BLOGS |Planeta no Parque 2012

Planeta Sustentável neutraliza emissões de CO2 do Planeta no Parque Rio+20 Débora Spitzcovsky - 24/06/2012 às 11:00

O Planeta no Parque Rio+20, primeira edição fluminense do Planeta no Parque, foi um sucesso, mas o trabalho da nossa equipe não terminou com o fim do evento. Por meio da empresa Eccaplan*, o Planeta Sustentável quantificou e, agora, neutralizará a emissão de CO2 gerada com a realização do evento.

A montagem, desmontagem e transporte – de equipamentos e cenografia e, também, da equipe envolvida no Planeta no Parque Rio+20 – gerou a emissão de 14 toneladas de CO2 equivalente, que serão compensadas por meio de apoio a um dos projetos certificados pelo programa voluntário Evento Neutro*: o Projeto de Energia Limpa da Pequena Central Hidrelétrica Garganta da Jararaca.

Localizada no Mato Grosso, a hidrelétrica abastece os municípios de São José do Rio Claro, Nova Maringá e Campo Novo do Parecis – três cidades que obtiam energia por meio de geração térmica, ou seja, de queima de óleo diesel, antes da instalação da PCH na região.

Para saber mais sobre a compensação de CO2 do evento, confira o Relatório Ambiental de Neutralização de Carbono do Planeta no Parque Rio+20 na íntegra.

*Eccaplan
*Evento Neutro

Leia também:
Vencedores do Instawalk Planeta no Parque
Show de Pedro Luís encerra Planeta no Parque Rio+20
Crianças dão show de consciência ambiental no Planeta no Parque Rio+20
Flash Mob surpreende visitantes do Planeta no Parque Rio+20
“Na Rio+20, espero generosidade dos países que têm mais”, diz Pedro Luís no Planeta no Parque
Instawalk: vencedores do concurso “O futuro a gente faz agora” se encontram para caminhada fotográfica
Primeiro dia do Planeta no Parque Rio+20 reúne mais de mil pessoas na Praia do Arpoador

ver este postcomente

Vencedores do Instawalk Planeta no Parque Ana Luiza Vastag - 23/06/2012 às 17:00


Depois de tanta expectativa em torno dos debates oficiais e eventos paralelos da sociedade civil que tomaram o Rio de Janeiro nas últimas semanas, a Rio+20 chegou ao fim. Entre os avanços e retrocessos que a conferência rendeu e que serão discutidos daqui para frente, nosso movimento aproveitou bem a oportunidade para interagir com os leitores que, assim como nós, são amantes do Brasil e da fotografia.

Organizados pelas meninas do Instaforfun – Flávia Tanaka (@fhtanaka), Juliana de Mari (@judemari) e Patrícia P. Maganha (@titaponte) – com o apoio do Planeta Sustentável, a National Geographic Brasil e a Veja Rio, os concursos “O futuro a gente faz agora” e “Instawalk Rio+20” reuniu instagramers de todo o Brasil na missão de registrar imagens inspirados na beleza natural do país tropical, do samba, do futebol e – se tudo der certo – da preservação do meio ambiente.

O primeiro desafio, “O futuro a gente faz agora”, reuniu mais de 7 mil fotos de usuários da rede social Instagram que, utilizando a hashtag #insta4riomais20 formaram uma galeria de fotos incrível. Desse total, 48 imagens foram selecionadas para uma exposição no primeiro Planeta no Parque carioca, durante o final de semana (de 16 a 17/06). Esse número, porém, foi muito pouco para ilustrar a qualidade e emoção que cada uma dessas muitas imagens carrega. Por isso, criamos um vídeo em homenagem aos igers que nos prestigiaram com seu olhar privilegiado. No post As belas imagens do concurso “O futuro a gente faz agora”, em vídeo você pode assistir e comentar.

Devido ao sucesso desse concurso, surgiu outro desafio, o “Instawalk Rio+20”, que levou os fotógrafos do Instagram para uma caminhada no contexto da Conferência das Nações Unidas. Convidados a dar um passeio pelo calçadão da Praia de Ipanema, conduzimos cerca de 100 igers – entre eles, os 48 vencedores d’ “O futuro a gente faz agora” – a uma expedição fotográfica à beira-mar que terminou no Arpoador – onde acontecia o Planeta no Parque.

Durante a caminhada, os instagramers deveriam registrar suas imagens inspirados em três temas: Pessoas, Detalhes e Paisagem. É claro que o resultado foi absolutamente satisfatório. Utilizando a hashtag #insta4desafioriomais20, diversas fotos inspiradoras e reveladoras foram postadas e, dessas, três venceram por maior número de “curtições” no Instagram.

Babi Lemos (@babilemos) foi a grande vencedora na categoria Pessoas. Sua foto foi curtida por 361 usuários. No tema Detalhe, Márcia Carpinelli (@mcarpinelli) recebeu 189 curtições. Por último, a iger @tatigrant_gf levou a melhor na categoria Paisagem, com 244 curtições. Vale a pena conferir, também, as fotos finalistas postadas no Instagram do Instaforfun (@intaforfun), que mostram o Rio de Janeiro através das lentes amadoras de seus visitantes e moradores.

Por fim, agradecimentos aos participantes: muito obrigada a cada um que esteve conosco, seja concorrendo com suas belas fotos, seja votando, seja organizando tudo isso, que fizeram da nossa Rio+20 um tremendo sucesso. Esse foi o começo, tem muito mais pela frente. Por isso, sigam nos acompanhando, colaborando e interagindo por meio do site Planeta Sustentável, sua versão para crianças, Meu Planetinha, nossa página no Facebook, no Twitter e no Instagram (@planetasustentavel). Valeu gente!

Leia também:
Instawalk: vencedores do concurso “O futuro a gente faz agora” se encontram para caminhada fotográfica
As belas imagens do concurso “O futuro a gente faz agora”, em vídeo
Conheça as 48 imagens da exposição ‘O futuro a gente faz agora’
Galeria de fotos: Confira as 48 imagens da exposição “O futuro a gente faz agora”

ver este postcomente

Show de Pedro Luís encerra Planeta no Parque Rio+20 Débora Spitzcovsky - 17/06/2012 às 20:00

O cantor e compositor Pedro Luís, cofundador do Monobloco, encerrou em grande estilo o Planeta no Parque Rio+20, que aconteceu nos dias 16 e 17/06 no Parque Garota de Ipanema. Com show que apresentou ao público seu primeiro trabalho solo, Tempo de Menino, Pedro Luís animou os visitantes do evento e aproveitou para deixar uma mensagem de conscientização para aqueles que o ouviam.

“O homem é o bicho que mais produz lixo no planeta. Está na hora de mudarmos de atitude. Começar no nosso microcosmo é a melhor maneira de fazer isso”, disse em cima do palco, entre uma música e outra.

Pedro Luís cantou por cerca de uma hora e meia e entre as canções que integraram sua setlist estava Tá?, que compôs em parceria com Roberta Sá e Carlos Menor. “Essa música fala a respeito do grau de responsabilidade do ser humano no processo de cuidado com o planeta. Quem tem mais responsabilidade sobre isso, se não nós, seres racionais?”, questionou o cantor, que disse ter o hábito de incluir mensagens de sustentabilidade em suas composições. “A cultura é uma interface fundamental no processo de conscientização”, disse.

Fotos: Fábio Nascimento

Leia também:
Primeiro dia do Planeta no Parque Rio+20 reúne mais de mil pessoas na Praia do Arpoador

ver este postcomente

Planeta no Parque 2012

O Planeta no Parque é um evento lúdico, com shows, dança, teatro, oficinas, caminhadas ecológicas e muitas outras atividades para todas as idades. Além de garantir muita curtição, a animada programação também convida o público a refletir sobre como levar uma vida mais sustentável, em um planeta melhor para todos. Aqui, sustentabilidade rima com alto-astral e muita diversão. Realizado pelo movimento Planeta Sustentável todos os anos, em São Paulo, o Planeta no Parque teve sua primeira edição fora da capital paulistana em junho deste ano, na Praia do Arpoador, RJ, paralela à Rio+20 - Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta no Parque 2012

Arquivos de posts