BLOGS |Prosperidade sem Crescimento

As principais ideias de Tim Jackson, em vídeo Débora Spitzcovsky - 25/02/2014 às 13:13

PLANETA SUSTENTÁVEL

O economista britânico Tim Jackson veio ao Brasil, em novembro de 2013, para o lançamento da versão em português do livro Prosperidade sem Crescimento – Vida Boa em um Planeta Finito, publicado pelo selo Planeta Sustentável.

A obra, considerada pelo The Guardian uma das mais importantes da década, oferece uma nova visão à sociedade contemporânea, de que é possível prosperar economicamente sem crescer, respeitando os limites ecológicos do planeta.

Na ocasião, Tim Jackson participou de três ricos debates, onde apresentou suas principais ideias aos brasileiros. Se você perdeu, não tem problema! Assista aos melhores momentos das palestras que o economista britânico ministrou em São Paulo, no vídeo abaixo:

A seguir, veja também as respostas de Tim Jackson para quatro perguntas frequentes em suas apresentações.

1. POR QUE UM ECONOMISTA DEFENDE A IDEIA DE “NÃO CRESCER ECONOMICAMENTE”?
Para Tim Jackson, a questão é outra: por que as economias almejam, com obsessão, crescer infinitamente? “Há estudos que mostram que, com o passar do tempo, os benefícios do crescimento econômico começam a diminuir, juntamente com os índices de bem-estar e felicidade da população”, garante

2. COMO O SETOR PRIVADO PODE SE ADAPTAR A ESSA NOVA LÓGICA ECONÔMICA?
As companhias precisam mudar sua filosofia e começar a enxergar o empreendedorismo como um prestador de serviços à comunidade, acredita Tim Jackson. “Objetivos sociais e ambientais são tão necessários quanto os econômicos”, defende

3. AFINAL, O QUE É PROSPERIDADE?
A resposta para esta pergunta está na ponta da língua de Tim: “Definitivamente, não é apenas a capacidade econômica de um país, medida pelo PIB”, diz. Segundo ele, quando buscam prosperidade, as pessoas almejam mais do que dinheiro: querem saúde, solidez na família, na comunidade em que vivem… “Todos propósitos que vem sendo debilitados em nome do crescimento econômico”, lamenta

4. AINDA DÁ TEMPO DE MUDAR A LÓGICA ECONÔMICA?
O economista britânico é muito sincero ao dizer que não faz ideia. Mas defende que, independente da questão cronológica, é importantíssimo agir. “É como numa partida de futebol. Se você está nos últimos minutos de jogo e sabe que um gol te dará a vitória, a pior coisa que você pode fazer é pensar em quanto tempo ainda tem. A pressão nos tira o foco e impede que pensemos com clareza no que podemos fazer para cumprir nosso objetivo”, metaforiza

Foto: Wanezza Soares

Leia também:
Tim Jackson e a busca pela prosperidade durável
Como o Brasil pode alcançar a prosperidade?
Prosperar sem crescer: ainda dá tempo de mudar a lógica econômica?
Um mundo mais próspero, por Tim Jackson
Crescer ou não crescer? Tim Jackson e Samuel Pessôa debatem tema

ver este postcomente

Tim Jackson e Samuel Pessôa debatem crescimento e prosperidade, em vídeo Débora Spitzcovsky - 16/12/2013 às 16:00

tim-jackson-samuel-pessoa-debate-usp-560

Em sua visita ao Brasil para o lançamento da versão em português do livro Prosperidade sem Crescimento, publicado pelo selo Planeta Sustentável, o economista britânico Tim Jackson participou de debate, na Universidade de São Paulo (USP), com o especialista Samuel Pessôa, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

O encontro foi gravado pela equipe do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP, e está disponível em vídeo para os internautas que perderam essa rica discussão – ou, então, que querem relembrar o momento.

Dividido em duas partes, o vídeo tem duração de cerca de 1h30. No primeiro momento, Tim Jackson apresenta as principais ideias de seu livro, em que defende que crescimento econômico nem sempre é sinônimo de prosperidade. “O modelo econômico ocidental está baseado no ciclo vicioso do consumismo. Está errado. O lucro não pode estar no centro do debate. Essa posição pertence ao bem-estar e à qualidade de vida. É isso o que importa, é isso o que as pessoas querem no fim do dia”, afirma Tim Jackson.

Já na segunda parte do vídeo, o economista britânico debate suas ideias com Samuel Pessôa, mediado pelo sociólogo Ricardo Abramovay, autor do livro Muito Além da Economia Verde, também lançado pelo selo Planeta Sustentável.

Doutor em economia, Pessôa contesta algumas teorias defendidas na obra Prosperidade sem Crescimento. “Para mim, o problema não está no crescimento”, opina Pessôa. “Existem sociedades, como as soviéticas, que produziram pouco e causaram grandes danos ambientais, por exemplo. A falha do mercado está em não precificar as externalidades de suas atividades – seja em economias desenvolvidas ou não. Se isso for corrigido, o progresso tecnológico pode dar conta do resto”, diz.

O debate na íntegra pode ser conferido no vídeo Prosperidade sem Crescimento – Vida Boa em um Planeta Finito, que está disponível no site do IEA em português e inglês.

Foto: Wanezza Soares

Leia também:
Crescer ou não crescer? Tim Jackson e Samuel Pessôa debatem tema
Tim Jackson e a busca pela prosperidade durável
Prosperar sem crescer: ainda dá tempo de mudar a lógica econômica?
Como o Brasil pode alcançar a prosperidade?

ver este postcomente

IBA entrevista Tim Jackson Marina Maciel - 28/11/2013 às 20:46

tim-jackson-iba

Para aproveitar a vinda do economista britânico Tim Jackson ao Brasil para lançar a edição em português seu livro Prosperidade Sem Crescimento, com o selo Planeta Sustentável, o IBAplataforma de conteúdo digital da Editora Abril – convidou a jornalista Vanessa Barbosa, do Portal Exame, para entrevistar o professor da Universidade de Surrey (foi ela quem entrevistou Pavan Sukhdev quando do lançamento de seu livro por aqui, também com o Planeta).

A entrevista com o especialista em economia verde contemplou temas presentes na obra, tais como:
- por que devemos questionar o crescimento econômico a qualquer custo;
- como prosperar sem esgotar os recursos naturais do planeta;
- a diferença dos benefícios do crescimento nos países pobres e dos países ricos, e
- como “libertar” as pessoas da sociedade do consumo.

“O livro tenta dizer que a prosperidade é uma noção muito clara do nosso bem-estar, de uma vida boa, e que nós tradicionalmente acreditamos que essa prosperidade vem do crescimento econômico; mas está claro que as duas coisas não são iguais. Estar bem não significa ter mais coisas, e ter mais coisas, às vezes, pode nos fazer nos sentir bem e, outras, pode minar nosso bem-estar, particularmente quando tem impacto no meio ambiente”, explica Jackson.

Assista ao bate-papo completo, abaixo:



Leia também:
É possível prosperar sem crescer?
Um mundo mais próspero, por Tim Jackson
Tim Jackson e a busca pela prosperidade durável

ver este postcomente

Prosperidade sem Crescimento

 

É possível prosperar sem crescer? O economista britânico Tim Jackson diz que sim em seu livro Prosperidade sem Crescimento - o terceiro com o selo do Planeta Sustentável -, que apresenta uma visão verossímil de como a sociedade humana poderia florescer, dentro dos limites ecológicos do planeta. Para o Príncipe Charles - que assina o prefácio da obra -, trata-se de uma "mensagem plena de esperança, que deve ser considerada com seriedade". Neste blog – atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL -, acompanhe informações sobre o lançamento em São Paulo e a reprodução dos artigos publicados no livro, assinados pelo príncipe, pelo economista indiano Pavan Sukhdev (autor de Corporação 2020) e pelo jornalista Bill McKibben, entre outros especialistas.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Prosperidade sem Crescimento

Arquivos de posts