Você é a favor da proibição dos fumódromos?
40 comentários •
16/02/2009

Há um ano a Casa Civil prometia encaminhar com urgência um projeto de lei ao Congresso que proibia o uso do cigarro em quaisquer locais coletivos fechados – sem exceção para as áreas restritas aos fumantes. Ou seja: estava prestes a ser decretado o fim dos fumódromos. No entanto, o documento não saiu da gaveta (Leia o post: Pelo fim do cigarro em locais fechados).

Desde agosto do ano passado, também tramitam no senado dois projetos de lei antagônicos – um a favor dos fumódromos e o outro contra. A senadora Marina Silva será a relatora que vai dar andamento a esses projetos.

Algumas movimentações mais ágeis têm sido feitas em âmbito estadual: O Rio de Janeiro tentou acabar com os fumódromos, mas uma liminar permitiu o uso do cigarro em áreas restritas. Esta semana, é a vez de São Paulo votar uma lei que proíbe o fumo em locais públicos fechados e abertos! Será que a medida vai emplacar?

O que você pensa sobre a proibição dos fumódromos?

05/01/2010 dudu - rio de janeiro - Rio de janeiro- diz:a indagação é a seguinte:Porque, o lugar reservado aos fumantes sempre é mais alegre que o lugar reservado aos não fumantes? Querem participar do ambiente, obrigando quem esta ali a fumar cigarro de chocolate? Minha sugestão é a seguinte: Abrir bares esclusivos pra fumantes, proibindo não fumantes de passar na porta, objetivando a preservação da saúde dos mesmos!
05/12/2009 Alexandre Akyo Toma - Macapá - Amapá- diz:Há alguns anos, lendo uma matéria jornalística na revista Isto É, teve uma manifestação em um país contra o fumo, porém tinha um ativista que se dizia a favor de quem fuma porque ele defendia o direito daqueles que querem fumar, no entanto, quando os referidos fumantes tiverem para morrer que tirem do bolso deles o valor referente ao tratamento contra danos causados pelas baforadas do cigarro. Isso é o que defende o referido ativista. Concordo com ele em gênero, grau e número.
01/10/2009 Thiago Lourenço de Camargo - Franca - SP- diz:Olha, tenho uma visão um tanto complexa a respeito disso. Mas, primeiramente, quero deixar bem claro que eu fumo, porém, sempre respeitei os não-fumantes. Bem, como o povo mesmo diz, "o buraco é mais embaixo"! Muitos motivos passam pela minha cabeça, indicando o "porque" de ter sido criada essa lei. Mas, creio que um deles seja o mais plausível e relevante diante das "bizarrices" que nos deparamos, aqui no Brasil. Primeiramente, todos sabem que o jeito mais viável de se ter diversão e distração, é assistindo televisão. E isso é exatamente o que o governo quer que façamos, pois, ele adota a política do "Pão e Circo" que, pra quem não sabe, foi criada pelos imperadores romanos na Roma Antiga, com o propósito de distrair e fazer o povo se esquecer dos problemas que o império tinha (Filme: O Gladiador). Com isso e refletindo um pouco mais sobre o assunto, já dá pra perceber que a lei pode ter tudo a ver com a política aqui citada. O governo aproveita que o sensacionalismo é uma é uma arma eficiente contra a conscientização e a formação de opinião do povo, para triplicar o número de ocultos e mal-intencionados acontecimentos que afetam, diretamente, o nosso país e, conseqüentemente, a nós mesmos. Se pararmos pra pensar, é bem verdade que os proletários se deixam levar por essa política, pois, não é fácil pra ninguém, ter que pensar em seus próprios problemas e nos "porquês" do Brasil só mudar pra pior. Bom, caso não tenham entendido ainda, acredito, fielmente, que certas coisas não acontecem por acaso, e o motivo por elas existirem, está diretamente relacionada com interesses do governo, que são de ocultar algo que tenham feito. Se realmente quisessem fazer algo de útil, porque então, não proíbem a venda de bebidas alcoólicas no Brasil, já que o álcool mata mais que o cigarro? Ou, um pouco mais longe (e, talvez, mias perto do que imaginam), por que não incentivam a produção e o consumo de combustíveis alternativos e, abominam a idéia de ter o petróleo como principal fonte de combustível? Bom, não deixarei mais dúvidas quanto às possíveis respostas para estas e outras questões... O governo age de maneira fugaz e sorrateira, com precisão e sem deixar rastros. Tudo o que acontece aqui, em nosso país, é movido de acordo com o interesse do governo. Como fumante, penso que essa lei de proibição dos "fumódromos", até está sendo boa de alguma maneira (até mesmo eu, passei a fumar de 30 cigarros, para 10 cigarros/dia). Mas, tenho certeza que ela não seja um fim (ou resolução de um problema), mas sim, apenas um meio para conceber outros fins. Não sou um "expert" em nada, sou só um cidadão cansado de ficar de braços cruzados e me iludir enquanto outras pessoas lucram às nossas custas. Afinal, "QUEM TEM BOCA, VAIA ROMA!" (do verbo VAIAR).
12/08/2009 Milena Hannud - eufumo - São Paulo - SP- diz:O que mais me incomoda é a manipulação. A lei de Serra não é a que “proibe fumo em ambientes fechados”. É sim a lei que extinguiu fumódromos em empresas e redefiniu o conceito de “ambiente fechado”. Ao proibir o fumo em locais que não prejudicam fumantes, (coisa que não divulgam na campanha da TV), esse ditadorzinho está querendo que os fumantes abandonem o vício ma marra, pressionados pela humilhação e pelo constrangimento. Obs. A lei Federal, esta sim pioneira por proibir fumo em ambientes fechados, foi praticamente anulada em São Paulo pelo decreto do Kassab que isentou casas noturnas e locais com menos de 100m2 da obrigação de proteger não fumantes através de fumódromos.
30/06/2009 Arllequina - BH - MG- diz:Concordo plenamente com o J Castro. Esse povo que arma barraco não percebe que o governo não quer proporcionar melhorias na saúde, e sim tirar a liberdade do cidadão. Querem melhorias na saúde? Pois então proíbam a venda de cigarros. Sei que quem é não-fumante, assim como eu, não deixa de ser afetado pelo cigarro, mas desde que façam a criação de fumódromos, não vejo problema algum. É idiotice acreditar que essa lei faria difereça na nossa saúde. Cabe a cada um o seu bom-senso de fumar ou não. Não ao governo.
09/05/2009 J Castro - Belo Horizonte - MG- diz:Acho muito engraçado... TODOS os não-fumantes aqui são completamente radicais nos comentários, enquanto os fumantes se mostram os mais sensatos. É de completa ignorância esse Fascismo quanto ao hábito de fumar. É um mal hábito? Claro! Todos os fumantes admitem. Porém, senhores, temos plena consciência que o nosso país e 90% das leis que nos são impostas são pura hipocrisia. Como já foi dito abaixo, nenhum governo tem coragem de colocar o dedinho nos fabricantes. Querem atacar o vagabundo, ordinário e viciado povo brasileiro. Será que ninguém aqui é inteligente o suficiente pra perceber o quanto leis como essa são fascistas e tolhedoras do direito de liberdade do cidadão? É claro que ISTO está mais em jogo que a saúde do fumante. E cá entre nós.. A grande maioria dos não-fumantes aqui presentes não dão a mínima para o próximo, para o direito alheio, só enxergam o próprio rabo. Se lhes apertassem onde dói... se lhes tirassem algo precioso, estariam com o rabinho no meio das pernas. A partir de que é legalizada a porcaria do cigarro, devem existir sim, lugares para que se possa consumi-lo. Ou então que proibam de vez ( o que não teriam culhões para fazer ). Essa hipocrisia do governo ( e que é apoiada por ignorâncias do povo ) tem de acabar para que haja liberdade de expressão. O cidadão tem de ter o direito de fazer o que quiser, onde quiser. Se o proprietário do estabelecimento quiser proibir, ótimo! mas o Governo... só marginaliza nossos direitos cada vez mais e criam uma corja de ignorantes que ficam zurrando como burros, até que lhes toque a ferida e eles se revoltem também. Se for pra escrachar de vez, ressuscitem então um "Hitler" da vida, ponham ele no governo do mundo, acabem com o álcool, as drogas, o fumo... Matem sem dó os fabricantes dessas merdas, invadam favelas e degolem os traficantes, Vasculhem a polícia e enforquem em praça pública os policiais corruptos, os governantes desonestos, os coronéis, pedófilos, homossexuais, prostitutas... e acabem com todos os males da sociedade. Hipócritas! Querem tirar a liberdade do povo, onde o que conta é a boa educação e o bom senso seja no caso de ser fumante ou o que quer que seja! E o povinho sem instrução e cultura, os barraqueiros, ainda apóiam sem se dar conta do que está realmente sendo tolhido com tais leis. O CIGARRO É UMA MERDA, mas a maior merda é o fascismo dos governos e os ignorantes que a apóiam.
30/04/2009 Rodrigues - Brasília - Brasília- diz:Lembrem-se que é crime, e se é crime ele será penalizado pelo desrespeito ao ser humano. Tu bem sabes que crime é todo aquele praticado contra outro, ou seja, que cause dano ao outro. Portanto, se um fumante desrespeito seu espaço pela fumaça emitida pelo cigarro que ele pensa ser charme e saudável, aciona a polícia e entra com ação de danos morais, naturais, de saúde, etc. O policial ao não aceitar ou dizer isso ser ultrapassodo ele também pode responder por crime de irresponsabilidade, pois, ele é um agente de segurança e não pode deixar de assegurar a vida. Temos todo direito de ser responsável pela vida e todo aquele que age contra a vida é criminoso. Ponto e a lei não diz o contrário.
30/04/2009 Rodrigues - Brasília - Brasília- diz:Sou afavor da vida, e se fumar prejudica-a, então deveria ser penalizado o cidadão que não respeita o outro por fumar e ele não. Isto é uma agressão e podemos pedir idenização e o agressor ser condenado por ferir a dignidade alheia por seu bel prazer. Digo mas, não aguento esta na natureza para resperar melhor e vem um cidadão medilcre com seu cigaro poluir o ar. Pena severa pare ele, ou será o cidadão que não tem o direito de usufruir da qualidade de vida e natural que temos. Quem aprova o tabagismo é o ilícito, por julgar ser melhor do que aquele que não pratica o tabagismo.
23/04/2009 Jeny Chevarria - Porto Alegre - Rio Grande do sul- diz:Sou completamente contra os fumódromos, as vezes estamos em algum restaurante,q a area dos fumantes inclusive, da acesso para a fumaça invadir o ambiente d qm não é, qm quer fumar q fumem em suas casas.Sem falar q nossas crianças são incentivadas ao verem outros fumando
09/04/2009 Yara - sp - sp- diz:Sim,sou a favor dessa roibição, as pessoas não tem respeito algum com as outras pessoas que não fumam. Pena que mesmo assim, com essa lei, isso ainda não irá funcionar!
31/03/2009 Rodrigo Gobetti - Americana - SP- diz:Muitas vezes sou citado como nao-fumante chato, mas a minha opiniao é: Fumar em local fechado é comparado ao fato de urinar no mesmo local. Pra quem esta urinando (fumando) está ótimo, prazeroso. E o restante dos frequentadores? Imagina urinar na sala de casa? Deve causar um certo desconforto pra quem esta presente e um alívio pra quem o está fazendo, ou nao? Na minha opiniao, nao existe nada mais desagradável do que sentir cheiro de cigarro, no momento em que estou degustando algo.
31/03/2009 Talitha - São Paulo - São Paulo- diz:Alguém disse que cigarros são prejudiciais à saúde assim como refrigerantes, açúcar, entre outras infinidades de besteiras... Fico até triste de comentar uma coisa destas. Quer dizer que agora estão comparando cigarro a açúcar? Onde este mundo vai parar?
26/02/2009 Sergio Willians dos Reis - Santos - SP- diz:Sou a favor da proibição do fumo em locais públicos fechados, principalmente em restaurantes. Não acho que devam proibir totalmente, justamente para não criar mais um elemento corruptivo e de comportamento ilegal. As campanhas educativas devem continuar, mas visando os que ainda não fumam, mas pensam em entrar nessa situação. Não acredito muito nas campanhas voltadas ao público que já fuma. Não dá pra tapar o sol com a peneira. Infelizmente a maioria esmagadora só aprenderá quando for tarde demais.
26/02/2009 Sergio Willians dos Reis - Santos - SP- diz:Sou a favor da proibição do fumo em locais públicos fechados, principalmente em restaurantes. Não acho que devam proibir totalmente, justamente para não criar mais um elemento corruptivo e de comportamento ilegal. As campanhas educativas devem continuar, mas visando os que ainda não fumam, mas pensam em entrar nessa situação. Não acredito muito nas campanhas voltadas ao público que já fuma. Não dá pra tapar o sol com a peneira. Infelizmente a maioria esmagadora só aprenderá quando for tarde demais.
23/02/2009 jorgecarrero - rio de janeiro - RJ- diz:Os governos são hipócritas e atuam com dúbias faces ao cobrarem das empresas de fumo altos impostos( que repassam a totalidade para os consumidores) e gasta rios de dinheiro público( e têm se mostrado infrutíferas todas a sações preventivas) com a saúde pública. Se for adotada ima política restritiva de consumo... teremos um novo esquema de corrupção implantado neste país. No meu entendimento é que deveria ser cobrado daquele cidadão toda a despesa médica da saúde pública e uso de cigarros e afins.
22/02/2009 Renata - Rio de Janeiro - RJ- diz:Penso que assim como o cigarro é prejudicial à saúde, também o são: a poluição visual de publicidades pela cidade, os conservantes e corantes utilizados em 99,9% dos produtos alimentícios, a sobrecarga energética produzida por telefones celulares e antenas de todos os tipos, os refrigerantes vendidos sem qualquer advertência à toda a família, o açúcar nem se fala, o alto ídice de ruídos, os gases liberados por fábricas e veículos, a péssima qualidade da água das cidades... enfim, o que aconteceria se todos fossem proibidos de uma hora para outra? Sou favorável a projetos de educação consciente das pessoas e não tratá-las como incapazes. Sou a favor da Liberdade de escolha das pessoas!
21/02/2009 Marconis Trajano de Jesus - Cachoeiras de Macacu - Rio de Janeiro- diz:Sou a favor que o cigarro seja proibido em lugar coletivo, tendo em vista que hoje há milhares de crianças indefesas ingerindo fumaças das pessoas irresponsáveis que circulam´por aí. Valendo ressaltar que atualmente, com a questão relacionada ao aquecimento global, está havendo muitas doenças respiratórias, motivo pelo devemos nos conscientizar, que o vicio do cigarro é um problema psicologico indiviual, que não cabe a sociedade não fumantes pagar o preço coletivamente, ou seja, os nossos filhos terem que pagar por algo que não cometeram. Marconis T. de Jesus Professor e Conselheiro Tutelar
18/02/2009 Yasmin Ribeiro Molinari Mello - Rio de Janeiro - RJ- diz:Sou a favor de lugares reservados para fumantes e a proibição em lugares fechados.Isso não é persequição ao fumante!É questão de saúde pública!O cigarro, assim como outros fumos prejudicam não só quem os possui mais também quem respirra aquele ar com a fumaça.Se fumantes e não fumantes estão em um local fechado iram os 2 se prejudicar porque a fumaça não sairá do ambiente.Resultado,quem nunca fumou poderá também desenvolver "doenças de fumantes".Sou a favor de outra coisa,programas especias mostrando para as pessoas a importancia de não fumar e os males do cigarro e de outros fumos também,isso tinha que ser feito nas escolas,empresas,comunidades e etc...
17/02/2009 Gerson Gonçalves - São Paulo - São Paulo- diz:Vejam bem, eu sei que serei voto vencido, mais eu sou viceralmente contrário à esta covarde perseguição contra os fumantes; e fico muito a vontade para dizer isto por que não sou fumante há mais de 25 anos, quando esta campanha nojenta não estava na moda e eu deixei o vício. Eu defendo uma ideia mais ousada: por que não usar toda esta enorme e obstinada mobilização para exigir de governos e empresário, que são realmente os únicos que arrecadam bilhões e bilhões em lucros e impostos, o imediato sessar da produção deste veneno que tanto prejudica os viciados e não viciados; será que nos falta a coragem de atacar os verdadeiros resposáveis por esta mazela que nos assola? será que é mais fácil atormentar o pobre do fumante que é quem mantén o abastado sistema de ganhos de fabricantes e governos com seu mísero dinheiro e principalmente com a sua própria saúde e dos não fumantes também.vejam o caso dos viciados em outros tipos de drogas, que são considerados doentes e carentes de apoio e tratamento; não deveriamos tratar da mesma forma os fumantes, e não ve-lo como inimigos a serem eliminados, enquanto os reais resposáveis continuam vivendo em suas mansões e palácios sem serem incomodados de forma alguma? eu acho que enquanto não mudarmos a maneira de ver a situação, continuaremos nesta batalha vã e ficaremos sempre a enxugar este bloco de gelo; e eu pergunto até quando.
17/02/2009 Luís Antonio Pereira - Franca - São Paulo- diz:É complicado discorrer sobrê essas tantas leis tramitantes na esfera do governo federal, pois parece-me ser o local da renascwça da hipocrisia. Os fumantes ditos passivos e que tanto atacam os fumantes ativos, deveriam de organizar patrulhas contra os que fumam e perguntar ao governo federal o quanto ele ganha de impostos sobrê a comercialização de cigarros e correlatos; garanto a todos que por ventura vier a ler este com entàrio que é infinitamente superior ao que ele gasta com saude pública e educação. Fumo um maço de cigarro por dia e sempre procurei fumar ao lado de quem fuma, ou longe de quem não fuma e numca fiz do meu carro uma arma matando pessoas inocentes e muito menos paguei a traficantes para obter um cigarrinho qualquer. Hoje em dia parece-me que quem cheira cocaína, têm uma posição mais elevada e conceituada na sociedade do que de quem fuma. O dia que me proibirem de fumar dentro da minha casa ou do meu carro, pode apostar que a sociedade civil e outras um tanto quanto hipócrita, terão-me como um mega traficante de cigarros. Minha liberdade começa onde termina a de outrs pessoas e vice versa. Se continuar desse modo, chegara uma hora em que jogador de futebol de botão sera sujeito a punição junto ao tribunal de justiça desportiva. O engodo continua, a hipocrissia reina,os parlamentares aumentam-se e o pseudocidadão se engaja em patrulhas idiotas sem ao menos sair da frente da televisão. Se Sérgi Porto, vivo estivesse, ele iria presenciar a personificação do "FEBEAPÁ"
17/02/2009 Deise Goulart - São José do Rio Preto - São Paulo- diz:Eu sou a favor da proibição!!! Quantas e quantas vezes sai com meus amigos para me divertir, descontrair e curtir um lugar bacana, e SEMPRE senta aquele "inconveniente" exatamente do meu lado e começa a fumar como uma chaminé! sem se dar conta de como eu e outras pessoas ficam incomodadas com isso! Acho uma falta de respeito! e já q as pessoas por si só não sabem agir com educação, talvez a proibição ajude de alguma maneira! Ou será que eu que não fumo terei que deixar de frequentar os lugares que gosto?
17/02/2009 Claudio Bucci - São Paulo - S.P.- diz:Sou a favor, pois assim fumarei menos,já que não consigo largar o vício.E como viciado que sou, tenho o dever de respeitar o bem estar de qualquer ambiente, seja la qual for, e tambem zelar pela limpeza pública relativa as bitucas , que nem sempre são jogadas em cinzeiros.
17/02/2009 Luciene - São Paulo - SP- diz:Eu realmente acho que quem não fuma não é obrigado a sentir o cheiro horrível do cigarro e também acho que quem fuma deve ter consciência disso, não vejo porquê eliminar os fumódromos totalmente, talvez afastá-los mais do público não fumante seja mais interessante (mas talvez não seja possível e nem faça sentido). Também sou a favor da total proibição em certos locais públicos, como restaurantes, estacionamentos, bares, parques, etc...Agora, uma coisa é fato: se existe gente disposta a fazer quem fuma "andar na linha" e restringir sua "área de atuação" tem que ter gente disposta para regulamentar outras coisas absurdas que acontecem em público, como por exemplo: cães sem guia passeando soltos com seus donos. Falo isso porque quando você fuma em local proibido, logo vem uns 5 fulanos te avisar do seu desvio... a repreensão à fumantes é muito grande, (eu acho certo) mas eu acho que essa repreensão deve ser direcionadas também a outras coisas... como o exemplo que dei dos cães... PS.: sou fumante e dona de 3 cães.
17/02/2009 Silvia Carneiro - São Paulo - SP- diz:Acho que tem que proibir mesmo, quem quiser fumar, que fume em casa, que polua o seu proprio ambiente, ainda não vi fumante preocupado em não jogar bituca de cigarro na rua, nem em não fumar em lugares publicos para não incomodar quem não fuma, pior ainda quando os lugares estão lotados e alguem esbarra o cigarro no seu corpo e te queima. Cigarro é um grande inconveniente. Tem que taxar +, o imposto do cigarro ainda é muito barato, na Europa é muito maior e proibir nos lugares públicos em respeito a quem não fuma.
17/02/2009 Talitha - São Paulo - São Paulo- diz:Apenas acrescentando: Gerson Gonçalves diz que o governo deveria parar de perseguir os fumantes, encarando-os como se encara os viciados em drogas pesadas. Duas perguntas agora me vêm à cabeça, a primeira: você então acha que devemos tratar uma pessoa que usa uma droga que não prejudica seu comportamento, e uma que usa uma droga que prejudica seu comportamento, igual? E, se assim, creio que a solução é então proibir a venda do cigarro, ou legalizar a da, por exemplo, maconha. E internar os dois casos ou deixar as duas pessoas soltas. Algo aqui está errado. E a segunda pergunta que me faço é: Quem disse que os fumantes são perseguidos? Pegos em flagra no ato de fumar, são presos por algum policial civil que ali passava? Para uma entrevista de emprego, no seu currículo têm de constar que você nunca fumou na vida? O governo, e as pessoas, não perseguem os fumantes. Elas apenas querem que as pessoas que não fumam não se prejudiquem por causa daquelas que se querem destruir. Proibiriam o uso da maconha também, se as pessoas pudessem fumar maconha. Humildemente, pare de criticar o trabalho dos outros que tentam acabar com milhares de fumantes passivos. Grata.
17/02/2009 Magali Lobo Ferreira - São Paulo - SP- diz:Não sou fumante, e num país que se diz democrático, proibir fumódromo..não tem nada a ver, o dono do estabelecimento sim, pode proibir , o que quiser e acho até bacana.... Bares que tem ambientes aberto, também são legais... a qualidade de vida da pessoa que sai a noite melhora muito...e não acho isso tão relevante pra ter liminar, votação e coisa e tal..... deveria ter liminar pra tirar as crianças dos faróis, liminar pra ter mais escolas, liminar pra proibir o aumento abusivo do salário dos parlamentares...
17/02/2009 Marco Antonio Correia da Silva Júnior - São Paulo - São Paulo- diz:O cigarro, infelizmente é uma droga legalizada. Sou a favor não só a proibição dos "fumódrumos", como também da proibição da comercialização do mesmo, que além de viciar, é prejudicial a saúde.
17/02/2009 Renata A S Mancilha - Jacarei - SP- diz:Sou a favor da extinção dos fumódromos. Já passou da hora dos fumantes perceberem que precisam ter consciência com os demais.E fumódromo já está atrapalhando até o lado profissional de algumas pessoas.
17/02/2009 Marco Antonio Correia da Silva Júnior - São Paulo - São Paulo- diz:O cigarro, infelizmente é uma droga legalizada. Sou a favor não só a proibição dos "fumódrumos", como também da proibição da comercialização do mesmo, que além de viciar, é prejudicial a saúde.
17/02/2009 Talitha - São Paulo - São Paulo- diz:Acho um debate desnecessário. Nunca deveria ser permitida uma área para fumantes, será que não podem esperar saírem do local para fumar? O problema está tão grave assim para que, antes, durante ou depois de comer (por exemplo) você precise fumar? É um absurdo. E, muitas vezes, não tem nada que divida. De tal mesa a tal mesa, se pode fumar. É ridículo, é inconsequente, sou uma fumante passiva apenas por andar na rua, (moro na Avenida Paulista, veja você) imagine ter que sentir aquela baforada do meu lado quando vou comer. Sempre sento muito longe, pra me garantir. E certa vez que estava no boliche com meus amigos e, do nosso lado, um cara fumava, e o ar-condicionado estava à favor? Pedi gentilmente que ele apagasse o cigarro, usei como desculpa uma rinite, para não falar que ele era um mal-educado, e mesmo assim ele o fez de cara feia, me perguntando se eu sabia que lá era permitido fumar. Não, não sabia. Se soubesse nem tinha entrado naquele local. Grata, Talitha - 15 anos
17/02/2009 EDSON DIAS SANTOS - sorocaba - sao paulo- diz:Proibir o ato de fumar em locais que incomodam e prejudicam terceiros,nada a opor. Agora proibir fumódromo é falta o que fazer.Falta de assunto pelo muito que eles ganham.
17/02/2009 Rosana Carvalho - São Paulo - São Paulo- diz:Só acho que área para fumantes é bem maior que para os não fumantes, eu não fumo e acho uma falta de respeito quando vou algum lugar que não tem área reservada para eles "fumantes", sem falar no cheiro horrível que fica na roupa no cabelo, a impressão que tenho é nós não fumantes sofremos muito mais que os fumantes, na verdade são bem poucos os que têm respeito por nós !
17/02/2009 Marcos Carvalheira - Curitiba - Paraná- diz:Sou ex-fumante e o que mais colaborou em me ajudar a parar de fumar foi o motivo de estar sempre incomodando alguém. O meu espaço de fumante cada vez estava menor. E para fumar com um pouco de conforto era na rua e mesmo assim tranquila. Concordo em dificultar estas áreas. Agora se o bar possui uma área aberta, não vejo porque de ter um local para fumantes.
17/02/2009 Maurício Hermann de Freitas Cardoso - Recife - Pernambuco- diz:Não, eu sou a favor da proibição da venda do cigarro e mudança na lei considerando o cigarro um entorpecente e assassino.
17/02/2009 Claudio Fernando da Silva - Uberlandia - MG- diz:Sou totalmente a favor de banir o cigarro de locais fechados. De nada adiantam os locais para fumantes se a fumaça acaba por contaminar os demais ambientes. Mas deve ser criada uma punição para os responsáveis pelos ambientes que não zelam pela observância da norma, pois vemos inúmeros fumantes fazendo uso do cigarro em locais proibidos e nada acontece.
17/02/2009 Ana Galvão - São Paulo - SP- diz:Acredito que não adianta separar os fumantes. Tenho convicção de que todos precisam é ter respeito pelo próximo. De verdade, se colocar no lugar do outro. Eu não fumo, mas qdo me coloco no lugar de um fumante acredito que teria vontade de fumar. Qdo se exerce o respeito, jamais iria fumar em lugares fechados, numa fila, em lugares públicos... pois, nem todos são obrigados a gostar do que gosto e nem eu sou obrigada a gostar de cigarro. O respeito se for praticado nada disso seria necessário... Vamos educar os que fumam e os que não fumam para nunca fumar. O respeito ao próximo é a solução. Vamos nos respeitar para sabernmos o que significa respeito ao próximo. RESPEITO

84 comentários • 22/09/2009
6 comentários • 17/04/2009
5 comentários • 27/02/2009
40 comentários • 16/02/2009
4 comentários • 10/02/2009
4 comentários • 02/12/2008
12 comentários • 11/11/2008
9 comentários • 22/10/2008
6 comentários • 23/09/2008
1 comentário • 20/05/2008
3 comentários • 05/05/2008
5 comentários • 17/04/2008
7 comentários • 05/03/2008
27 comentários • 07/01/2008
18 comentários • 22/05/2007

Mapa do Site | Quem Somos | Política de Privacidade | Fale Conosco | RSS | Faça do Planeta Sustentável sua home page | Adicionar aos Favoritos
Copyright © 2008, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados