BLOGS |Planeta em Ação

Semana Abril de Jornalismo Ambiental: inscrições prorrogadas até 21/9. Participe! Marina Maciel - 10/09/2014 às 18:32

inscreva-se-semana-abril-jornalismo-ambiental

O Planeta Sustentável e o Curso Abril de Jornalismo lançaram, hoje, a Semana Abril de Jornalismo Ambiental para estudantes universitários de todas as áreas. O curso, que será realizado de 13 a 17/10, promoverá palestras e debates para tratar de algumas das questões mais relevantes do jornalismo ambiental.

As inscrições começam hoje e podem ser feitas até 21/09. É simples se inscrever:
1) Escreva uma sugestão de pauta para o site Planeta Sustentável, em até mil caracteres. O texto deve explicar se sua proposta é para a produção de reportagem, artigo, documentário, infográfico, ilustração, ensaio ou reportagem fotográfica.
2) Anexe currículo, incluindo links sobre você como, por exemplo, seu portfólio online, canais de vídeos, redes sociais etc.
3) Envie a sugestão de pauta e o currículo (ambos em arquivos PDF) para o e-mail jornalismoambiental@abril.com.br .

Além de assistir às palestras no auditório da Editora Abril, em São Paulo, os estudantes selecionados produzirão reportagens, reportagens, artigos, fotos, vídeos e infográficos. Os melhores trabalhos serão premiados com um curso exclusivo, ministrado pelo fotógrafo de natureza Luciano Candisani, em uma reserva da Mata Atlântica, em São Paulo.

Entre os palestrantes do curso, estão:
- o jornalista Caco de Paula, diretor do Planeta Sustentável;
- o jornalista Matthew Shirts, coordenador editorial do Planeta Sustentável;
- a jornalista ambiental Liana John, colaboradora do Planeta Sustentável, autora do blog Biodiversa e curadora do blog Agrisustenta;
- o fotógrafo, jornalista e biólogo Luciano Candisani, colaborador da revista National Geographic Brasil, nossa parceira, e conselheiro do Planeta Sustentável;
- o economista e ambientalista Sérgio Besserman;
- o professor do Instituto de Física da USP Paulo Artaxo;
- a diretora executiva da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros e ex-secretária adjunta de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Stela Goldstein;
- o artista Eduardo Srur, autor do projeto “As margens do Rio Pinheiros”;
- a jornalista Ana Luíza Herzog, editora da revista Exame, nossa parceira e
- a jornalista Mônica Nunes, editora e gerente de conteúdo do site do Planeta Sustentável.

Os nomes dos estudantes escolhidos serão divulgados no dia 06/10. Saiba mais sobre a Semana e o processo seletivo no site do Curso Abril de Jornalismo.

SEMANA ABRIL DE JORNALISMO AMBIENTAL
Data:
de 13 a 17/10, das 9h30 às 12h.
Quem pode participar: estudantes universitários de todas as áreas.
Inscrições:
até 21/09.

ver este postcomente

Reportagem do especial Nova Agricultura, da NG Brasil, é premiada Planeta Sustentável - 04/09/2014 às 16:18

os-tropicos-sao-um-modelo-560
A reportagem Os trópicos são um modelo - publicada em maio deste ano na edição especial Nova Agricultura, da revista National Geographic Brasil em parceria com o Planeta Sustentávelrecebeu o 2º lugar no 13º Prêmio de Jornalismo Massey Ferguson, na categoria revista. Na imagem acima, estão reproduzidas suas duas primeiras páginas.

A jornalista Liana John, autora do texto e blogueira (Biodiversa) do Planeta, recebeu como prêmio um tablet das mãos de Luiz Ghiggi, vice-presidente de Engenharia da AGCO América do Sul, em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 3 de setembro, na fábrica da Massey Ferguson/AGCO, em Canoas, Rio Grande do Sul.

A reportagem premiada faz parte da iniciativa Agrisustenta, do Planeta Sustentável, que desde março abre espaço em um blog (com curadoria de Liana) e outras publicações (como o livro eletrônico, resultado de expedição realizada em maio e disponível na Apple Store) para discutir agricultura e sustentabilidade. “Ao divulgar exemplos concretos, boas ideias, pesquisas e inovações, queremos mostrar ao público que produção agrícola e conservação ambiental não são atividades antagônicas, mas podem conciliadas, devem andar juntas e isso já é realidade no país”, diz a jornalista. “Apostamos numa longa série de reportagens – ainda em andamento – por acreditar que a boa informação ajuda a multiplicar as práticas agrícolas sustentáveis e estou muito feliz em saber que encontramos eco tanto entre ambientalistas como no setor agrícola, que agora nos premia”.

Os demais jornalistas premiados foram Ariosto Mesquita, da revista DBO, primeiro lugar na categoria revista; Mauro Zanatta de O Estado de S. Paulo, na categoria jornal; Carol Macário, do Diário Catarinense, na categoria multimídia; Edimar Soares, de o Povo; em fotojornalismo e César Dassie, do Globo Rural, em reportagem de TV. Também foram agraciados o estudante Paulo Palma Beraldo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Paloma Diaz Abásolo, do Chile, na recém-criada categoria América do Sul.

Na foto, abaixo, da esquerda para a direita: Luiz Ghiggi, vice-presidente de Engenharia da AGCO América do Sul, Ariosto Mesquita, Liana John e Denise Saueressig, respectivamente 1º, 2º e 3º lugares na categoria revista do 13º Premio de Jornalismo Massey Ferguson. 

premio-massey-ferguson-liana-john-ngbrasil-nova-agricultura-agosto2014-lindney-campiol

Foto: Lindney Campiol/Divulgação

ver este postcomente

Está no ar o blog Sustentabilidade na Escola, parceria entre Gestão Escolar e Planeta Sustentável Suzana Camargo - 01/09/2014 às 13:26

sustentabilidade-na-escola-560

A partir de hoje, 01/09, professores, gestores, educadores e todas as pessoas interessadas em oferecer às crianças uma educação melhor, de qualidade e que englobe os princípios de um mundo mais sustentável ganham um novo canal de conteúdo: o blog Sustentabilidade na Escola.

A iniciativa é resultado daparceria do site Gestão Escolar (Fundação Victor Civita) e do Planeta Sustentável , ambos da Editora Abril*.

A bióloga, gestora e educadora ambiental Andréde Ridder Vieira é a responsável pelo blog e o atualizará às segundas-feiras. Nos últimos 25 anos, ela tem trabalhado na formação de docentes – principalmente em escolas públicas – com questões ligadas à sustentabilidade. A especialista é fundadora e coordenadora geral do Instituto Supereco e já publicou diversas obras relacionadas ao tema, além de desenvolver parcerias com entidades comprometidas com a educação, como o Instituto Ayrton Senna.

Para Andrée, precisamos mudar a maneira como ensinamos nossos alunos por meio da reflexão, que deve estar no centro do debate. E a sustentabilidade tem papel essencial nesta discussão. “A educação para a sustentabilidade é a luz”, diz. “É pelo positivismo que vamos conseguir debater as questões planetárias com os pequenos”.

Todas as segundas-feiras, Andrée publicará um novo texto, reportagem ou vídeo contando e refletindo sobre uma nova experiência, que poderá ser compartilhada e disseminada pelos leitores. Quem quiser participar com sugestões e comentários, além de dividir suas histórias, pode fazê-lo em cada post publicado no blog.

*De 2008 ao primeiro semestre deste ano, o site da revista Nova Escola desenvolveu Planos de Aula com conteúdos do Planeta Sustentável e outras revistas da Editora Abril para abordar temas relacionados à sustentabilidade. A partir deste mês, o site Gestão Escolar dá sequência a esta parceria com a Fundação Victor Civita com o lançamento do blog Sustentabilidade na Escola, além de reportagens especiais que divulgaremos a cada publicação. Acompanhe.

*Instituto Supereco

Leia também:
A escola mais verde do mundo
Qual a melhor escola do Brasil?
Como fazer uma escola sustentável?

ver este postcomente

Planeta em Ação

A programação do Planeta Sustentável é tão intensa que ganhou este blog em 2010. Aqui, você acompanha todas as ações e novidades do nosso movimento: encontros especiais, campanhas publicadas nas 40 revistas parceiras, notícias sobre patrocinadores e conselheiros, eventos (entre eles, o anual Planeta no Parque), publicações especiais como o Manual de Etiqueta Sustentável, prêmios recebidos, edições temáticas e muito mais. Este blog é atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL. Acompanhe!

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta em Ação

Arquivos de posts