BLOGS |Planeta Urgente

A bolha alimentar pode explodir José Eduardo Mendonça - 28/03/2011 às 07:32


Especialista adverte sobre crise

Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute e do Earth Policy Institute , adverte que o mundo corre perigo com a segurança alimentar. Em seu livro mais recente, O Mundo na Beirada (World on Edge), ele fala que o planeta está à beira de aumentos de preços de alimentos politicamente desastabilizadores.

"A nova reallidade é que estamos a apenas uma colheita ruim do caos", Brown disse  em uma coletiva à imprensa para o lançamento do livro. "Se uma onde de calor como a da Rússia atingir os Estados Unidos – de longe o maior exportador de grãos -, isto precipitará o caos nos mercados de grãos. O mundo está criando uma bolha alimentar que, teoricamente, pode explodir a qualquer momento".

"Estamos assistindo conflitos e manifestações como as do Oriente Médio. O impacto é particularmente duro em países que são importadores de alimentos, como os da região. Países como China e Arábia Saudita estão alugando a longo prazo grandes áreas de terra na África para produção de alimentos, porque sabem que depois do aumento de preços vem a desestabilização política", afirmou ele.  

O Worldwatch Institute, baseado em Washington, fez no mês passado uma advertência de que, se continuarem tendências observadas atualmente,  eventos extremos do clima, caso da onda de calor na Rússia – que destruiu 40% de sua colheita de grãos – irão ocorrer com maior frequência, com efeitos sentidos em todo mundo, especialmente nas regiões mais pobres.  "As fronteiras desta crise estão ocupadas pelas 925 milhões de pessoas subnutridas do planeta", disse o instituto em seu relatório anual, O Estado do Mundo, segundo o Celsias.

Foto: marfis75/Creative Commons

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde, ainda em 1976, sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento que se chamava à época conservacionismo - e mais tarde se tornaria ambientalismo. Neste blog, escreve artigos e análises sobre temas ligados à sustentabilidade e ao ambiente, intercalados com posts sobre assuntos de destaque na imprensa internacional.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts