BLOGS |Planeta Urgente

Arte no meio do deserto José Eduardo Mendonça - 13/08/2010 às 10:49


Painéis solares formam desenho impressionante

Os 100 acres de painéis verticais fotovoltaicos de 10 metros se curvando e serpenteando nas areias de Dubai parecem uma miragem. Explicam os arquitetos da Decker Yeadon, de Nova York: "Os efeitos óticos precisos de reflexão, difusão e inversão que são uma característica essencial da paisagem de deserto adquiriram uma reputação de mistério, e mesmo de engano. Esta proposta, por sua vez, traz claridade, utilidade, luz e significado autêntico para a idéia de miragem".

A proposta é uma das submetidas ao concurso da 2010 Land Art Generator Initiative, que pediu a designers que apresentassem algum tipo de arte que pudesse produzir grandes quantidades de energia limpa. A "miragem"produziria 5000 MW por ano. O concurso, patrocinado pela empresa Studied Impact, de Dubai, toca em uma questão que poucos admitem: a energia verde precisa ser bonita, além de eficiente, para ter aceitação disseminada.

Por isso, o Light Sanctuary da Decker Yeadon parece um bom começo. Parece um santuário da vida selvagem no meio do nada. Promete um impacto mínimo no ambiente. É bonito. E, claro, vai precisar de um pouco de apoio político e financeiro, duas coisas que ocasionalmente aparecem na distância mas que frequentemente não se materializam – como uma miragem, diz a FastCompany.

Foto: Land art generator/Divulgação

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts