Qual o impacto da candidatura de Marina Silva à presidência?
48 comentários •
18/08/2009

Antes mesmo da confirmação oficial da atual senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como candidata às eleições presidenciais de 2010 pelo Partido Verde, o assunto gerou polêmica e, parece, ainda vai dar o que falar.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ipespe – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, Marina teria de 10% a 27% das intenções de voto, dependendo dos demais candidatos no páreo.

Ainda que as chances de ela chegar, de fato, a ocupar o cargo sejam pequenas – a pesquisa DataFolha do dia 16 de agosto aponta 3% das intenções de voto para a senadora – inevitavelmente, a entrada de Marina na corrida pela sucessão pode obrigar os demais candidatos a inserirem a sustentabilidade em suas agendas de campanha.

Desde a semana passada, os noticiários destacam o nome de Marina Silva e, com ele, a preservação da Amazônia, a possibilidade de o Brasil ter um novo modelo para redução de emissões de carbono e a discussão sobre a diferença entre ambientalismo e desenvolvimento sustentável. Até a controversa MP 458, sancionada por Lula e que abonou a ocupação ilegal de terras na Amazônia, a que Marina foi enfaticamente contra, voltou à tona.

Assuntos como cotas para minorias em universidades e programas de assistência social – apoiados pela senadora – e outros como transgênicos, descriminalização do aborto e pesquisas com células tronco – que não têm o apreço de Marina – serão novamente trazidos para o debate entre os candidatos.

O que você acha da movimentação que foi gerada na política e na mídia por conta da possível participação da ex-ministra do Meio Ambiente na corrida presidencial?  Caso seja confirmada, que tipo de impacto a candidatura de Marina Silva à presidência pode trazer para o Brasil?

21/10/2009 Alexandre Santos - Belém - Pará- diz:A inclusão do tema Sustentabilidade na agenda de todos os candidatos à presidência da República não é um modismo, é um imperativo! A posição mundial quanto a este tema está na pauta mundial e trata-se de uma atitude chave para o desenvolvimento econômico. Quanto à Amazônia, é um problema, sim! Mas não basta uma pessoa para mudar uma realidade. É necessário uma socieadde séria, informada e comprometida com as principais questões ambientais. Força, atitude e conhecimento, sabemos que a Marina tem de sobra. E nós?
06/10/2009 adriana ern - rancho queimado - santa catarina- diz:eu espero que Marina Silva proiba empresas multinacionais destruidores de se instarem no Brasil.
27/09/2009 MAURO SIGA BEM CAMINHONEIRO - Sao Paulo - Sao Paulo- diz:A Senadora Marina logicamente foi uma importante aquisão do Partido Verde. Mas, disputar a cadeira da Presidencia, seria querer voar alto demais. Em meu ponto de vista, nossa nobre Senadora fez muito pouco no Ministerio do Meio Ambiente, principalmente no quesito Amazônia! Poderia ter feito mais!!!
21/09/2009 Márcio JBS - Primavera de Rondônia - Rondônia- diz:Essa é a Mulher.!
21/09/2009 amarildo oliveira dearaujo - natal - rn- diz:o sénario pólitico nacional mudou e mudará, com a presença crecente das intenções de votos, sob a mulher simples mais inteligente do brasil, saio no momento certo o PT ja não e mais o PT de grandes militantes. dependo de... quem, com quem irá compor a base gonvernamental. há outras mulheres que já tomaram essa decisão, e forte e inteligente, Heloisa Helena.Marina Silva defensora da naturesa, inclua no seu discurso, natal na defesa da fauna e da flora. temos varias dunas e algumas delas sendo invadida para contruções de comércios e casas. dunas entre os bairos da cidade da esperança e outros cidade nova, nova cidade,conj. satelite etc. visiti-nós tenho certeza que contribuiremos para que decole sua candidatura. amarildo oliveira, O JESUS DE NATAL.
20/09/2009 Edenir Lousada - contagem - mg- diz:Estou felicíssima com a provável candidatura à Presidência da Senadora Marina Silva. Mas para dar certo temos que eleger, também, pessoas com o mesmo perfil ou linha de pensamento dela. Temos que tirar aquele bando de politiqueiros que tomaram conta de Brasília por tantos anos. Se não eles não deixarão que ela governe. Vamos nos unir para mudar esta realidade.
20/09/2009 reginaldo ponciano dos santos - mogi das cruzes - sp- diz:sempre me preocupei com o destino do lixo , em nosso ambiente . trabalho na area de segurança publica , faço manutenção de eletroeletronicos e tenho experiencias na construção civil . procurei projetos que trabalham na area de preservação do meio ambiente , para apresentar idéias de inovação tecnológica na reciclagem e não fui atendido , fico um pouco decepcionado pois quero colaborar mais não vejo interesse dessas partes . alguém se interessa em me ouvir ?
17/09/2009 Carlos Jaime Dalpaz - Osório - RGS- diz:Olha gente... de discursos sobre o meio ambiente, estamos cheios! Acredito na senadora Marina! Mais do que provocar os adversários a terem uma agenda "ambiental", ela vai VERDADEIRAMENTE, mostrar o valor de uma mulher batalhadora e guerreira. Vamos lá senadora. A Presidência é POSSÍVEL!!! Hoje, mais do que nunca... LUTA CONTINUA!!!
17/09/2009 Bruno Souza - São José do Rio Pardo - São Paulo- diz:Sempre que temos várias pessoas concorrendo a um pleito é interessante, pois, nos possibilita uma democracia plena, mas nao vejo a pré-candidatura de Marina Silva como uma grande peso no aspecto politico para as proximas eleições, não posso negar que ela tem qualidades, que tem bom histórico e uma mulher no governo seria muito interessante, pois a anos estamos acostumado com o jeito dos homens no poder, entretanto vejo que Marina desempenhou um papel fraco no Ministerio de Meio Ambiente, foi pouco combativa, em meu ponto de vista em ALGUNS aspectos em relação ao meio ambiente ela deixou muito a desejar... mas vamos esperar ela lançar as propostas dela quando for uma candidata efetiva para podermos pesar o que será bom.
16/09/2009 Adriane Pereira de Castro - Rio de Janeiro - RJ- diz:Espero mesmo a concretização da candidatura da Senadora Marina Silva à Presidencia da República já que a mesma prima pela sustentabilidade e isso envolve a nossa Floresta Amazônia também, que está deixando de ser o "pulmão do mundo" por interesses de políticos inexcrupulosos. Salve Marina! Vamos tentar mudar a consciência do nosso povo, quem sabe as próximas gerações nasçam respirando melhor!
15/09/2009 lucelia aparecida franco - Chapadao do Céu - goias- diz:Mto bom!excelente! uma mulher,que acredito trazer novas atitudes mais sustentaveis para o brasil!sou do pv!
15/09/2009 Uallas Santiago - Teixeira de Freitas - Bahia- diz:bem como a mesma se impoem a tratar dos interesses do meio ambiente nada mais natural do que a agenda dos politicos mudarem sim, e de modo que o mundo muda bastante por que eles não a final o lixo que eles jogam no chão esta sendo catado? A politica de lixo jogada no chão com diversas atrocidades que se passa esta sendo catado? isso e outras coisas mais são relatadas nos olofordes, nas maiores emissoras de televisão de uma outra forma. apenas espero que a conquista haja e que possam pensar não em politica mais em um mundo melhor a final como existirar a politica sem um mundo.
13/09/2009 Marcelino - Salvador - bahia- diz:Estou muito, mais muito decepcionado com Lula por ter dado apoio a Sarney, e defendido o escândalo das passagens e outras coisas mais.Não vou com a cara da Dilma. Não confio nela.Me lembra Zelia a ex-ministra de Collor. Além disso dizem que foi por causa dela que marina saiu do PT. Gosto de Aécio Neves, porém o no PSDB do ex-FHC não voto mesmo. Portanto por simpatizar bastante com Marina mesmo sabendo que será uma luta de Nemo contra os tuburões, nunca se sabe.
12/09/2009 Fortunatho - Ituiutaba - MG- diz:A senadora Marina Silva como futura candidata a presidente do Brasil vai ser muito bom para todos nós. Em primeiro lugar que está em extinção o político honesto e isto ela parece que tem com sobra. e em segundo lugar estes candidatos ficam nas mesmices, so acusam os erros dos outros e não apresentam projetos e quando apresentam não cumprem. E pelo menos, a senadora vai introduzir um novo tema ao cenário político a Sustentabilidade Ambiental, assunto que não faz parte do discursos anteriores. Apesar de seu índice de aprovação ainda ser baixo, mas quem sabe poderá crscer. Que Deus a ilumine!
11/09/2009 MARCOS LUIZ DE MEDEIROS COSTA - Parnamirim - Rn- diz:Fico feliz em saber que estão criando possibilidades de elegermos o nosso futuro representante nacional. Espero que essa discussão não fique nos diretorios ou apenas nas intenções. Levem essa proposta à opinião pública. O PT já deu o que tinha que dar, agora ta na hora de pedir pra sair. Me decepcionei muito com esse Lula mascarado.Valeu Marina tenha muita garra para enfrentar esses que se dizem dono da verdade e do direito de fazer o quer e entende com o dinheiro público. Nos não precisamos de Pai presidente, mas de presidente que faça essa não cescer com dignidade e respeito no trabalho, na educação, na ética e no desenvolvimento. Boa sorte Um abraço
09/09/2009 denis - curitiba - parana- diz:indiretamente a pre candidata ja mudou o rumo destas eleiçoes colocando em pauta o tema ambiental mesmo que sua canditura seja apenas conceitual ira gewrar uma outra forma de pensamento do ponto de vista dos outros candidatos e populaçao.
05/09/2009 Luis Mário Milan - Ribeirão Preto - SP- diz:Se houver algum impacto será contra o PT. Ela não consegiu deter o desmaramento da Amazônio e agora quer ser presidente? Pouco provável.
02/09/2009 claudia aparecida de santi - são paulo - sp- diz:gostaria muito que marina se candidatasse com presidente, pois assim teriamos em quem votar. ela é uma forte canditada e mudaria muito o rumo da corrida pela presidência. eu que nunca gostei de política, pela safadeza que ela representa, e trabalharia em prol da sua candidatura. o partido verde ganhou muito com essa filiação. acredito muito nos propósito de marina, só é necessário pensar bem em que irá assessorá-la depois de uma possível eleção, porque gente mau carater tem em todos os partidos, inclusive no partido verde.
02/09/2009 Lúcio Bianchi - São Paulo - São Paulo- diz:Penso ser algo significativo. Caso se confirme a candidatura da Marina Silva, teremos finalmente uma opção que não seja da mesmice. Tomara que vinge esta candidatura para que os nossos pré candidatos atuais, repensem às suas propostas de governo.
01/09/2009 Thaís Leão - São Paulo - SP- diz:Os tempos de hoje são outros. A preocupação com o meio ambiente e as próximas gerações é mais do que necessária. Mesmo que a Marina não ganhe, já é válida a iniciativa de um partido Verde. Quem sabe agora é hora de pensar na vida e não no bolso.
01/09/2009 Elias Gleiber - Iporá - GO.- diz:Penso que a responsabilidade de "salvar" o planeta seja de todos. O meu voto pra Marina, caso ela realmente seja candidata à Presidência da República, é porque a sua trajetória de vida é um exemplo a ser seguido. Espero, um dia, que o povo brasileiro, comece a observar os políticos não pelos seus discursos, mas, principalmente, pelos seus atos.
01/09/2009 Márcia - manaus - am- diz:Que é uma esperança, isso é certo. Mas, nós temos que aprender a nos culpar mais, e chamar as responsabilidades pra gente e não depositarmos simplesmente todas as nossas expectativas e esperanças em cima de uma única pessoa.
01/09/2009 Cris - Fpolis - SC- diz:Enfi, uma luz no fim do túnel e aos poucos os brasileiros poderão perceber a diferença entre alguém que cresceu por esforço e busca de atuação dos que simplesmente se valem da condição para tirar proveito. Com ela, poderemos ter ao menos uma disputa mais justa e espero realmente que ela mude o mapa político desse país. Meu voto é declaradamente dela!!!
30/08/2009 Valdeck Ribeiro - São Paulo - São Paulo- diz:Com a candidatura da Marina Silva para Presidência da República nas próximas eleições, o cenário político vai mudar e população perceberá um diferencial no discurso político, principalmente no que se refere ao tema Desenvolvimento Sustentável.
28/08/2009 Cynara Sena - São Paulo - SP- diz:Eu certamente votarei em Marina. Não que eu acredite que ela salvará nosso país, pois isso é obrigação de cada cidadão, que se fará através de conscientização e auto avaliação, mas que ela possa trazer à tona assuntos que nos façam repensar nosso modo de vida e nossa relação com a natureza, que é a obra menos manipulada pelo ser humano e que mais tem as mãos de Deus, assunto este também que deveria ser repensado, já que ninguém sabe se quer quem Ele é...Triste!
26/08/2009 Yuri Sita - São Paulo - SP- diz:Quanta ingenuidade imaginar uma candidata como Marina Silva sem nenhum apelo nacional, conseguirá fazer alguma diferença. Ela fez exatamente oque o Serra queria. Faz o jogo da direita.
25/08/2009 Dulce - São Paulo - SP- diz:Espero que a candidatura da Marina ajude a enfatizar e priorizar na agenda do Governo, a transição para uma economia de baixo carbono.
24/08/2009 Vanessa - São José dos Campos - São Paulo- diz:Pois é, o Lula também falava muito bonito, agora ele só fica quieto e nunca sabe de nada. Ela foi bem espertinha em mudar de partido justo agora que a coisa não esta lá essas coisas para o PT e compania... eu espero que o povo tenha o pé no chão, mas o pé no chão mesmo, porque até agora todo mundo só esta nas nuvens, incluindo nosso presidente, que nunca esta no país.
24/08/2009 renato - são paulo - sp- diz:uma luz nop fim do tunel ! Em meio a um mar de corrupção e interesses de um consumismo desenfreado, degradação moral e ambiental, surge Marina para dar voz a alternativa, uma forma diferente de ver o mundo, a politica e o futuro, estou com Marina
22/08/2009 PAULO CESAR DE PAULA BERG - São Gonçalo - RJ- diz:Isto é uma ocorrencia e fato político certo, quando da candidatura de Lula ,a direita passava para o "povo "desestabilizadoque ia ser caos pior que já estava ,certo, .Quando Collor entrou ele nao tinha a maioria ,como sempre negociou e passou ater , omesmo caso do Lula hoje inclusive oPMBD que era direita hoje e PT estao juntos onde está o caos hoje ,só no Senado e praticado pelos politicos antigos da ARENA certo. Se Marina for presudenta nada vai acontecer , pois vai ter apoio dos EUA Obama e CIA . ok È simples e reduzido ok tchau
21/08/2009 Kenny - Curitiba - Paraná- diz:Movimento Marina Silva Presidente http://www.marinasilvapresidente.org/
21/08/2009 Nelson - Uberaba - Minas Gerais- diz:Se ela realmente não tiver chance de ser a primeira mulher presidente, que seja a primeira VICE-PRESIDENTE (Serra na floresta não, Serra Presidente). Será um orgullho para o povo, ter uma pessoa tão comprometida com o meio ambiente. Tenho certeza que ela ganhará. MARINA JÁ.
20/08/2009 Saul Schmidt Varanda - Rio Claro - São Paulo- diz:Quando li sobre sua candidatura fiquei feliz e surpreso. Realmente novas questões serão trazidas ao debate e esta será sua maior contribuição num cenário político tão pobre como o que vemos hoje. Porém ainda não é um candito à presidência que me desperte grande esperança. A sustentabilidade tão pregada pela senadora deve ser fundamentada na ciência, na tecnologia e na inovação e não vejo em suas idéias conservadoras um desenvolvimento de fato, que possa viabilizar a participação do Brasil como protagonista das futuras econômias de baixo carbono. Enfim, por fazer parte do Senado, ela não escapa à fama daquela ser a casa do conservadorismo e proselitismo brasileiros.
19/08/2009 Matheus Braz - Ilheus - Bahia- diz:Acho muito difícil que ela ganhe em um país onde a maior parte da população inclusive os próprios governante não se preocupam com as consequencias das mudanças climática e do consumo irresponsável , mas farei campanha para e deixarei ela ser ouvida pelo maximo de pessoas possíves, mas se no dia da eleição ela não tiver como ganhar, votarei naquele que tiver chance de ganhar da ministra Dilma que além de já estar corrumpida pelo poder não possue nenhuma qualidade de governante do sec 21, para sustentar a tese de muitos nada mentirosa o Brasil sempre atrasado, quem sabe com Marina no jogo isso não muda! Já começa sua campanha em meio ao que ela diz ser um fato mentiroso.
19/08/2009 Steigle Santos de Oliveira - Mineiros - Goiás- diz:Provocará mais sensibilidade dos brasileiros aos termos "Preservação e Conservação" dos Ambientes naturais, por causa que os politicos em seus discursos e debates vão querer ser ecologicamante corretos.
19/08/2009 Patricia Melix - Vix - ES- diz:Marina Silva é um exemplo de perseverança e integridade. por isso mesmo, terá poucas chances de se eleger. Eu votaria nela, sem dúvida nenhuma. Mas hoje, os interesses de uma minoria se sobrepõe e vai continuar assim, já que a massa, 'o povão', acredita no que essa minoria deseja que eles acreditem... As campanhas difamatórias não demorarão a começar, infelizmente. E corremos o risco de ter uma Dilma Roussef como presidente e comerciante oficial desse país... que, depois disso, não terá muito do que se orgulhar.
19/08/2009 Marcelo Castro de Oliveira - São Paulo - sp- diz:Acho excelente e muito oportuno, afinal vivemos num planeta que esta se deteriorando aos poucos. Porém o povo brasileiro não vê isso e acho que não chegaremos a ter ela como presidente (algo que gostaria muito de ver).
19/08/2009 manoel messias - rio de janeiro - rio de janeiro- diz:Acho que o momento é muito bom para a candidatura dela à presidência, pois o mundo (pessoas comuns que vivem nele)está preocupado com nossa nave mãe. Ela já pode contar com um voto. Hehehehehe.
19/08/2009 gerry barbuda - Salvador - bahia- diz:se isso que esta escrito for o perfil dela, eu nao votaria, governo com desenvolvimento sustentavel é muito bom, mas querer evitar os avanços tecnologicos quado se trata de saude e ate questoes pessoais como ai descrito, acredito que nao valeria a pena...
19/08/2009 beatriz diniz - rio de janeiro - rj- diz:marina silva, presidente sustentável do brasil. o impacto será a conduta ética, a inclusão de meio ambiente em todos os níveis de decisão, uma influência super positiva sobre os brasileiros pois a senadora é uma lutadora, não teve nada de mão beijada e nunca foi sustentada pela política (como o lula é há décadas) e tem uma história de vida da qual podemos nos orgulhar. salve a suavidade de marina silva!
19/08/2009 Mara - Santos - sao paulo- diz:O impacto maior será observado instantâneamente com a oposição dando ênfase ao meio ambiente, sustentabilidade etc etc, e a mídia idem, claro... Creio que com isso o povo tome consciência e mude sua postura em relação ao planeta, e consequentement,fará com que a candidatura dela fique mais sólida. Ótimo!
19/08/2009 Sâmia Fazanaro Meirelles - Angra dois Reis - Rio de Janeiro- diz:Gostaria muito de ver a Senadora como presidente, pois iria mostrar que o povo brasileiro está tomando consciência real do que tem e que pode decidir seu próprio futuro -dando valor ao que ainda nos resta e que não vá tudo por "água abaixo". Mas sinceramente, ainda acho isso muito difícil de acontecer, o povo ainda pensa de maneira muito individual e cai nas armadilhas das promessas de retorno pessoal. Quem sabe posso estar enganada - espero!!!!!!!!!
18/08/2009 Marcelo Campos dos Santos - Salvador - Bahia- diz:Eu tenho o maior apreço pela senadora Marina, ela é uma pessoa correta e que não abre mão de suas convicções.Ela terá muitos votos em virtude do seu posicionamento quanto à questões que dizem respeito a sustentabilidade.
18/08/2009 DILSON BATISTA - São Paulo - São Paulo- diz:Independente de Partido, seja PV, seja PT,pois no Brasil os políticos, em sua maioria nâo necessariamente representam o ideário de seus partidos, acredito que Marina Silva pelo seu carater, história e virtudes, que nenhum dos demais candidatos possuem se comparados a Marina, será seu maior trunfo nesta trajetória.Quanto ao tema sustentabilidade estes meus caros deverá independente de Marina ser discutido, pois já é um tema obrigatório na pauta de todas as esferas da sociedade. Com Marina esta temática deverá ser mais destacada pois estará a frente do debate umas das pessoas mais bem preparadas deste país e do mundo para debater e aprofundar esta discussão, além disto esta seu favor sua trajetória pobre e de luta ao lado de chico mendes , de genero, por ser também uma representantes das mulheres na política, e por ter já exercido relevantes cargos públicos com grande destaque social. Marina seu voto é meu, honre o país com sua candidatura, a vitória é consequência.
18/08/2009 Maryanna - Teresina - PIAUÍ- diz:Levando em conta o desempenho dela enquando ministra, tenho certeza que ela executaria um brilhante trabalho.
18/08/2009 HelaneMaia - Belém - Pará- diz:Passei a conhecer melhor o trabalho de Marina Silva após as ações mais intensas e das investigações quando ela ainda era Ministra do Meio Ambiente. Confesso que fiquei confortável em saber de sua postura parlamentar e ações no ministério. Se depender de meu voto, ela já está no segundo turno. Sua presença nesse páreo provocaria uma tentativa na postura dos concorrentes. Ela é segura e principalmente, tem caráter. Esse seria o maio impacto!
18/08/2009 Fabiano - São Paulo - São Paulo- diz:Muito boa tarde! Sempre aprendi que o bem se faz aos poucos! Assim, não tenha pressa de tomar sua decisão. Deixe que esse espaço entre o convite até o seu sim ao Partido Verde, seja ocupado pela mídia para falar sobre a Senhora, pela excitação que está causando nos políticos e na população, pelas comparações com a candidata do nosso Presidente e Torneiro Mecânico, com a turma do PSDB e por aí vai! Deixe a imprensa falar, especular e prospectar! Depois do seu sim, conte para seus eleitores quem estará junto com a Senhora na sua campanha e no seu palanque! Queremos saber quem fará parte do seu arco-iris nessa caminhada. O Verde estará muito bem representado pela Senhora e pelos políticos do PV. Queremos saber quem serão os pretos, azuis, vermelhos, amarelos e etc! Sua campanha será um grito de Interdenpência ou Morte! Abraços Verdes e boa sorte! Fabiano
18/08/2009 Francisco Jucevandro Paiva da Luz - Capitão Poço - Pará- diz:È bom, é favorável, todos nós brasileiros temos direitos de votat e ser votado e apartit do momento que a Ex-ministra do meio ambiente foi contra as idéias do partido, ela foi exclusa do movimento partidário.E portanto, terá ela que seguir com firmeza com seus planos e metas.

84 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
40 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
9 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados