BLOGS |Planeta Urgente

Afinal, qual é o efeito dos pesticidas em humanos? José Eduardo Mendonça - 20/08/2013 às 11:33

pesticidas-humanos

Cientista afirma haver poucos estudos provando claramente uma conexão direta

O número de humanos no planeta quase dobrou nos últimos 50 anos, e o mesmo aconteceu com a produção de alimentos. Como resultado, o efeito de pesticidas sobre a saúde humana e animal se tornou uma questão relevante. Muitos estudos demonstraram que pesticidas podem prejudicar organismos que não deveriam estar afetando.

A agricultura intensiva também está ligada ao colapso de populações de animais selvagens e coloca em perigo espécies como as dos anfíbios. Mas estes efeitos bioquímicos estariam afetando ecossistemas inteiros?

Os professores Heinz Köhler e Professor Rita Triebskorn, do Instituto de Evolução e Ecologia da Universidade de  Tübingen, na Alemanha, publicaram na Science um estudo sobre a ligação entre pesticidas e alterações em sistemas ecológicos.

Os dois ecotoxicólogos citam falhas em pesquisas, que impedem o reconhecimento dos efeitos dos pesticidas sobre uma população de uma espécie ou na composição de comunidades biológicas.

“Embora haja muitas indicações de que populações animais e ecossistemas estejam mudando por causa de pesticidas, há poucos estudos provando sem dúvida uma conexão,” dizem os autores.

Um papel importante é o dos raros estudos que combinam trabalho de campo e pesquisa sobre seções de ecossistemas, assim como uma ampla seleção de análises químicas e biológicas. Uma abordagem interdisciplinar, como a adotada no estudo, pode demonstrar plausivelmente conexões sobre humanos e animais e as consequências indiretas em níveis populacionais, comunitários e de ecossistemas.

Os autores também postularam efeitos interdependentes entre pesticidas e aquecimento global. Eles prevêem mudanças na seleção “natural”, a disseminação da infecções e efeitos sobre a fertilidade de animais selvagens, informa o Science World Report.

Foto: CCHarmon/Creative Commons

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Planeta Urgente

JOSÉ EDUARDO MENDONÇA

produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta Urgente

Arquivos de posts