BLOGS |Planeta Urgente

Os Koch, Irmãos Metralha do ambiente José Eduardo Mendonça - 12/01/2011 às 11:04

Bilionários vão à justiça defender obscurantismo

A máquina de poluição a carvão Koch Industries está indo aos tribunais defender sua reputaçao como negacionista do aquecimento global. A história é bizarra. A gigante industrial, dos bilionários do Tea Party, David e Charles Koch, entrou com uma ação em Utah, nos EUA, para punir pessoas que disseram, em nome da empresa, que ela não ia mais financiar grupos que negam o aquecimento global.
De acordo com os advogados da empresa, o resultado do rumor de que ela acredita na ciência do clima "prejudicou seus negócios". "Os réus divulgaram um press release falso e inventaram um website idem com a intenção de enganar e confundir o público, para prejudicar a imagem da Koch, e de chamar atenção para os financiamentos da empresa".

O processo afirma que "o público foi enganado e confundido porque organizações noticiosas publicaram o press release falso", embora os poucos órgãos de informação que o publicaram o identificaram como "um logro "(New York Times), ou um "embuste" (The Hill Blog).

O release nota que a Koch Industries banca grupos negacionistas como Americans for Prosperity, Fraser Institute, Foundation for Research on Economics and the Environment, the Manhattan Institute, e the Marshall Institute, e argumenta que o "melhor caminho à frente é a descontinuação do financiamento destas organizações, e de organizações como elas, cujas posições sobre a mudança do clima podem prejudicar a competitividade global americana nos setores de energia e química, e a capacidade da Koch de prover produtos e serviços de alta qualidade para o público americano". Tudo isso é verdade, comenta o Climate Progress. A única coisa falso no logro é o reconhecimento, pela empresa, da realidade científica.

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts