BLOGS |Prosperidade sem Crescimento

Tim Jackson e a busca pela prosperidade durável Débora Spitzcovsky - 29/10/2013 às 20:16

lancamento-livro-prosperidade-sem-crescimento-560

A cidade de São Paulo sediou um encontro de titãs nesta segunda-feira, 28/10. Três grandes teóricos da economia verde (e autores do selo Planeta Sustentável) – Tim Jackson, Pavan Sukhdev e Ricardo Abramovay – se reuniram para o lançamento do mais novo livro publicado pela nossa iniciativa: Prosperidade sem Crescimento – Vida boa em um planeta finito.

Escrita pelo britânico Tim Jackson, a obra defende a ideia de que prosperidade (inclusive econômica) não precisa ser sinônimo de crescimentoe, muitas vezes, não é mesmo. “Há estudos que mostram que, com o passar do tempo, os benefícios do crescimento econômico começam a diminuir, juntamente com os índices de bem-estar e felicidade da população”, contou o economista.

Em bate-papo com Pavan e Abramovay, moderado pelo jornalista Matthew Shirts, coordenador do Planeta, Tim contou o que pretende com o lançamento internacional do livro – que já foi traduzido para 17 diferentes idiomas. “Minha intenção é abrir o diálogo para encontrar novos significados para a palavra prosperidade. O atual modelo econômico tem o PIB como medida de progresso, mas essa não é uma boa forma de mensurá-lo”, acredita.

Ele explicou por quê: “Crescimento deve ser um meio de prosperidade e não um fim, que muitas vezes nos afasta de objetivos mais profundos. É preciso desapegar dessa palavra”.

Ficou curioso para ler o livro? Prosperidade sem Crescimento já está à venda nas livrarias da Vila e Cultura. E, em breve, estará disponível também em outras livrarias do Brasil.

Abaixo, fotos do encontro. Saiba mais a respeito do bate-papo com Tim, Pavan e Abramovay em:
- Prosperar sem crescer: ainda dá tempo de mudar a lógica econômica?
- Como o Brasil pode alcançar a prosperidade?

Fotos: Wanezza Soares

Leia também:
Blog Corporação 2020
Blog Muito Além da Economia Verde
Blog Felicidade Interna Bruta
Menos crescimento, mais prosperidade
Tim Jackson: prosperidade sem crescimento

tim-jackson-brasil-prosperidade-560
Matthew Shirts (à direita), coordenador editorial do Planeta Sustentável, mediou a conversa entre Ricardo Abramovay, Tim Jackson e Pavan Sukhdev

lancamento-livro-prosperidade-sem-crescimento-560-2

lancamento-livro-prosperidade-sem-crescimento-560-3
Bem-humorados, Abramovay, Tim e Pavan trocam seus livros após bate-papo na Livraria da Vila, em São Paulo

MG_2166Caco de Paula (à esquerda) e Matthew Shirts (à direita), diretor e coordenador editorial do Planeta Sustentável, respectivamente, com os três autores do nosso selo

tim-jackson-ainda-da-tempo-560
Tim Jackson, pouco antes de iniciar a sessão de autógrafos

lancamento-livro-prosperidade-sem-crescimento-560-6

lancamento-livro-prosperidade-sem-crescimento-560-8
Como várias pessoas presentes ao lançamento, Roberto Waack, da Amata Brasil, aproveitou bem a noite: ganhou autógrafos de Tim Jackson (acima)… 

lancamento-livro-prosperidade-sem-crescimento-560-7
… e também de Pavan Sukhdev

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Prosperidade sem Crescimento

 

É possível prosperar sem crescer? O economista britânico Tim Jackson diz que sim em seu livro Prosperidade sem Crescimento - o terceiro com o selo do Planeta Sustentável -, que apresenta uma visão verossímil de como a sociedade humana poderia florescer, dentro dos limites ecológicos do planeta. Para o Príncipe Charles - que assina o prefácio da obra -, trata-se de uma "mensagem plena de esperança, que deve ser considerada com seriedade". Neste blog – atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL -, acompanhe informações sobre o lançamento em São Paulo e a reprodução dos artigos publicados no livro, assinados pelo príncipe, pelo economista indiano Pavan Sukhdev (autor de Corporação 2020) e pelo jornalista Bill McKibben, entre outros especialistas.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Prosperidade sem Crescimento

Arquivos de posts