BLOGS |Planeta em Ação

Água e mudanças climáticas: edição especial da NG Brasil, em parceria com o Planeta Sustentável Marina Maciel - 27/05/2015 às 19:11

capa-national-geographic-edicao-agua-mudancas-climaticas

Afinal, o aquecimento global “tem seu dedo” nas crises hídricas que assolam o Brasil e o mundo? Como resolvê-las? Para responder estas e outras perguntas acerca do tema, a revista National Geographic Brasil, em parceria com o Planeta Sustentável, lançou a edição especial Água e Mudanças Climáticas este mês.

O especial “nasceu” ainda em 2014, quando o risco de falta de água começou a preocupar os paulistas, que enfrentam sua pior seca em 84 anos. Desde então, especialistas brasileiros e de todo o mundo deram suas opiniões e o resultado é este dossiê, rico em imagens.

Vamos dar um spoiler: entre as descobertas apontadas pela revista, há uma derradeira – as secas serão mais intensas e as chuvas também. Mas há uma boa notícia: já existem bons exemplos para se inspirar, como é o caso de Seul, na Coreia do Sul, e de outras cidades que passaram por problemas parecidos, enfrentaram-nos e se tornaram melhores.

Ficou curioso? Assista ao vídeo abaixo e tenha mais um “gostinho” da edição:

Garanta já o seu exemplar nas bancas ou a versão digital no iba ou na App Store!

ver este postcomente

Conheça os dois ganhadores do livro “Felicidade”, de Matthieu Ricard Marina Maciel - 27/05/2015 às 15:26

Terminou, na segunda-feira, o concurso cultural que vai premiar dois leitores do Planeta Sustentável com exemplares do livro Felicidade: a Prática do Bem Estar (à esquerda, na foto), escrito por Matthieu Ricard. O monge budista é perito no assunto: é considerado por cientistas o homem mais feliz do mundo!

O concurso marcou a vinda de Ricard ao Brasil para o lançamento de seu novo livro: A Revolução do Altruísmo (à direita, na foto), pela Associação Palas Athena, com apoio do Planeta Sustentável e do Hospital Albert Einstein. Na ocasião, o monge participou, no dia 18, de encontro na Editora Abril, onde falou sobre “Altruísmo e o Desafio Ambiental”.

Selecionamos os tweets de leitores que contavam o que mais gostaram do vídeo do encontro com Ricard (perdeu? Assista-o no final deste post!). Abaixo, conheça os autores:

@farbby
@Paulo_Perp

Parabéns aos vencedores e obrigado a todos que participaram! Se você não ganhou o livro, não fique triste. Em breve, faremos outros concurso cultural com o livro A Revolução do Altruísmo. Fique ligado!

Se você perdeu a palestra de Ricard, assista à gravação, abaixo:

ver este postcomente

Caco Galhardo e os Heróis do Clima no programa Repórter Eco Mônica Nunes - 22/05/2015 às 10:36

caco-galhardo-post-com-gibi-felipe-cotrim-caj-fev2015-2-560O aquecimento global chegou ao Repórter Eco com muito bom humor! No próximo domingo, 24/5, às 17h30 (com reprise no sábado, 30, às 8h05), o cartunista Caco Galhardo conta tudo sobre o sensacional gibi Heróis do Clima, que criou para o Planeta Sustentável.

Lançada em dezembro de 2014, por ocasião da COP20 – Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, no Peru -, a HQ tem narrativa leve, super bem humorada, com toques de ficção científica e conta a história de um avô cientista, que mora em Marte, em conversa com seu neto, um jovem muito curioso. Assim, eles explicam a trajetória da ciência do clima e como descobrimos que o planeta está esquentando.

No programa, Caco conta sobre o processo de criação do gibi. Depois de seis meses de mergulho nas informações dos cientistas que começaram a falar dos riscos do aumento de temperatura na Terra, provocado pela humanidade, nos anos 60, ele já tinha a história montada, com começo, meio e fim. “Quando o assunto é científico, você costuma trata-lo cheio de dedos, com respeito excessivo. E a gente queria exatamente derrubar esse didatismo”, destacou ele no programa.

O gibi está disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol – para download, em páginas especial, aqui, no site do Planeta.

Além de Caco Galhardo, o programa Repórter Eco recebe aluno da Escola Politécnica da USP que inventou aparelho para aquecer água e que funciona com o calor gerado pelo motor da geladeira, reduzindo gastos com energia elétrica. Também entrevista a cineasta Tatiana Tóffoli, diretora e roteirista do documentário Povo Indígena Baré, que revela que “os índios dessa etnia chegaram a um ponto em que não eram considerados nem índios, nem brancos. Ficaram sem identidade”.

Depois da exibição da reprise, em 30/5, o programa com Caco Galhardo ficará disponível no site da TV Cultura, na área dedicada às reportagens do Repórter Eco.

Foto: Felipe Cotrim

ver este postcomente

Planeta em Ação

A programação do Planeta Sustentável é tão intensa que ganhou este blog em 2010. Aqui, você acompanha todas as ações e novidades do nosso movimento: encontros especiais, campanhas publicadas nas 40 revistas parceiras, notícias sobre patrocinadores e conselheiros, eventos (entre eles, o anual Planeta no Parque), publicações especiais como o Manual de Etiqueta Sustentável, prêmios recebidos, edições temáticas e muito mais. Este blog é atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL. Acompanhe!

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta em Ação