BLOGS |Planeta em Ação

Concorra a 10 exemplares do gibi “Heróis do Clima”, autografados por Caco Galhardo Marina Maciel - 23/01/2015 às 11:16

HEROIS-WEBDOOR

Já leu nossa primeira história em quadrinhos, que lançamos em dezembro de 2014 em versão digital? Para celebrar o sucesso que o Heróis do Clima está fazendo, vamos dar dez exemplares impressos a nossos leitores. Com um detalhe: todos os gibis serão autografados pelo celebrado cartunista Caco Galhardo, autor da obra. E bota “plus” nisso!

Para estar entre um dos dez felizardos é simples: basta ler a versão digital da HQ (baixe agora neste link!) e nos contar o que achou na página “Concurso Cultural”, na fanpage do Planeta Sustentável no Facebook ou nos formulários que espalharemos no nosso Twitter e no nossa página do Google+. Simples assim!

Quer mais detalhes? A pergunta exata que você terá que responder, em até 500 caracteres, é: “O que mais chamou sua atenção no gibi “Heróis do Clima”? O que você mais gostou? Por que ficou mais fácil falar sobre mudanças climáticas depois da HQ?”.

E só! Conselho amigo: é melhor você enviar sua resposta rapidinho porque o concurso cultural começa hoje (23/01) e vai só até o dia 02/02. Leia o regulamento completo.

Se sua resposta for selecionada (capriche, hein?), sua selfie com o gibi pode ser publicada no site do Planeta Sustentável e no nosso Instagram! Quer ver quem mais está lendo a edição impressa do Heróis do Clima? Então, espie este post. Mas já dou este spoiler: tem Ban Ki-moon, Al Gore, Lord Nicholas Stern…

Boa sorte!

ver este postcomente

O que o Planeta Sustentável “aprontou” em 2014 Marina Maciel e Mônica Nunes - 19/12/2014 às 18:15

o-que-planeta-sustentavel-aprontou-2014

2014 não foi um ano fácil para a sustentabilidade (como mostramos em 11 fatos marcantes da sustentabilidade em 2014), mas talvez por isso mesmo foi muito rico de realizações para o Planeta Sustentável, sempre empenhado em abordar e “traduzir” o tema para você, leitor, da forma mais simples e clara possível, seja por meio de notícias, de publicações, de aplicativos ou de cursos.

Abaixo, listamos nove conquistas de 2014, um ano intenso (e muito proveitoso!) para nossa iniciativa:

1) LIVROS COM O SELO PLANETA SUSTENTÁVEL
De olho na questão da energia limpa, editamos, em março, o livro Biogás – A energia invisível, de autoria do engenheiro agrônomo Cícero Bley Jr., em parceria com a Itaipu e com o CIBiogás-ER.

Em abril, lançamos o livro Quando Negócios Não São Apenas Negócios, do cientista político John Gerard Ruggie. A obra debate como empresas podem e devem atuar respeitando os direitos humanos.

Também publicamos, em setembro, edição atualizada do livro Corporação 2020, do economista indiano Pavan Sukhdev. A nova edição ganhou do posfácio intitulado “A Corporação 2020 e os relatórios integrados”.

2) PARCERIAS QUE RESULTARAM EM MAIS LIVROS
Em março, apoiamos o lançamento da edição brasileira do livro O Divergente Positivo, da escritora e ativista ambiental Sara Parkin. A escocesa veio ao Brasil para os eventos de lançamento da obra - coeditada pelo Instituto Jatobás e pela Editora Peirópolis, com o apoio do Planeta Sustentável – e participou de bate-papo na sede da Editora Abril, com Fábio Barbosa, presidente da editora, e Matthew Shirts, coordenador editorial do Planeta.

Apoiamos também o lançamento do livro A Humanidade Contra as Cordas, do advogado brasileiro Eduardo Felipe Matias, doutor em Direito Internacional pela USP e ganhador de um Prêmio Jabuti.

3) EXPEDIÇÃO E LIVRO ELETRÔNICO “AGRISUSTENTA”
É possível cultivar e conservar? Para mostrar que a resposta para essa pergunta só pode ser “Sim, dá para manter a produtividade e a sustentabilidade no campo”, o Planeta Sustentável mergulhou no assunto, em três formatos: blog, evento e livro.

Em março, lançou o blog AgriSustenta, com a curadoria da jornalista ambiental Liana John (também autora do blog Biodiversa). Depois, entre 14 e 17/05, realizou o seminário Agrisustenta 2014 – A Revolução Tropical no Campo, que debateu,na sede da ESALQ-USP, em Piracicaba, agricultura sustentável.

O rico conteúdo gerado durante o encontro deu origem ao livro eletrônico AgriSustenta 2014 – disponível no aplicativo da revista Exame, na Apple Store –, que revela os principais desafios e oportunidades da agricultura no Brasil, de forma interativa. No blog, estão publicados vídeos produzidos durante esse encontro com todos os participantes, entre eles Pavan Sukhdev, Cícero Bley Jr. e José Vicente Caixeta Filho.

4) MANUAL DE ETIQUETA SOBRE ÁGUA
A água invadiu a imprensa e o cotidiano de todos os brasileiros este ano, principalmente no segundo semestre, quando a crise hídrica se alastrou e atingiu várias regiões, com destaque para a principal cidade do país, São Paulo. Mas, já em junho, o novo Manual de Etiqueta do Planeta Sustentável se dedicou ao tema com “13 coisas que você não sabia sobre a água e explicou por que é importante cuidar bem dela”. Perdeu essa edição? É só fazer o download gratuito agora e compartilhar!

5) LOJA VIRTUAL
Depois do lançamento de tantos livros bacanas – “A árvore do conhecimento não para de gerar frutos” -, em setembro, inauguramos a Loja Virtual, página disponível aqui, no site, que reúne livros de autores nacionais e internacionais, publicados pelo selo Planeta Sustentável ou em parceria com outras editoras.

6) SEMANA ABRIL DE JORNALISMO AMBIENTAL
Merece destaque a primeira edição da Semana Abril de Jornalismo Ambiental, que reuniu cerca de 100 jovens universitários de todo o país na sede da Editora Abril, em São Paulo. Realizado entre 13 e 17/10 pelo Planeta Sustentável e pelo Curso Abril de Jornalismo, o curso trouxe especialistas que abordaram as questões mais importantes do jornalismo ambiental, como preservação, economia verde e mudanças climáticas.

Veja, no vídeo abaixo, um resumo dessa experiência em alguns dos melhores momentos desse encontro:

7) CAMPANHA DO #DIADEDOAR
Para incentivar a cultura da doação, o Planeta Sustentável e a Editora Abril, em parceria com o Instituto Doar, juntaram-se às celebrações do movimento #DiaDeDoar e realizaram, em 28/11, encontro “Pessoas-Pão, Pessoas-Boca: o que a generosidade pode fazer por você”, com o educador Eugenio Mussak, considerado um dos maiores pensadores da atualidade. Assista ao encontro completo e se inspire!

O Planeta Sustentável também aderiu à campanha, não só com notícias e divulgação desse encontro: convidou seus blogueiros para escrever sobre o tema no mesmo dia, inspirado pelo movimento Blog Action Day.

8) HERÓIS DO CLIMA, NA COP20
Em dezembro, ainda estamos a pleno vapor e – importante!!! – sem perder o senso de humor. Na 20ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, a COP20, realizada em Lima, no Peru, lançamos nosso primeiro gibi, Heróis do Clima, assinado pelo celebrado cartunista Caco Galhardo.

Muita gente bacana aprovou a iniciativa e posou para fotos durante a conferência, com a HQ – que tem versões em português, inglês e espanhol – em mãos: Al Gore, Ban Ki-moon, Pavan Sukhdev, Lord Nicholas Stern, Izabella Teixeira e a Miss Earth estão entre elas. Veja as imagens aqui e baixe seu gibi gratuitamente!

9) VOZES DA MUDANÇA: A 3ª REVISTA DO CLIMA
Por fim, publicamos em dezembro o terceiro volume da série Revista do Clima, dedicada a esmiuçar as mudanças climáticas. Esta edição, com o tema “Vozes da Mudança: O Brasil na Economia de Baixo Carbono”, conta com uma grande reportagem do jornalista Roberto Amado, que ouviu pesquisadores e empresas que debatem a questão da mudança do clima, entre eles: Ricardo Abramovay, Paulo Artaxo, Carlos Nobre, BM&F Bovespa, CEBDs, FGV, CPFL e Votorantim.

Faça o download gratuito da revista! Perdeu as edições anteriores? Baixe o Volume 1 e o Volume 2 agora!

Esses bons momentos só reforçaram a nossa missão: disseminar informação e conhecimento para ajudar a encontrar soluções para os grandes desafios da atualidade.

E nossa equipe só tem a agradecer a você pela parceria neste sétimo ano da nossa iniciativa. Muito obrigado!

Foto: GraceOda/Creative Commons/Flickr

Leia também:
11 fatos marcantes da sustentabilidade em 2014
10 notícias que ‘bombaram’ nas redes sociais do Planeta Sustentável em 2014

ver este postcomente

Os Heróis do Clima na COP20, em Lima Mônica Nunes - 12/12/2014 às 17:30

Atualizado em 22/01/2015

Desde 2009, o Planeta Sustentável reúne jornalistas, especialistas e empresários para acompanhar de perto as Conferências de Mudancas Climáticas realizadas pela ONU. Mas, neste ano, nossa comitiva viajou à Lima, no Peru, parra paticipar da 20ªedição desse encontro, de uma forma ainda mais especial: lançar o gibi Heróis do Clima. 

Assinado pelo cartunista Caco Galhardo, a publicação conta a história do clima em linguagem simples e com muito bom humor, em três idiomas: português, inglês e espanhol (saiba mais em Heróis do Clima: as mudanças climáticas explicadas em quadrinhos e baixe as três versões do gibi aqui).

Compartilhamos nossa história em quadrinhos com o público da COP20 – pelos corredores e pavilhões – e também dos side events e registramos alguns desses momentos. A receptividade foi instantânea; é o que mostramos neste post com fotos de Caco de Paula, Mônica Nunes, Marina Maciel, Gabriela Moya e Rodrigo Gerhardt.

ilze-saunders-herois-clima-cop20

Ilzé Saunders, Miss Earth (South Africa), também ganhou exemplar do gibi “Climate Heroes”, durante voo de Lima para o Brasil, em 11/12

heroiis-do-clima-ativista-campanha-comida-vegana-cop20-dez2014

A vaquinha ativista da campanha pela alimentação vegana parou seu trabalho para exibir o exemplar de Heróis do Clima que acabara de receber, na entrada do Pentagonito, onde se realizou a COP20, em Lima, no Peru, em 10/12

DSC04654

Matthew Shirts, do Planeta Sustentável, entrega exemplar do gibi Heróis do Clima para astronauta da Nasa durante encontro da CI – Conservation International, em Lima, no Peru, em 11/12.

DSC04607

Ross Hamilton, diretor de desenvolvimento sustentável e clima da ICMM – International Council on Mining & Metals, durante encontro da CI – Conservation International, em Lima, no Peru, em 11/12

DSC04622

Sandra Dal Fiume, da ONG Conservation International do Peru, e Dora Samaniego, do Departamento de Florestas, Ciências e Negócios da Universidade de Helsinki, na Finlândia, durante evento da CI, em Lima, no Peru, em 11/12

DSC04631

Pedro Luiz Fernandes, presidente regional da Novozymes Latin America, esteve presente ao encontro da Conservation International e garantiu seu exemplar do gibi Heróis do Clima, em Lima, no Peru, 11/12

DSC04619

As duas filipinas da foto apreciaram a iniciativa do Planeta Sustentável durante o evento da CI – Conservation International, em Lima, no Peru, em 11/12: Alaya M. de Leon, é advogada especialista em ambiente e clima, e Alexandra F. Siojo, também especialista em ambiente, é sua assistente.

Melanie Heath, diretora de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas da Bird Life International, também esteve no encontro da CI e ganhou exemplar dos Heróis do Clima, em Lima, no Peru, em 11/12

alunos-herois-do-clima-cop20

Alunos do Segundo Ano do Liceu Naval Capitan de Navio German Astete visitaram a COP20 e curtiram os Heroes del Clima do Planeta Sustentável, em 11/12

DSC04662

A modelo que trabalhava no estande do governo do Peru, durante a COP20, também quis posar com seu exemplar dos Heroes del Clima, em Lima, no Peru, em 10/12

mauricio-braga-meira-gilvan-sampaio-herois-do-clima-cop20

Encontramos Mauricio Braga Meira, da Geo Consult, e Luiz Gylvan Meira Filho, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e do Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciências Atmosféricas da USP, nos jardins do Pentagonito, durante a COP20, em 9/12


Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, no painel “Carbon Pricing” do evento “Caring for Climate”, na COP20, em 9/12

achim-steiner-herois-clima-cop20

Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), depois de participar do painel “Carbon Pricing” do evento “Caring for Climate”, na COP20, em 9/12

A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, parou o corre-corre durante a COP20 para conhecer o gibi Heróis do Clima e posou para Caco de Paula com seu exemplar em português, 9/12

al-gore-herois-do-clima-cop20

Ex-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, Al Gore também garantiu seu exemplar de Heróis do Clima, em inglês! Na foto, com Matthew Shirts do Planeta Sustentável, logo após sua apresentação - Climate Reality - na COP20, em 10/12

equipe-planeta-sustentavel-herois-do-clima-cop20-560-c

Comitiva do Planeta Sustentável na frente do Pavilhão onde se realizou a COP20, no Pentagonito, assim que chegou à Lima, no Peru, em 4/12

eduardo-goes-neves-herois-do-clima-cop20

O arqueólogo Eduardo Góes Neves, da Universidade de São Paulo (USP) – que integrou a comitiva do Planeta Sustentável - e seu fiho Luca Schooss, em Lima, em 8/12

pavan-sukhdev-herois-do-clima-cop20

O economista Pavan Sukhdev, autor do livro Corporação 2020 publicado pelo Planeta Sustentável, na COP20, em 8/12

ewerton-lucerno-herois-do-clima-cop20

Encontramos o diplomata Everton Lucero, chefe da Divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Itamaraty e negociador pelo Brasil, nos jardins da COP20, em 8/12, com um exemplar de Heróis do Clima e a terceira edição da Revista do Clima, também do Planeta Sustentável

alfredo-sirkis-herois-do-clima-cop20

O deputado federal Alfredo Sirkis, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, na porta do estande da Delegação Brasileira na COP20, em 8/12

anne-lise-meurier-herois-do-clima-cop20

Anne-Lise Meurier, estagiária de política regional da Secretaria-Geral dos Assuntos Europeus do Primeiro Ministro da França, na COP20, em 8/12

whatsapp6

Andrés Cerna Campos, integrante da equipe de apoio da COP20, em 8/12

Guineverre Alvarez, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, nos jardins da COP20, em 8/12

lucas-tolentino-herois-do-clima-cop20

Lucas Tolentino, jornalista do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, no estande da Delegação Brasileira na COP20, em 8/12

tinilau-soseala-herois-do-clima-cop20

Tinilau Soseala, diretor de comunicação e conhecimento do Programa de Ação Nacional de Adaptação (NAPA) de Tuvalu (Polinésia), na COP20, em 8/12

gayati-naraine-e-valeriane-bernard-herois-do-clima-cop20

Gayati Naraine e Valeriane Bernard, representantes da Universidade Espiritual Brahma Kumaris na ONU, em Nova York, EUA, e Genebra, respectivamente. Gayati também representa a mesma instituição na Unicef. Nos jardins da COP20, em 8/12

jorge-soto-herois-do-clima-cop20

Jorge Soto, diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem, no evento “Caring for Climate”, realizado no Jockey Clube com o apoio do Global Compact, em 8/12

brice-lalonde-herois-do-clima-cop20

Brice Lalonde, conselheiro especial do Global Compact, vibrou com o gibi durante o evento “Caring for Climate”, em 8/12 

lord-nicholas-stern-herois-do-clima-cop20

Lord Nicholas Stern, no evento “Caring for Climate”, com Matthew Shirts e Caco de Paula, do Planeta Sustentável, em 8/12

Lisle Ferreira, coordenadora de comunicação do Global Compact (NY), curtiu os Heróis do Clima na versão em inglês, no evento “Caring for Climate”, em 8/12

tasso-azevedo-herois-do-clima-cop20

Tasso de Azevedo, consultor, curador do Blog do Clima e conselheiro do Planeta Sustentável, exibe seus gibis (nas três línguas), logo depois de conversar com os integrantes da comitiva do Planeta Sustentável sobre as negociações na COP20, em Lima, no Peru, em 05/12

margaret-groff-herois-do-clima-cop20

Margaret Groff, diretora financeira de Itaipu, no evento “Caring for Climate”, em 8/12

renata-deac-herois-do-clima-cop20

Renata Deac, superintendente de sustentabilidade do Itaú/Unibanco, também garantiu seu exemplar dos Heróis do Clima, entregue por Matthew Shirts, do Planeta Sustentável, durante o evento “Caring for Climate”, em 8/12

yolanda-kakabadse-herois-clima-cop20

Yolanda Kakabadse, presidente do conselho do WWF Internacional, também gostou dos Heróis do Clima (em inglês), que ganhou no evento Caring for Climate, durante a COP20, em 8/12

joanne-yawitch-herois-clima-cop20

Heróis do Clima, em inglês, nas mãos de Joanne Yawitch, da National Business Initiative South Africa, no evento Caring for Climate, durante a COP20, em 8/12.

equipe-planeta-sustentavel2-herois-do-clima-cop20

O chef Miguel Romero, do restaurante Pescados Capitales, posa com seu gibi Heroes del Clima, na companhia da comitiva do Planeta Sustentável, em Lima, Peru, em 9/12

ver este postcomente

Planeta em Ação

A programação do Planeta Sustentável é tão intensa que ganhou este blog em 2010. Aqui, você acompanha todas as ações e novidades do nosso movimento: encontros especiais, campanhas publicadas nas 40 revistas parceiras, notícias sobre patrocinadores e conselheiros, eventos (entre eles, o anual Planeta no Parque), publicações especiais como o Manual de Etiqueta Sustentável, prêmios recebidos, edições temáticas e muito mais. Este blog é atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL. Acompanhe!

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta em Ação