BLOGS |Planeta Urgente

Temperaturas globais batem recorde José Eduardo Mendonça - 30/07/2010 às 10:47

Vários indicadores provam aquecimento

As temperaturas globais na primeira metade do ano foram as mais quentes desde que seus registros começaram, há mais de um século, de acordo com um dos mais importantes centros de pesquisa do clima do mundo.

Cientistas divulgaram o que descrevem como "a melhor prova até hoje" do aquecimento no longo prazo. O relatório é o primeiro a juntar 11 indicadores diferentes, de temperaturas do ar e do mar ao derretimento de gelo, cada um deles baseados em três a sete conjuntos de dados, datados entre 1850 e os anos 1970.

O estudo surge depois de meses de dúvidas sobre a ciência do clima, depois que um vazamento de e-mails da Universidade de East Anglia levou os céticos do clima a sugerirem que dados sobre recordes de temperatura haviam sido manipulados – uma acusação rejeitada em três inquéritos.

Ao publicar os dados em Londres, Peter Scott, chefe de modelagem do clima do Met Office da Grã-Bretanha, disse que apesar da variação entre anos individuais, a evidência era inequívoca: "Quando seguimos estas tendências de década a década, vemos claramente sinais de um mundo em aquecimento", afirmou ele, segundo o Guardian.

ver este postcomente
Comentários

30/07/2010 às 11:36 Anônimo - diz:

Cezar Lemos – diz:Este é mais um motivo para pararmos de achar que a criação de mais produtos e a utilização cada vez mais intensa de materiais para a produção de objetos de pouco valor darão sustentação à sociedade de consumo. Temos que parar de fazer gente, consumir menos e inventar outras formas de relacionamento com o meio.

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts