BLOGS |Planeta em Ação

“Se o gibi Heróis do Clima não é revolucionário, é subversivo”, diz o cartunista Caco Galhardo Marina Maciel - 27/02/2015 às 19:50

se-gibi-herois-do-clima-nao-e-revolucionario-e-subversivo-diz-caco-galhardo_560

Depois da ótima repercussão do lançamento da história em quadrinhos “Heróis do Clima – A aventura e a Ciência por trás das Mudanças Climáticas” na COP20, a Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, realizada em dezembro, no Peru, o Planeta Sustentável programou mais dois lançamentos em São Paulo. Um deles aconteceu hoje, durante bate-papo com o cartunista Caco Galhardo na sede da Editora Abril, em São Paulo, nesta sexta-feira (27).

O encontro reuniu apenas convidados – entre eles, os alunos do Curso Abril de Jornalismo – e foi transmitido ao vivo, além de gravado na íntegra; assista no final deste post.

Entrevistado por Matthew Shirts, coordenador editorial da nossa iniciativa, Caco falou sobre o processo de criação do gibi e os maiores desafios do projeto, que faz parte da estratégia do Planeta Sustentável para a divulgação “pop” das mudanças climáticas.

“Desenhei o ‘Heróis do Clima’ em apenas seis meses, quase que em tempo recorde. Tive que me dedicar quase que exclusivamente ao gibi, apesar de manter minha tirinha diária (no jornal Folha de S.Paulo)”. Seu maior desafio, contou, foi traduzir as mudanças climáticas em quadrinhos e garantir o interesse do leitor. “Se você fala sobre aquecimento global em uma festa, está fadado a voltar para casa sozinho”, brincou o quadrinista.

“Tive que entrar como um ‘vírus’ no meio dessa história para produzir um gibi que fizesse as pessoas se interessarem, lerem, curtirem, entrarem nesse universo. A ameaça das mudanças no clima está aí, todos sabem. Lembro que entendi a gravidade do assunto quando Matthew contou que, se não pararmos o aquecimento do planeta logo, nada mais vai importar. Esta é a questão mais crucial no mundo – e, se não for resolvida, não teremos nenhuma outra para resolver daqui a 30 anos. Não vai ter mandioca frita!!! Então, embarquei nessa”, explicou. O resultado? Um vovô “maluco” que conta a história do clima para seu neto, em Marte, no ano 2072.

se-gibi-herois-do-clima-nao-e-revolucionario-e-subversivo-diz-caco-galhardo

O cartunista comparou a criação do gibi a um trabalho realizado nos anos 1990, sobre a prevenção ao vírus HIV, para a MTV. “Fizemos muitas campanhas de conscientização. Na época, as propagandas eram horrorosas e pessimistas, então trouxemos leveza para o tema. No ‘Heróis do Clima’ foi muito parecido. Com ele, retomei o trabalho de roteiro e de serviço de utilidade pública”.

Galhardo ressaltou que sentiu dificuldades em se esquivar da teoria da ciência do clima porque “Tem muita história legal de aventura nas pesquisas, de cientistas que se arriscaram. Tive que transformar isso em algo coloquial. Hoje, leio o quadrinho e acho legal. É um gibi sobre aquecimento global e consigo dar risada com ele! Se não é revolucionário, pelo menos, é subversivo”, destacou.

Ficou curioso para ler a HQ? Baixe agora a versão digital gratuita, disponível em português, inglês e espanhol. Se quiser a versão impressa do quadrinho, não perca o segundo lançamento do gibi. Será no dia 10/3, na GEEK.ETC.BR, da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo. O encontro será realizado às 18h, com sessão de autógrafos. Não perca!

Perdeu a transmissão ao vivo? Ou quer rever o bate-papo com Galhardo? Assista à gravação completa do encontro:

Fotos: Alfredo Brant

ver este postcomente

Caco Galhardo lança ‘Heróis do Clima’ em bate-papo na Editora Abril, com transmissão ao vivo Mônica Nunes - 23/02/2015 às 18:26

caco-galhardo-criando-herois-do-clima_560
Em dezembro de 2014, o Planeta Sustentável lançou o gibi Heróis do Climailustrado pelo cartunista Caco Galhardo – durante a COP20, a Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, em Lima, no Peru, com ótima repercussão.

Nos corredores da conferência – e fora dela, inclusive no avião de volta para o Brasil – registramos alguns dos primeiros fãs da história em quadrinhos que conta, com muito bom humor, as aventuras e a ciência por trás do aquecimento global (veja quem já leu o gibi na galeria de imagens, sempre atualizada com fotos de novos leitores).

Agora – na próxima sexta, 27/2, das 12h às 13h, nos Diálogos do Meio Dia -, reuniremos Caco Galhardo e Matthew Shirts, coordenador editorial do Planeta Sustentável, na sede da Editora Abril, para bate-papo sobre o processo de criação do gibi.

O encontro será só para convidados, mas quem tiver interesse pode acompanhar a conversa ao vivo pela home do site do Planeta Sustentável e também do Abril Insights. Não dá para ver nesse horário? Então, assista ao bate-papo na íntegra quando puder, nesse mesmo link.

E fique atento porque teremos mais um grande lançamento do nosso gibi do clima, em São Paulo: será no dia 10/3, a partir das 18h, na Livraria GEEK.ETC.BR (da Livraria Cultura), no Conjunto Nacional, em São Paulo/SP.

Baixe a versão digital - em português, inglês ou espanhol – e compartilhe esta história deliciosa sobre as mudanças climáticas.

Foto: Sofia Galhardo

Leia também:
As mudanças climáticas, em quadrinhos

meme-herois-15

ver este postcomente

Heróis do Clima… por partes Mônica Nunes - 06/02/2015 às 17:35

Para espalhar as histórias contadas no gibi do clima nas redes sociais do Planeta Sustentável – Facebook, Twitter, Google+ e Instagram – selecionamos 15 imagens com partes da história que, sozinhas, contam bons momentos da aventura e da ciência por trás das mudanças climáticas.

Abaixo, estão todas as peças, mas será ótimo se você nos acompanhar pela sua rede social favorita e compartilhar esta história com seus amigos, além da página que conta tudo sobre o gibi Heróis do Clima e apresenta as três versões para download: em português, inglês e espanhol.

Eis o primeiro ‘meme’ (abaixo), com parte da capa do gibi. Nele, o protagonista ficou escondido; aparece apenas seu neto, em passeio pelo planeta onde vive com seu avô. Adivinhe qual é?

meme-herois-15

///
Abaixo, os quatro pesquisadores que deram início aos estudos sobre as temperaturas na Terra, de 1768 a 1964:

meme-herois-8

meme-herois-9

meme-herois-10

meme-herois-11

///
A página do gibi (abaixo) explica como a concentração de carbono na atmosfera começou a reter calor, criando o famoso e temível efeito estufa

meme-herois-14

///
Olha só o vovô – protagonista do gibi – empolgadíssimo por poder contar tudo que sabe sobre aquecimento global para o neto. Nesta parte, ele conta sobre a Curva de Keeling – a mais famosa imagem das mudanças climáticas – mostrada logo abaixo, neste ‘meme’.

meme-herois-1

 

///
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) não poderia deixar de ser destacado na divulgação do gibi nas redes sociais do Planeta Sustentável. O quadro abaixo comenta o último relatório divulgado pelo painel, no ano passado. No seguinte, um pouco da história deste grupo que reúne cientistas do mundo todo.

meme-herois-2

meme-herois-4

meme-herois-4

///
Claro que Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e criador do movimento Climate Reality, não poderia faltar nesta deliciosa história. Ele é um dos grandes ativistas no combate às mudanças climáticas no mundo.   
meme-herois-3

///
O climatologista Michael Mann – e seu gráfico no formato de bumerangue – é ‘figurinha carimbada’ na história das mudanças climáticas. Por causa dele, o IPCC conseguiu “nocautear” os céticos (como mostra o ‘meme’ seguinte). Ele não poderia faltar, certo?

meme-herois-13

meme-herois-7

///
Abaixo, os eventos climáticos extremos – efeitos das mudanças climáticas no mundo, cada vez mais constantes – na visão do cartunista Caco Galhardo

meme-herois-5

///
Por último, a seca no Brasil comentada pelo gibi do clima, também por meio dos efeitos na agricultura. Mais uma prova de que as mudanças climáticas não são brincadeira.

meme-herois-6

meme-herois-12

Leia também:
Baixe, agora, as três versões dos Heróis do Clima

Veja quem já leu o gibi

ver este postcomente

Planeta em Ação

A programação do Planeta Sustentável é tão intensa que ganhou este blog em 2010. Aqui, você acompanha todas as ações e novidades do nosso movimento: encontros especiais, campanhas publicadas nas 40 revistas parceiras, notícias sobre patrocinadores e conselheiros, eventos (entre eles, o anual Planeta no Parque), publicações especiais como o Manual de Etiqueta Sustentável, prêmios recebidos, edições temáticas e muito mais. Este blog é atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL. Acompanhe!

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta em Ação