10/2009 Carolina Ikeda - Uberlândia - MG- diz:Creio que os governos estão fazendo reuniões demais e tomando atitudes de menos. Todos já sabemos o que deve ser feito, então façamos. Nosso prazo está curto e as transformações já começaram!
30/09/2009 Paloma de Cassia Ferreira Borghi - itaquaquecetuba - sao paulo- diz: EU ACREDITO QUE O GOVERNO PODE MUDAR O PAIS FAZENDO TODOS ENTENDER A IMPORTANCIA DE RECICLAR, DE PRESERVAR A NATUREZA. SE TODOS NAO FIZER A NOSSA PARTE É A FUTURA GERAÇÃO QUE SOFRER COM O AQUECIMENTO GLOBAL. EU ACREDITO QUE O MUNDO PODE MUDAR É SÓ TODOS MUDAR ALGUNS HABITOS EM NOSSA ROTINA COTIDIANA.
29/09/2009 Antônio de Pádua Padinha - Franca - SP- diz:Acabei de publicar agora na rede social verde www.redepv.ning.com o seguinte post. Adicionar uma Marina Silva e PV ganham com o crescimento hoje do movimento ecológico e de cidadaniaPublicado por Antônio de Pádua Padinha em 29 setembro 2009 às 11:51 em Marina VERDE Back to Marina VERDE Discussions .Opções administrativas.Editar tópicoEncerrar tópico Adicionar tags Cancelar Remover tópico..Cresce no Brasil o movimento ecológico e de cidadania: aumentam as chances do PV Para comprovar isso, a seguir informações sobre um novo espaço verde na Internet, que pode vir a ser um aliado da nossa luta pelo desenvolvimento sustentável, com Marina Silva. Como ver este tipo de iniciativa dentro da perspectiva de aliança política? Deixo esta pergunta no ar aos nossos verdes de plantão. Confira a informação. www.planetasustentavel.com.br já está recebendo segundo medição oficial cerca de 200 mil internautas interessados em ecologia, de uma maneira geral: até agora foram postadas ali 3,5 mil reportagens, entrevistas, resenhas de livros ou de vídeos, planos de estudo e/ou de aula, pesquisas e mídias interativas, reunidas por este movimento verde. Claro, não tem nada a ver com o PV. O Planeta Sustentável tem 3 anos de vida, conta com apoio de umas 6 empresas parceiras, o objetivo é discutir a sustentabilidade com a pessoa comum do povo, tendo em viusta a criação do futuro. "O futuro se faz agora" é um dos slogans do site, que é o lado trigo, o lado bom da Editora Abril, que como toda empresa grande tem também muito joio ou sempre algum lance podre. Agora, como informa Matthew Shirts, um dos seus redatores de conteúdo, estão lançando um Manual com dicas em 5 setores da luta pela sustentabilidade: água, energia elétrica, cidadania, consumo e reciclagem. É tipo um manual verde prá pessoa economizar os recursos naturais do país (e do planeta) e ajudar a formação de um novo modo de vida com menor impacto à nossa e às futuras gerações, como explica o editorial de lançamento. O manual, o site e o próprio movimento Planeta Sustentável está tendo um apoio fundamental das 36 revistas publicadas pela Abril, algo que considero um dos maiores projetos não-governamentais de conteúdo ecológico. Populariza a idéia do desenvolvimento sustentável, tão importante neste momento do Brasil para a luta do PV, de Marina Silva e de todos nós que vamos à luta prá mudar a realidade de hoje. Só prá aguçar a sua curiosidade, na questão da água, a discussão começa assim: "Quase 20% da população do planeta (mais de 1 bilhão de pessoas) não tem acesso à água potável"...Em suma, um novo espaço, novas idéias e iniciativas da sociedade civil, movimento de cidadania, prá enfrentar o aquecimento global e outros desafios de agora. Vamos nós os Verdes invadirmos mais este espaço, com nossas propostas de sustentabilidade, informações para o povão que se liga nas 36 revistas da Abril, além do site e do manual em papel reciclado (que sai como encarte nas publicações), tem twitter e promoções para estimular a participação de qualquer um que ame a natureza. Lado a lado com o site de apoio governamental Ambiente Brasil, a que já me referi várias vezes aqui na nossa rede verde, é mais um aliado da gente nessa luta para mudar a nossa forma de viver e criar outra. Prá essa revolução temos que unir forças com todos os que buscam a mesma evolução. O que você acha desta união de forças? (AP Padinha, redepv.ning.com)
27/09/2009 MAURO SIGA BEM CAMINHONEIRO - Sao Paulo - Sao Paulo- diz:Todos os Líderes de Governos, Religiões, Empresários, Magnatas, enfim, todos aqueles que se acham inabaláveis, podem conseguir se safar da fome, doença, da crise,etc, mas, da NATUREZA ninguem escapa. E, ela cobra caro!
25/09/2009 claudio - taguatinga sul - distrito federal- diz:é pssivel atraves da sepaeação do h2o(hdrogenio e 2 oxigênio) obtermos energia sem agredir o meio ambiente.
25/09/2009 shuka - s vicente sp - sp- diz:reciclagem cultural, estou divulgando para que haja recepientes, para reciclagem de itens culturais como revistas, jornais, discos dvd,s folhetos educativos etc;nas empresas, orelhões, orgãos publicos, onibus, metro, trens, empresas...etc....
25/09/2009 shuka - s vic ente sp - sp- diz:oi
23/09/2009 francimar rodrigues veras - pacaja - para- diz:essa conferencia tem que acontecer e seus resultados devem ser posto em praticas. pois ja houve uma serie de conferencias, como por exemplo a ECO - 92, ESTOCOLMO 1972 e outras. que muito nao alterou a ação degradadoura do ser humano que provocam alterção negativa a fauna, flora e a sociedade que ainda convive com uma alta desigualdade social. por tanto, fazer os principios de sustentabilidade acontecer é ação de solidariedade tanto com a NATUREZA quanto com a sociedade principalmente com os menos desfavorecis economicamente

84 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
40 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
9 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados