BLOGS |Planeta Urgente

Como da mudança do clima afetou a evoluçåo dos ursos polares José Eduardo Mendonça - 25/07/2012 às 11:38


Populações flutuaram com alterações em um milhão de anos

Uma análise do genoma sequenciado de ursos polares gerou novas informações, sobre como a mudança de clima e os intercruzamentos com ursos marrons levaram à evolução do urso polar moderno.

Em um exame dos genomas nucleares de 28 ursos marrons, negros e polares, uma equipe internacional de pesquisadores descobriu evidência de que as populações de ursos polares flutuaram com mudanças do clima no último milhão de anos, com crescimentos em períodos mais frios e declínios durante períodos de temperaturas mais quentes.

As descobertas também sugerem que durante períodos de retração de geleiras, ursos polares tiveram maior contato com ursos marrons, porque suas populações se sobrepuseram. “Talvez estejamos vendo uma evidência de que, em tempos realmente quentes, os ursos polares mudaram seus estilos de vida e entraram em contato, e mesmo cruzaram com ursos marrons,” disse Stephan Schuster, cientista da Universidade Estadual da Pensilvânia e co-autor do estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Enquanto pesquisas anteriores indicavam que ursos polares existiam há cerca de 600.000 anos, a nova pesquisa sugere que o urso polar pode ter evoluído como uma espécie distinta há 4 milhões ou 5 milhões de anos, informa o e360, da Universdade Yale.

Foto: Creative Commons

ver este postcomente
Comentários

19/11/2012 às 16:53 Zeca da pirueta - diz:

Isso é horrível, cara, devia escrever mais informação sobre a evolção do urso

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts