Com o compromisso de ajudar o Planeta

Formado por pessoas notáveis por suas ações, o Conselho Consultivo do Planeta Sustentável tem uma grande missão. Saiba qual é e quem são seus integrantes.

Para cumprir a missão de definir os rumos do projeto e atingir o objetivo de estimular a produção e difusão de conhecimento sobre sustentabilidade, o Planeta Sustentável compôs um Conselho Consultivo com integrantes articulados e comprometidos com:

  • • Participar da elaboração das campanhas do Planeta;
  • • Orientar e aconselhar a coordenação do Planeta Sustentável quanto ao desenvolvimento de programas e ações;
  • • Contribuir para o fortalecimento e preservação da imagem do Planeta Sustentável;
  • • Apoiar e difundir o trabalho realizado pelo projeto;
  • • Participar das reuniões do Conselho Consultivo;
  • • Auxiliar na criação de parcerias, alianças e contatos;
  • • Contribuir para a elaboração de conteúdo para o site www.planetasustentavel.com.br;
  • • Participar de eventos que visam a difusão da informação sobre sustentabilidade, realizados pelo Planeta Sustentável.

 

Veja quem são os integrantes do Conselho Consultivo do Planeta Sustentável:

Formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal da Bahia. Atua desde 1978 na Petrobras, onde é gerente executivo de Responsabilidade Social. Também participa dos conselhos da SETE Brasil Participações e da Fundação Banco do Brasil, é diretor do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e vice-presidente da Rede Brasileira do Pacto Global.

>> fechar

Armando Tripodi
Formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal...
Ler mais

Cientista social pela USP e diretor de Comunicação da holding CPFL Energia e de suas controladas CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Geração e CPFL Brasil. Foi diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo, vice-presidente administrativo e diretor de Recursos Humanos do Banespa.

>> fechar

Augusto Rodrigues
Cientista social pela USP e diretor de Comunicação da...
Ler mais

Jornalista há 30 anos, é diretor do Núcleo Planeta Sustentável, da Editora Abril. Foi repórter e editor de O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, repórter de Veja, editor de Veja São Paulo. Também participou do projeto da revista Vida Simples.

>> fechar

Caco de Paula
Jornalista há 30 anos, é diretor do Núcleo Planeta Sustentável...
Ler mais

Doutor em meteorologia pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), Carlos Nobre é Secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Também presidente do Programa Internacional da Geosfera-Biosfera - International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) -, que reúne cientistas do mundo todo para a pesquisa sobre as mudanças ambientais no globo. Nobre também é pesquisador e professor do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

>> fechar

Carlos Nobre
Doutor em meteorologia pelo MIT, é Secretário do Ministério de...
Ler mais

Especialista em políticas públicas, é Diretora Sênior para Educação do Banco Mundial. De 2009 até julho de 2014, foi secretária de educação do estado do Rio de Janeiro. Antes, atuou como vice-presidente da Fundação Victor Civita, secretária de Cultura do Estado de São Paulo, diretora de Planejamento e Avaliação do Ministério da Economia, diretora de Planejamento e Avaliação Empresarial do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), secretária-adjunta de Previdência Complementar, Ministra da Administração Federal e Reforma do Estado e gerente de Políticas Públicas do Banco Mundial.

>> fechar

Cláudia Costin
EEspecialista em políticas públicas, é Diretora Sênior...
Ler mais

É jornalista e diretora superintendente da Unidade de Negócios e Tecnologia da Editora Abril, que reúne as revistas Exame, Info Exame, Exame PME e Você S.A., além do Portal Exame. Em 2000, criou o Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa que, em 2007 passou a se chamar Guia Exame de Sustentabilidade. Faz parte do conselho do Centro de Estudos do Terceiro Setor da FEA/USP.

>> fechar

Claudia Vassallo
É jornalista e diretora superintendente da Unidade...
Ler mais

Eduardo Costa é Diretor Superintendente da Abril Gráfica, a primeira do Brasil a mapear suas emissões de carbono seguindo o GHG Protocol e também reconhecida pelas inovações em seu processo produtivo, visando reduzir o impacto ambiental desta atividade. Foi presidente da ABRO, Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset e professor do Curso Superior de Tecnologia Gráfica do SENAI. É Engenheiro Mecânico pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP e possui MBA executivo em Gerenciamento Geral pelo PDG / IBMEC e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração - FIA.

>> fechar

Eduardo Costa
É Diretor Superintendente da Abril Gráfica, a primeira do Brasil...
Ler mais

Engenheira Agrônoma, pela Universidade Federal de Lavras e pós graduada em Agronegócios pela USP/FIA e em Gestão e Negócios de Desenvolvimento Regional Sustentável. É consultora da presidência da Caixa Econômica Federal, tendo sua atuação voltada para a estruturação do processo de atuação do banco no Mercado de Agronegócios e nas questões ligadas a Sustentabilidade e a Responsabilidade Socioambiental. Representa a instituição no Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura e na FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, como titular na Comissão de Crédito Rural e suplente na Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

>> fechar

Eliane Matiolli
Engenheira Agrônoma, pela Universidade Federal de Lavras...
Ler mais

Pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, onde atuou como chefe geral, é também consultor da Presidência da República, do Gabinete de Segurança Institucional - GSI/PR e assessor da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional - CREDEN e da Comissão de Assuntos Econômicos - CAE do Senado Federal. Miranda é autor dos livros "A natureza brasileira em detalhe" e "Quando o Amazonas corria para o Pacífico".

>> fechar

Evaristo E. de Miranda
Pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, onde...
Ler mais

Presidente executivo da Editora Abril, já trabalhou no Citibank, no ABN Amro e assumiu a presidência do Santander no Brasil quando este comprou o ABN. Atualmente, preside o Conselho da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). É membro do Conselho da Petrobras desde 2002; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social da Presidência da República, desde 2002; membro do Conselho do Instituto Ethos; e membro do Conselho do Instituto Empreender Endeavor, de estímulo ao empreendedorismo. Em 2011, também assumiu posição de membro do Conselho da Fundação das Nações Unidas (UN Foundation-New York), que tem como foco o apoio à ONU na promoção da cooperação internacional em prol da solução para os grandes problemas globais.

>> fechar

Fábio Barbosa
Presidente executivo da Editora Abril, já trabalhou...
Ler mais

Filósofo pela USP, atualmente diretor presidente do Instituto Aryran de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente, Francisco Eduardo Pereira Filho foi responsável pela elaboração e implantação do projeto de agronegócios e meio ambiente das Faculdades Cantareira. Coordenou a 1ª CONIÁGUA - Conferência Internacional da Água - em parceria com o Governo de São Paulo, SABESP e Banco do Brasil e o Fórum 2008 de Inovação e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Campinas promovido pela Petrobrás. Sua atuação tem sido substancial para solução de problemas de resíduos sólidos e urbanos nas regiões metropolitanas, como, por exemplo, a recuperação de quase 40 mil toneladas de matéria orgânica da Usina de Vila Leopoldina para aplicação em projetos de pupunha no Vale do Ribeira e a articulação para implantação da Usina de Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos na RMC.

>> fechar

Francisco Eduardo Pereira Filho
Filósofo pela USP, atualmente diretor presidente do Instituto...
Ler mais

Gesner é professor do Departamento de Economia da FGV - Fundação Getúlio Vargas. Ph.D em economia, pela Universidade da Califórnia/Berkeley, mestre em economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP e bacharel em economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP - Universidade de São Paulo. Foi presidente da SABESP, de 2007 até janeiro de 2011, presidente do CADE, secretário-adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e professor-visitante do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

>> fechar

Gesner José de Oliveira Filho
Professor do Departamento de Economia da FGV...
Ler mais

É diretora superintendente da Editora Abril, formada em história e jornalismo, com especialização na área de Artes e Cultura. Trabalhou no Arquivo Histórico de São Paulo e foi responsável por projetos especiais do jornal O Estado de S.Paulo e da revista Isto É. Na TV Cultura e na TV argentina Cablevisión, fez documentários sobre cultura latino-americana. Na Abril há oito anos, foi diretora de redação da área de Multimídia, da Revista Manequim, do Núcleo Cultura e do Núcleo de Comportamento.

>> fechar

Helena Bagnoli
É diretora superintendente da Editora Abril, formada em...
Ler mais

Diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Mattar é co-fundador, diretor e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Foi diretor presidente da Abrinq e também secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior.

>> fechar

Helio Mattar
Diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo...
Ler mais

O arquiteto e urbanista é consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos relacionados a urbanismo. Desenvolveu planos para diversas cidades do Brasil e foi governador do Paraná e prefeito de Curitiba, onde fundou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da cidade.

>> fechar

Jaime Lerner
O arquiteto e urbanista é consultor da Organização das...
Ler mais

Pós-graduado em educação ambiental pela Universidade Católica de Salvador, tem especializações em Desenvolvimento Local, pelo Centro de Formação Internacional da OIT, em Gestão de Programas Sociais, pela UFBA, e em Gestão Estratégica para Sustentabilidade, pelo Instituto Ethos. É gerente nacional de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da Caixa Econômica Federal, onde trabalha há 24 anos. Coordena as Políticas de Responsabilidade Social Empresarial e de Meio Ambiente e gerencia o Fundo Socioambiental da instituição. Também é representante da CAIXA no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS, na Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da FEBRABAN, no Comitê Brasileiro do Pacto Global e no Comitê ODM Brasil do Governo Federal.

>> fechar

Jean Benevides
Pós-graduado em educação ambiental pela Universidade...
Ler mais

Formado em engenharia de minas, tem 30 anos de experiência em mineração e foi presidente da Samarco Mineração. Hoje, é presidente do conselho de administração da Fibria - maior empresa de celulose de eucalipto do mundo - e membro do conselho do Instituto Ethos, da Fundação Dom Cabral e do CEATS-USP.

>> fechar

José Luciano Duarte Penido
Formado em engenharia de minas, tem 30 anos de...
Ler mais

Kalil Cury Filho é engenheiro civil, graduado e com mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-gradução em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pela Harvard Business School-Boston/EUA. Foi professor da Escola de Engenharia Mauá na disciplina Construção Geral e Pesada do curso para engenheiros civis.
Desde 1975, atua na área de grandes projetos de infraestrutura, como energia, transportes, saneamento e telecomunicações, com foco nas parcerias nacionais e internacionais entre o setor público e o setor privado para investimento, implantação e operação de grandes empreendimentos.
Foi Secretário do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Estado do Paraná, na gestão do Governador Jaime Lerner.
Trabalhou como executivo de grandes empresas de engenharia, tendo atuado, no Brasil e no exterior, nas áreas de engenharia e desenvolvimento de negócios, estruturação financeira de projetos e relacionamento institucional. Nos últimos anos dedica-se também às questões do desenvolvimento sustentável nos negócios e na economia. É membro do Conselho Consultivo do Planeta Sustentável, plataforma de comunicação do grupo Abril para os temas da sustentabilidade, do Conselho Consultivo da ABERJE e do Conselho da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - São Paulo.

>> fechar

Kalil Cury Filho
Engenheiro civil, graduado pela USP, com mestrado em...
Ler mais

É economista e professor de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Faz parte do conselho da Fundação Abrinq e do Instituto Polis e é autor de diversos livros como "O que é poder local?" e "Formação do capitalismo dependente no Brasil". Dowbor foi secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo, principalmente, pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.

>> fechar

Ladislau Dowbor
É economista e professor de pós-graduação da Pontifícia...
Ler mais

A jornalista é uma das fundadoras da Associação Palas-Athena, Centro de Estudos Filosóficos. Reconhecida internacionalmente por seus esforços em prol dos direitos humanos e da paz, Lia é conselheira de assuntos latino-americanos no Comitê Internacional Pró-Tibete e criadora, juntamente com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Projeto Ghandi de Não Violência.

>> fechar

Lia Diskin
A jornalista é uma das fundadoras da Associação Palas-Athena...
Ler mais

Jornalista ambiental desde 1983. Escreve sobre biodiversidade, mudanças climáticas, consumo e produção sustentáveis. Foi editora de Ciência e Meio Ambiente da Agência Estado durante 15 anos e editora executiva da revista Terra da Gente durante 6 anos. É blogueira no Planeta Sustentável; colaboradora de diversas revistas nacionais, incluindo National Geographic Brasil, e co-autora de livros e cartilhas como Jaguar, o rei das Américas (2010), O valor da água (2010), Minha amiga é uma anta (2011), Food and Wisdom (2013) e Tem tatu na toca? (2013).

>> fechar

Liana John
Jornalista ambiental desde 1983. Escreve sobre biodiversidade, mudanças climáticas, consumo...
Ler mais

Dedicado à documentação da biodiversidade e da conservação ambiental há 12 anos, o fotógrafo é colaborador da "National Geographic Brasil" desde 2000. Já recebeu cinco "Prêmios Abril de Jornalismo" por matérias publicadas na revista, sendo que algumas também foram publicadas em edições mundiais da National Geographic. Luciano também realiza reportagens fotográficas para revistas de outros países e tem cinco livros publicados, entre eles "Atol das Rocas" e "Muriqui". Em 2005, ele foi nomeado integrante da Liga Internacional dos Fotógrafos da Conservação - ILCP - que reúne outros 60 fotógrafos de natureza selecionados entre os melhores no mundo todo.

>> fechar

Luciano Candisani
Dedicado à documentação da biodiversidade...
Ler mais

Engenheiro de eletrônica formado pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Trabalha na Petrobras desde 1977. Coordenou, entre 2001 e 2006, o Programa para Desenvolvimento Sustentável da Petrobras. Hoje, é Gerente de Desempenho em Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS da empresa. Também coordena o Sub-Comitê de Avaliação do Ciclo de Vida do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da ABNT e é presidente da Câmara Técnica de Energia e Mudança Climática do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

>> fechar

Luís César Stano
Engenheiro de eletrônica formado pelo ITA - Instituto Tecnológico...
Ler mais

Formado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia, é membro do Conselho de Desenvolvimento das Cidades da FECOMERCIO e do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP. Morgado possui pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e também em Gestão Ambiental, pela Unicamp.

>> fechar

Marcelo Morgado
Formado em Engenharia Química pelo Instituto Militar...
Ler mais

Presidente e fundadora do Instituto Verdescola, focado na educação socioambiental, e conselheira da Fundação Victor Civita. Atua na área de meio ambiente há mais de dez anos

>> fechar

Maria Antonia Civita
Presidente e fundadora do Instituto Verdescola...
Ler mais

Pioneira da mídia ambiental no país, a jornalista Maria Zulmira é uma das idealizadoras do Repórter Eco, da TV Cultura, primeiro telejornal brasileiro especializado em meio ambiente e qualidade de vida.

>> fechar

Maria Zulmira de Souza
Pioneira da mídia ambiental no país, a jornalista Maria...
Ler mais

Vice-presidente da Bunge Brasil

>> fechar

Martus Tavares
Vice-presidente da Bunge Brasil
Ler mais

Jornalista, é coordenador editorial do Planeta Sustentável. Dirigiu a revista National Geographic Brasil por 13 anos e foi cronista do jornal O Estado de São Paulo. Desde 2012 escreve semanalmente na revista Veja São Paulo. É formado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA, estudou na USP, e foi aluno do historiador Richard M. Morse na Universidade Stanford.

>> fechar

Matthew Shirts
Coordenador do Planeta Sustentável, dirigiu a revista...
Ler mais

Diretora de Relações Corporativas da Abril S/A. Iniciou sua carreira na Abril há 29 anos na área de Relações Públicas. Hoje, responde pela área de Relações Corporativas, responsável por trabalhar os atributos da marca Abril, comunicação corporativa como instrumento de apoio aos negócios da Abril, assessoria de imprensa institucional, e apoio aos projetos de responsabilidade corporativa e sustentabilidade. Na área de responsabilidade corporativa, criou e implantou o Programa de Apoio ao Voluntariado na Abril - Mãos à Obra. É formada em Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing e MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores.

>> fechar

Meire Fidelis
Diretora de Relações Corporativas da Abril S/A. Iniciou sua carreira...
Ler mais

Presidente e CEO da Bunge Brasil, é também membro do Conselho do Grupo RBS, empresa na qual foi Vice-Presidente Executivo. No setor público, Parente ocupou diversos cargos na área econômica do Governo ao longo de sua carreira. Foi consultor do FMI e de instituições públicas no Brasil. Sua experiência em Conselhos é extensa: já participou de mais de dez, tanto em empresas públicas quanto do setor privado, como Banco do Brasil, Petrobras e TAM.

>> fechar

Pedro Parente
Presidente e CEO da Bunge Brasil, é também membro do...
Ler mais

Sociólogo, especialista em economia verde, Ricardo Abramovay é professor titular do Departamento de Economia da FEA-USP e do Instituto Internacional da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Autor do livro "Muito Além da Economia Verde", o primeiro com selo do Planeta Sustentável, lançado em 2012.

>> fechar

Ricardo Abromovay
Sociólogo, especialista em economia verde, é professor...
Ler mais

Ricardo Anderáos é Diretor de Mídias Sociais da Abril. Jornalista com passagens pela Folha, Carta Capital e Estadão, foi Diretor de Redação do jornal Metro. Radialista, teve programas na Rádio Eldorado e Bandnews FM. Foi webmaster do UOL, Gerente de Novas Mídias do Itaú Cultural, editor-executivo do Estadão.com, Diretor de Produtos Online da Band e Diretor de Mídias Digitais da MTV Brasil. Ambientalista, foi conselheiro do Consema e dirige a ONG ilhabela.org. É Doutor em História Social da Arte pela USP.

>> fechar

Ricardo Anderáos
Diretor de Mídias Sociais da Abril. Jornalista com passagens pela...
Ler mais

O antropólogo e professor da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro e emérito da Universidade de Notre Dame, EUA, é pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais. Estudioso do Brasil, Roberto da Matta é autor de diversas obras referências nas Ciências Sociais, entre elas, "Carnavais, malandros e heróis".

>> fechar

Roberto DaMatta
O antropólogo e professor da Pontíficia Universidade Católica...
Ler mais

Engenheiro Florestal e consultor para Florestas e Clima do Ministério do Meio Ambiente. Foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (FSB), criado pela ex-ministra Marina Silva. Em 1995 criou o Imaflora, primeira instituição brasileira para a certificação de manejo florestal dentro dos critérios internacionais do Forest Stewardship Council (FSC), onde atuou como diretor geral até o início de 2003.

>> fechar

Tasso Rezende de Azevedo
Engenheiro Florestal e consultor para Florestas e Clima...
Ler mais

Engenheiro e administrador, é presidente da holding CPFL Energia e das três principais empresas do grupo e membro do conselho da ONS, associação privada que administra a rede de eletricidade no país. Wilson Ferreira Jr. foi presidente da Rio Grande Energia e do conselho de administração da Bandeirante Energia.

>> fechar

Wilson Ferreira Jr.
Engenheiro e administrador, é presidente da holding CPFL...
Ler mais