BLOGS |Planeta em Ação

Reportagem da NG Brasil é premiada pela 2ª vez: no Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade Suzana Camargo - 27/08/2014 às 12:31

reportagem-ng-brasil-premiada-planeta-em-acao

Esta é a segunda vez que o jornalista Julio Lamas (colaborador do Planeta Sustentável e autor do blog Urbanidades, neste site) sobe ao palco. No ano passado, ele já tinha recebido, junto com a equipe da National Geographic Brasil, o Prêmio de Jornalismo de Mobilidade Urbana Sustentável, no Rio de Janeiro, promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento pela reportagem Mobilidade Urbana: como desatar este nó?.

A matéria foi publicada em junho de 2013 na revista National Geographic Brasil, parceira do Planeta Sustentável. Nela, Julio mostra o caos da mobilidade urbana, mas também destaca e incentiva ideias que estão gerando bons resultados em outros países.

“Os impactos do planejamento que favorece o carro particular são visíveis, não apenas no caos do trânsito, mas na saúde e no comportamento do brasileiro, que demora quase 37% a mais de tempo no caminho do trabalho para a casa do que um morador de Xangai, de Tóquio ou de Paris, segundo o Ipea”, explica o jornalista.

Desta vez, seu texto ganhou o prêmio na categoria Reportagem Jornalística Impressa do Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade 2014. Ele concorreu com outras 276 reportagens e onze ficaram entre as finalistas.

Foto: divulgação Fecomércio

ver este postcomente

Agrisustenta 2014 em livro eletrônico, grátis no Iba e no aplicativo da Exame Suzana Camargo - 22/07/2014 às 13:57

livro-eletrônico-agrisustenta

Agricultura com sustentabilidade. Este é o grande desafio que o Brasil – e o mundo inteiro, deverão enfrentar nos próximos anos. Com o crescimento da população do planeta, será necessário alimentar mais pessoas, todavia, sem aumentar a extensão de áreas utilizadas pelo setor agropecuário.

Os agricultores brasileiros estão sendo pioneiros e já demonstram que, sim, é possível produzir mais e de forma sustentável. Para debater este assunto, durante quatro dias o Planeta Sustentável realizou, em junho deste ano, o evento Agrisustenta 2014 – Uma Revolução Tropical no Campo (pouco antes, já havia lançado o blog homônimo para tratar o assunto). 

Após intenso aprendizado e debates realizados sobre o tema por especialistas de todo o Brasil na sede da ESALQ-USP, em Piracicaba, é lançado agora o resultado mais durável deste encontro: o livro eletrônico Agrisustenta 2014. A publicação digital - disponível para computador, tablet e celular – é gratuita evidencia os pontos de convergência entre agricultura e sustentabilidade.

No total, são 298 páginas, 54 fotos, 34 vídeos, 26 gráficos e 19 publicações recomendadas. O livro eletrônico oferece de forma atraente uma visão atual dos desafios e oportunidades que a sustentabilidade traz para o agronegócio, seja o leitor profissional, estudante ou entusiasta do tema ou do setor.

O livro foi lançado com a última edição digital da revista Exame, disponível na AppStore, e também para download no Iba.

Para o Planeta Sustentável, o #AGRISUSTENTA 2014 e iniciativas semelhantes - ou com missões convergentes - podem e devem ser realizados com frequência e regularidade em benefício da difusão de conhecimento nessa área. Os desafios são numerosos. E as possibilidades também.​

E o tema não se esgota aqui. Continuaremos a atualizar essa discussão e a divulgar boas experiências no blog Agrisustenta, que tem curadoria da jornalista Liana John (que assina ainda o blog Biodiversatambém do site do Planeta Sustentável). Nele, você pode assistir algumas das apresentações e vídeos do evento na ESALQ, que começam a ser publicadas esta semana. Confira!

ver este postcomente

Novo Manual de Etiqueta: coisas que você não sabia sobre a água… Karen Tada - 04/06/2014 às 16:23

… E por que é importante cuidar bem dela. Há água no País, mas ela deixa de ser um recurso disponível a partir do momento em que não é administrada com a devida atenção. Mudar isso envolve novas atitudes, incluindo as suas.

capa-manual2014-vertical
Atualizado em 27/6/2014

O novo Manual de Etiqueta do Planeta Sustentável traz informações curiosas sobre a água, que explicam por que é importante lidar com ela de maneira inteligente. Talvez você até já esteja se sentido excessivamente bombardeado pelo assunto, principalmente se você vive na Grande São Paulo. Afinal, o que não faltou neste primeiro semestre de 2014 foram polêmicas e alertas sobre abastecimento, sobre a necessidade de um melhor planejamento, sobre quando essa crise vai passar.

Mas a água é uma questão essencial há tempos. Não se trata apenas de onde ela vem ou como a usamos, como também para onde ela vai depois de passar por nossas plantações, indústrias, escritório, casas, escolas. Ela determina onde e como escolhemos viver. Levantamos, então, alguns fatos que mostram como há muito mais aspectos conectados a ela do que seria de se supor à primeira vista.

Neste Manual, por exemplo, você vai saber que desde a Antiguidade há conflitos – e acordos – em torno do uso da água. Que, se boa parte da água de que dispomos é usada para produzir alimentos, então comer bem, sem desperdícios, já ajuda a poupar esse recurso. Que crianças sem acesso a água tratada e coleta de esgoto rendem menos nas escolas.

O Manual também dedica um bom espaço para falar dos rios invisíveis que correm sob as ruas. Rios e Ruas foi o tema do Planeta no Parque 2014, que aconteceu no finalzinho de maio. Feita em parceria com a mostra e a iniciativa de mesmo nome, aproveitamos o rico conteúdo desse evento para falar que, em São Paulo por exemplo, há mais de 300 rios escondidos, muitas vezes maltratados. Um pouco de esforço e eles poderiam vir novamente à tona, como um espaço de integração da paisagem urbana e seus moradores.

E por aí vai. A publicação, como sempre, contou com a colaboração de jornalistas, designers, ilustradores e especialistas dedicados a levar o debate pela sustentabilidade ao maior número possível de pessoas. O Manual é uma iniciativa tornada possível graças às empresas realizadoras do Planeta Sustentável: Abril Mídia, CPFL Energia, Bunge, Petrobras e Caixa. E contou com o apoio da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), da empresa de tintas Flint, da fabricante de papel e celulose StoraEnso e da Abril Gráfica.

O novo Manual de Etiqueta teve tiragem de 1,23 milhão de exemplares. Leitores de Veja e alguns assinantes de National Geographic Brasil receberam ou vão receber, antes do final de junho, os seus exemplares. Você também pode ler o Manual no site do Planeta.
Baixe aqui o seu exemplar gratuitamente e compartilhe!

_________________

IMPORTANTE
Ao contrário do que está em uma das notas da seção “O movimento da água no planeta” do Manual de Etiqueta, Itaipu é uma hidrelétrica a fio d´água. Segundo o site da Itaipu, “a barragem serve para criar o desnível para o acionamento das turbinas, já que seu reservatório tem pequeno volume quando comparado com a vazão do rio”.

ver este postcomente

Planeta em Ação

A programação do Planeta Sustentável é tão intensa que ganhou este blog em 2010. Aqui, você acompanha todas as ações e novidades do nosso movimento: encontros especiais, campanhas publicadas nas 40 revistas parceiras, notícias sobre patrocinadores e conselheiros, eventos (entre eles, o anual Planeta no Parque), publicações especiais como o Manual de Etiqueta Sustentável, prêmios recebidos, edições temáticas e muito mais. Este blog é atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL. Acompanhe!

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta em Ação

Arquivos de posts