BLOGS |Planeta Urgente

Grande emissor de CO2, Qatar vai sediar a COP 18 José Eduardo Mendonça - 01/12/2011 às 13:02


País tirou Coréia do Sul do páreo

Qatar, no Golfo Pérsico, foi selecionada como sede da conferência sobre a mudança do clima da ONU no ano que vem, tirando a Coréia do Sul da disputa. O anúncio foi feito ontem durante a conferência deste ano que acontece em Durban, na África do Sul, com delegados de 194 países discutindo as crescentes preocupações sobre aumentos de temperatura globais e a maior frequência de catástrofes ligadas ao clima.

O anúncio, da Convenção Quadro da ONU Sobre a Mudança do clima (UNFCCC), afirmou que Qatar e Coréia do Sul trabalharão juntos para moldar uma agenda para o encontro do ano que vem, conhecido como COP18. A conferência de 2009 aconteceu em Copenhage e a de 2010, em Cancún, no México.

“Eu parabenizo estes dois países pelo seu compromisso em trabalharem juntos  para a próxima conferência”, disse Cristina Figueres, diplomata costa-riquenha que dirige a UNFCCC. “Os dois países são líderes, cada um a seu modo, e podem gerar fortes sinergias para colocar o mundo em um caminho mais seguro”.

O comunicado, lembra o New York Times, não mencionou que o Qatar,  situado sobre vastos depósitos naturais de gás, tem a maior emissão per capita de gases estufa do mundo, de acordo com a divisão de estatístca da própria ONU. A emissão anual per capita do Qatar em 2007, de 55 toneladas, foi quase três vezes maior que a dos Estados Unidos.

Foto: Vampiro Gordo / Fotopedia / Creative Commons

ver este postcomente
Comentários

01/12/2011 às 13:53 Wani Franciscatto - diz:

Bom dia,

O fato de ser lá não vai contribuir para que milhares de pessoas ao redor do mundo saibam desses dados e impulsionem ações globais??/

01/12/2011 às 13:59 José Eduardo Mendonça - diz:

Bom dia. Isto certamente vai gerar muito debate.

01/12/2011 às 16:45 Sinctronics - diz:

Talvez seja a oportunidade que faltava para voltar atenções para o país e discutir como reduzir esse índice altissimo de emissões per/capita.

Sediando a reunião, talvez possam dar uma atenção especial a ele.

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts