BLOGS |Planeta em Ação

Campanha divulga os Dez Princípios do Pacto Global Chiaki Karen Tada - 23/03/2015 às 12:10

campanha-divulga-os-dez-principios-do-pacto-global-560

As empresas são cada vez mais reconhecidas como atores que podem promover mudanças significativas — para melhor — na sociedade. Uma das provas disso é que, em 2000, a ONU criou o Global Compact, ou Pacto Global, iniciativa que convida organizações corporativas de todo o mundo a adotarem dez princípios, baseados nos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, em suas práticas empresariais.

Hoje, o Pacto Global reúne mais de 8 mil organizações em 141 países, articuladas em redes locais. No Brasil, conta com mais de 650 signatários. As corporações envolvidas com o Pacto Global assumem o compromisso voluntário de, por exemplo, buscar eliminar a discriminação no trabalho e promover tecnologias ambientalmente responsáveis.

O Planeta Sustentável e a Rede Brasileira do Pacto Global associaram-se para divulgar esses dez princípios, em uma campanha que resultou na página dupla que você vê neste post, veiculada em revistas da Abrill: Exame (edição de 26 de março),  Exame PME (publicada em fevereiro) e Você S/A (também de fevereiro).

“Os dez princípios do Pacto Global falam sobre direitos humanos e trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A parceria entre a Rede Brasileira do Pacto Global e o Planeta Sustentável permitirá divulgar esses valores para empresas que queiram incorporá-los em suas estratégias de negócio”, afirma Renata Seabra, diretora executiva da Rede Brasileira.

Esta não é a primeira vez que o Pacto e o Planeta atuam juntos. O Pacto Global apoiou iniciativas como a Revista do Clima – Vozes da Mudança, publicada pelo Planeta Sustentável em dezembro de 2014, que traz as reflexões e opiniões dos principais atores brasileiros (empresas, governo, pesquisadores e ONGs) envolvidos na questão das mudanças climáticas, e o terceiro  Seminário sobre Mudanças Climáticas que o Planeta promoveu em outubro do ano passado.

Também apoia, junto com outros parceiros, a história em quadrinhos Heróis do Clima, de Caco Galhardo, que o Planeta Sustentável lançou recentemente.

Recentemente, o Grupo Abril assumiu a presidência da Rede Brasileira para o período de 2015 e 2016, representado por Caco de Paula, diretor do Planeta Sustentável e também do Educar para Crescer. Ou seja, esperamos realizar mais ações e reflexões conjuntas e produtivas com o Pacto Global.

ver este postcomente

Mais 10 ganhadores do gibi “Heróis do Clima”, autografados por Caco Galhardo Marina Maciel - 19/03/2015 às 18:01

HEROIS-WEBDOOR

Terminou o concurso cultural que vai premiar mais 10 leitores com gibis Heróis do Clima, com um detalhe especial: todos autografados pelo cartunista Caco Galhardo, autor da história em quadrinhos. Lançada pelo Planeta Sustentável em dezembro de 2014, durante a COP20, em Lima, no Peru, o gibi conta a história da ciência do clima de forma descontraída e pra lá de irreverente.

Abaixo, leia as frases vencedoras do concurso e conheça os 10 felizardos que receberão seus exemplares da HQ em casa, em breve:

Entendeu? Quer que eu desenhe? Era exatamente o que faltava para ajudar a entender em poucas palavras milhares de informações. Assim fazendo-se de fácil entendimento e de forma divertida, sem ser cansativo e desmotivador. Um desenho expressa mil palavras.
Sonia Maria Ramires de Souza

O gibi conta de forma agradável a mudança climática para todas as idades. Inclusive vou usar nas minhas aulas de pós-graduação. Eu trabalho na área ambiental há 30 anos e me fascinei com o gibi. Entendi como falar de forma simples algo que meus alunos teriam dificuldade de compreender. Ele nos coloca no lugar e na hora certa dentro da estória e história. A maneira que o avô conta é divertidíssima e ao mesmo tempo triste, mas apresenta a problemática mundial e nos faz refletir. Emocionada com a publicação, rogo que mais temas ambientais sejam abordados dessa forma.
Elma Nery de Lima Romanó           

Porque essa é a melhor maneira de aprender tudo nesta vida: com animação e bom humor, com alegria e positivismo… Mesmo quando o assunto é alarmante.
Carlos Canelhas

Minha filha aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica. Quero provocar o interesse dela, quero que ela se torne consciente do que acontece com nosso Planeta. E o desenho é a melhor forma de conseguir.
Sylvia A de Oliveira Hames

Porque é lúdico, divertido e muito instrutivo, além de aguçar nossa imaginação, interesse e de nos dar consciência sobre o tema das mudanças climáticas.
Isadora Cardoso Vasconcelos

A viagem da leitura é a maior e melhor aventura que o leitor pode se dar como presente, mas o gibi é o modo mais acolhedor e simples de se chegar à compreensão, já que é mais fácil de entender.
Marcos Roberto Silveira da Silveira

A caracterização do espaço trouxe humor, vida e uma reflexão sobre o planeta, facilitando e divertindo o entendimento do assunto. A história, que se passa em marte, mostra, por meio de imagens, como é triste a vida em outro planeta que não possui um terço da nossa riqueza natural. A leitura dos quadrinhos nos traz uma reflexão sobre o tema, o futuro do mundo e a necessidade de discutir sobre as mudanças e o rumo da humanidade na Terra.
Pietro Giordano Di Burlina

Porque ludicidade aguça e sensibiliza a mente.
Gisele Cardoso Cordeiro

Com ilustrações e diálogos compreensíveis, podemos entender a grandeza da ameaça das mudanças climáticas á nossa biodiversidade brasileira e global, sensibilizando e conscientizando o público com as futuras gerações.
Denilson Rodrigo Vieira Branco

Porque esse gibi Heróis do Clima tornou muito mais divertido o aprendizado sobre mudanças climáticas.
Luciano Carlos Oliveira Soares

Parabéns aos vencedores e obrigado a todos que participaram! Se você ainda não leu o gibi, baixe agora a versão digital gratuita, disponível em português, inglês e espanhol.

Os ganhadores serão convidados a enviar uma selfie com o gibi, que pode ser publicada no site do Planeta Sustentável e no nosso Instagram! Pode tirar a foto fazendo pose, mesmo, que nem o Ban Ki-moon, o Al Gore, o Lord Nicholas Stern e outras celebridades ambientais que já posaram com a HQ (dê uma espiadinha neste post).

ver este postcomente

Papo rápido com Caco Galhardo Dagomir Marquezi* - 16/03/2015 às 15:52

herois-do-clima-caco-galhardo-retrato-ilustracao-minientrevista-marco2015*Nota da editora: Para escrever sua resenha sobre o gibi Heróis do Clima, o escritor, roteirista e jornalista Dagomir Marquezi bateu um papo rápido com o cartunista Caco Galhardo, que rendeu esta pequena e deliciosa entrevista.

 

Você cortou mais ou menos metade do roteiro original do gibi. Que tipo de material ficou de fora?
A pesquisa era extensa, o assunto muito amplo, tudo era importante, mas não cabia em um gibi. Então tinha de rolar um desapego, passar tudo para uma linguagem bem coloquial e deixar a narrativa mais leve possível. Ficou só o que achamos essencial.

As figuras do neto e do avô já existiam no roteiro original?
A ideia surgiu num café, a gente precisava de algum recurso para fugir do tom professoral e uma conversa entre amigos, ou parentes resolveria a questão. Chegamos na velha fórmula do vovô tarado que conta a história do aquecimento global para o netinho. Em Marte!

Existem ideias para um “Heróis do Clima – Parte 2″?
Estamos muito animados com o resultado do gibi e mais ainda com a possibilidade de uma continuação. Mas nada foi acertado. Por enquanto, é centrar os esforços na divulgação deste gibi.

Você usa papel ou desenha direto no computador?
Desenho tudo em papel. Por conta do curto prazo, chamamos um finalizador para colorir e finalizar no Photoshop.

Qual seu processo de trabalho numa publicação como esta? Planeja tudo ou deixa espaço para improvisações?
Foram vários encontros com o Alessandro Meiguins, responsável pelo roteiro, até chegarmos na versão final. Foi tudo muito trabalhado. Do roteiro para o papel, rolam algumas mudanças, improvisos, tive total liberdade para trabalhar.

Aconteceu algum ponto da narrativa que gerou alguma divergência quanto ao caminho a ser seguido?
Fizemos uma primeira versão e mostramos para o Caco de Paula, diretor do Planeta Sustentável. A versão ainda estava travada, muito apegada ao catatau de informações. O Caco deu a direção, não podia ser uma HQ didática. Tínhamos de fazer pra nós mesmos. A gente tinha de curtir. Era o que a gente precisava, desse empurrão libertador. Daí pra frente, tudo fluiu.

Quais os seus artistas de quadrinhos favoritos?
Matt Groening (nota: o criador dos Simpsons).

__

Baixe agora as versões digitais em português, inglês e espanhol e compartilhe! Neste link, você ainda acompanha todas as ações que envolveram o gibi até agora – lançamentos, concursos, resenhas – e o que ainda será feito

ver este postcomente

Planeta em Ação

A programação do Planeta Sustentável é tão intensa que ganhou este blog em 2010. Aqui, você acompanha todas as ações e novidades do nosso movimento: encontros especiais, campanhas publicadas nas 40 revistas parceiras, notícias sobre patrocinadores e conselheiros, eventos (entre eles, o anual Planeta no Parque), publicações especiais como o Manual de Etiqueta Sustentável, prêmios recebidos, edições temáticas e muito mais. Este blog é atualizado pela REDAÇÃO DO PLANETA SUSTENTÁVEL. Acompanhe!

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Planeta em Ação