BLOGS |Planeta Urgente

Austrália espera as tempestades José Eduardo Mendonça - 03/02/2012 às 11:30

Fenômeno pode elevar os preços do aço

Fortes chuvas de verão no leste da Austrália levaram autoridades ontem a alertar contra inundações em vastas áreas dos estados de Queensland e New South Wales, incluindo áreas de mineração de carvão no Hunter Valley.

O Bureau de Meteorologia disse que chuvas mais fortes deveriam acontecer hoje, depois que na semana passada rios trannsbordaram nas duas regiões.

Enchentes e transtornos climáticos no ano passado inundaram minas de carvão e prejudicaram colheitas. A Austrália é o maior exportador mundial de carvão, e já que responde por quase dois terços de seu comércio mundial e grande parte dele é usado na produção de aço, os preços do material poderão subir.

As enchentes elevaram a tonelada de aço siderúrgico para U$ 350 no ano passado. Os preços estão agora na casa dos U$ 220 por tonelada. Houve aumentos também para o carvão usado em usinas térmicas, principalmente no Japão, o maior comprador.

Os serviços de emergência pediram que milhares de pessoas se preparem para a evacuação. Doze mil pessoas já estão isoladas. As enchentes em 2011 mataram cerca de 30 pessoas, destruíram 30 mil casas, além de estradas, pontes e linhas férreas. Os custos foram de 1.5% do PIB australiano, informa a Reuters.

Foto: Wimmera

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts