GUIA EXAME DE SUSTENTABILIDADE

Criar o futuro

No h aqui histeria ou catastrofismo em relao ao futuro. As coisas no se transformaro de um dia para o outro. E a humanidade j deu provas de seu grande poder de adaptao s mudanas, encontrando brechas em meio s crises, fazendo diferente, mudando padres de comportamento. Estamos em meio a um processo, e no diante de um despenhadeiro. O mundo dos sete bilhes exige inovao, destri zonas de conforto. Trata-se de um cenrio que - de forma geral e especificamente para o mundo dos negcios - pode ser visto como ameaa ou incentivo Leia mais

Cludia Vassalo, Diretora de Redao

Uma agenda sustentvel

BRASIL | AGENDA 2012

5 temas cruciais para 2012

O Brasil deve se tornar o centro das discusses que envolvem o futuro do planeta, em junho, quando o RJ sediar a Rio+20. Entre os assun-
tosem pauta esto a economia verde e a nova governana global para o crescimento sustentvel, os desafios das cidades, a busca por con-
ciliao entre preservao ambiental e desenvolvimento do agroneg-
cio e as estreitas relaes entre tica, negcios e sustentabilidade

GESTO | ENGAJAMENTO

Ideias por toda parte

idias por toda parte

Um nmero cada vez maior de empresas do Brasil incentiva os funcionrios a adotar hbitos sustentveis. Por vezes, os prprios empregados do o primeiro passo

NEGCIOS | MEIO AMBIENTE

Lquida e incerta

idias por toda parte

A era da abundncia de gua parece estar com os dias contados e gera novas oportunidades de negcios - do reso do recurso ao aproveitamento da gua do mar

BRASIL | POLTICAS PBLICAS

Oportunidades perdidas

Oportunidade perdida?

Apesar de abordar, pontualmente, questes que dizem respeito inovao e sustentabilidade, a nova poltica industrial brasileira est muito aqum dos modelos considerados bem-sucedidos em outros pases

SELEO 2011

A escolha das melhores

O fracasso das negociaes sobre o clima, em mbito global, no abalou o compromisso das empresas brasileiras com o tema

A escolha das melhores

PESQUISA | RESULTADOS

Do discurso a prtica

99% das empresas que participaram do Guia EXAME de Sustentabilidade 2011 se declararam formalmente comprometidas com o desenvolvimento sustentvel. E mais: 91% incorporam esse compromisso em seu planejamento estratgico, indicando que a sustentabilidade est deixando de ser apenas um discurso para integrar o dia a dia

PESQUISA | INOVAO

Novas solues

Pesquisa do Guia EXAME de Sustentabilidade 2011 apontou que 91% das companhias entrevistadas buscam incorporar, em seu planejamento estratgico, inovaes que reduzam os impactos de suas operaes e aumentem seus benefcios sociais e ambientais. Muito alm dos avanos tecnolgicos, essas empresas procuram por novas formas de atuao

NEGCIOS GLOBAIS | COMBUSTVEIS

A era dourada do gs natural

A era dourada do gs natural

A explorao de reservas subterrneas de gs natural nos Estados Unidos segue firme assim como a queda de brao com os ambientalistas do mundo

NEGCIOS GLOBAIS | DEMOGRAFIA

Rumo a 10 bilhes

A era dourada do gs natural

Lidar com o crescimento da populao do nosso planeta - e com as inevitveis tenses geopolticas que provoca - ser o grande desafio do sculo XXI

EMPRESAS | EMPREENDEDORISMO

Parceria verde

Parceria verde

Com o empurro dado por scios capitalistas e grandes clientes, empreendedores prosperam com pequenos negcios que nasceram com o gene da sustentabilidade

EMPRESAS | INDSTRIA QUMICA

Territrio livre

Territrio livre

Fabricantes do Brasil saem na frente e adotam restries voluntrias ao uso de vrias substncias qumicas que j so banidas ou controladas no exterior

GRANDES EXEMPLOS

Modelos em sustentabilidade

Modelos em sustentabilidade

lcoa, Anglo American, Aperam, Braskem, Bunge, Dow, EDP, EleKtro, Embraco, Fibria, Fleury, Ita Unibanco, Kimberly-Clark, Masisa, Mex-
ichem Brasil, Natura, Philips, Promon, Sabin, Suzano e Unilever so
as 21 empresas brasileiras consideradas exemplos de responsabili-
dade socioambiental pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2011

Unilever: a empresa sustentvel do ano

Ao considerar a sustentabilidade como parte de seu negcio, a Unilever passou a influenciar dois bilhes de pessoas, em 182 pases, a comprar, usar e descartar produtos de forma mais racional

Unilever: a empresa sustentvel do ano