BLOGS |Gaiatos e Gaianos

Forno de pizza de barro Giuliana Capello - 17/02/2009 às 10:47

Aí vai uma sugestão bacana para o seu fim de semana. Que tal fazer um forno de pizza de barro na sua casa? Isso mesmo. Chega de botar a mão só na massa. A onda agora é botar a mão no barro e fazer o próprio forno de pizza. Garanto a você: o sabor das redondas vai ficar muito mais especial.

A tarefa não é complicada nem pesada, mas pode ficar mais divertida se você chamar os amigos para participar da ‘pizzada’ diferente. Tudo começa com a escolha do local onde será construído o forno. O ideal é que ele fique sobre uma superfície ou bancada de pedra, para receber as pizzas e suportar bem a queima em alta temperatura.

O passo seguinte lembra brincadeira de criança. Já ergueu castelinhos de areia na praia? Pois é isso mesmo que você irá fazer. Sobre a superfície de pedra, construa um castelinho circular com uma mistura bem úmida (para não desmoronar) de areia e água. Não há um tamanho certo para se fazer mas, só para dar uma referência, você pode pensar em algo em torno de 60 cm de diâmetro e altura semelhante.

Depois, próximo ao castelinho, prepare a massa de barro, misturando terra, areia, palha de arroz ou de bambu (que são as folhas) e água. Para misturar os materiais, arrume uma lona grossa de 2 x 2 m, por exemplo. Assim, você evita desperdícios e organiza melhor seu “canteiro de obra”. A palha ajuda a dar mais resistência à estrutura do forno. Importante: a mistura de terra e areia deve ser bem plástica, para que você possa moldá-la com facilidade. Em geral, a proporção fica em torno de 50% de argila e 50% de areia, mas com o tempo você descobre intuitivamente a consistência ideal para a massa. Só lembrando que a terra utilizada não é orgânica, ou seja, não é aquela terra boa para plantio, mas sim uma terra mais com cara de argila de modelar, ok? Misture os “ingredientes” e faça uma roda com os amigos para pisar a massa até que ela fique bem homogênea.

Pronto? É hora, então, de cobrir o castelinho de areia com a mistura. Com a mão, faça pequenos pãezinhos com a mistura e vá, de baixo para cima, cobrindo seu castelo de areia. Para ficar mais lúdico e criativo, você pode inventar desenhos e relevos no seu forno, como este que você vê aí na foto. (Este aqui foi construído durante um curso de Permacultura em Botucatu, ministrado pelo Thomaz Lotufo no Sítio Beira Serra, Unesp/Ciências Agrárias e Moradia Estudantil).

Já vi fornos desse tipo que receberam açúcar na massa. Estranho, não? Mas faz sentido. Quando se faz a queima do forno, o açúcar da mistura se cristaliza, vitrificando a área interna do forno e – dizem os mais experientes – aumentando sua resistência.

Se o local do forno tiver uma cobertura que evite o contato direto com sol e chuva, sua duração tenderá a ser maior. Mas essa condição não impede que seu forno fique sem proteção, já que o barro aguenta bem as intempéries, especialmente se receber externamente uma demão de óleo de cozinha com cal, que age como hidrorrepelente.

Também é possível fazer um mosaico bem colorido no seu forno, utilizando cacos de cerâmica, ou pintá-lo com uma tinta natural, à base de terra. Invente! Já vi forno em forma de sapo, joaninha, tartaruga…

Ah, sim! Ia me esquecendo! Você precisa deixar um buraco para receber as pizzas…por mais óbvio que isso possa parecer. E também um buraco na parte posterior do forno, para que se possa encaixar uma chaminé. Muito alternativo? Demais! Acho que esse é o grande barato desse forno. Só experimentando para saber…

Espere o barro secar bem para retirar, com ajuda de uma pá, a terra que serviu de castelinho. Limpe bem e pronto! Está na hora de botar fogo, lavar as mãos e preparar a outra massa… de pizza ou de pão. Bom apetite!

 

ver este postcomente
Comentários

26/02/2009 às 00:00 null - diz:

cleando pereira – diz:Olá pessoal esta ideia e um barrato esta no meu projeto para fazer um, super pratico.valeu amigo Grato Cleando locaçõesporto seguro ba

25/03/2009 às 00:00 Anonymous - diz:

luiz alves – diz:Olá a ideia e otima, o fundo pode ser feito com o proprio barro do forno.

25/03/2009 às 00:00 Anonymous - diz:

luiz alves – diz:luiz alves – diz:Olá a ideia e otima, o fundo pode ser feito com o proprio barro do forno.

29/03/2009 às 00:00 Anonymous - diz:

Danilo Camp – diz: Olá amigos inventores, essa é da Pizza… apartir de julho em minha nova pizzaria ,lá estará um bello forno assim como estes.

03/04/2009 às 19:17 Anonymous - diz:

Carina Crelier – diz:Olá Giu,tudo bem?É a Carina, do Gaia!Estou procurando alguem para fazer um forno de pizza na minha casa, claro que pretendo botar a mão na massa, mas preciso de alguem com experiencia para garantir a funcionalidade e para tudo não desmoronar.heheVocê pode me indicar alguém?Beijos,Carina

06/04/2009 às 10:21 Anonymous - diz:

Giuliana – diz:Oi, Carina! Quanto tempo! Saudade… Que legal você querer um forno desses na sua casa. Olha, talvez fosse bacana aproveitar a deixa para reunir um pessoal do Gaia Education, não? Eu também poderia ajudar, mas o detalhe é que nos fins de semana estou sempre em Piracaia, cuidando da casa na ecovila… Então, como sugestão, que tal procurar o povo da Casa dos Hólons ou o Francisco Lima e o Edoardo Aranha, da Archidomus? Na internet você encontra o contato deles. Tomara que dê tudo certo. Boa sorte e beijão pra você!

02/05/2009 às 19:02 Anonymous - diz:

MARIA – ARACRUZ ES – diz:QUE BACANA. É UMA IDÉIA DIVERTIDA E PROVEITOSA, ALÉM DA PRATICIDADE DE SE FAZER DELÍCIAS SEM GASTAR MUITO DINHEIRO; DICAS ASSIM SÃO BEM VINDAS…

17/05/2009 às 20:50 Anonymous - diz:

MARCOS – diz:muito louca a ideia, estou a horas procurando um tipo de forno. legal demais.

20/05/2009 às 20:45 Anonymous - diz:

thiago baldan – diz:Pô eu já estava para começar a construir um forno novo em minha pizzaria na cidade do Guarujá (rua São Paulo 850 enseada )e vou pensar bem nessa idéia…valewwwwwwww

01/07/2009 às 22:57 Anonymous - diz:

EDSON FERREIRA DE SOUZA Рdiz: ola,gostaria de saber mais informa̵̤es , como posso botar este forno em uma bancada e se tem como fazer junto um fog̣o a lenha .obs: trabalho c/residuo ferro ,pedra e madeira tenho algumas fotos http://www.filmeje.com (fazendo arte ).

10/07/2009 às 11:46 Anonymous - diz:

Tiago Naizer dos Santos – diz:ótima idéia,muito saudavel tambem,divertido é estar proximo da naturesa e compartilhar o que o nosso passado viveu, gosto muito de fogo, fogoes e fogueiras quando tiverem novidades nesse campo, por favor me mostrem,obrigado e tchau tiago.

10/07/2009 às 13:38 Anonymous - diz:

Abimael – diz:Ótima ideia, estava a procura e não achava nada que desse ideia de como construir um forno, já fiz um fogão a lenha e agora vou fazer o forno de barro com esse formato, gostaria de saber se eu moer um cupinzeiro e com a sua terra fazer a massa daria certopensei em ate misturar nessa massa açucar. Sera que dara certo?Tchau bima

10/07/2009 às 13:39 Anonymous - diz:

Abimael – diz:Abimael – diz:Ótima ideia, estava a procura e não achava nada que desse ideia de como construir um forno, já fiz um fogão a lenha e agora vou fazer o forno de barro com esse formato, gostaria de saber se eu moer um cupinzeiro e com a sua terra fazer a massa daria certopensei em ate misturar nessa massa açucar. Sera que dara certo?Tchau bima

21/08/2009 às 20:17 Anonymous - diz:

nilton – diz:gostei! vou experimentar. estou procurando modelos e medidas para construir um forno, acho que essa ideia é a melhor que encontrei até agora. parabens pessoal

29/08/2009 às 18:34 Anonymous - diz:

Helba – diz:Foi fazer o forno e estou com dúvidas: Que tipo de estabelecimento eu compro esta terra que parece com a argila? A areia pode ser daquelas finas de embossar parede? Posso trocar a terra por argila? Quanto tempo o forno precisa para secar antes de fazer a queima para selar? Bem cuidado, quanto tempo dura este forno? A pintura posso usar pó de urucum? Obrigada pelas dicas, há muito procurava sobre fornos e não me conformava com aqueles construídos com tijolos, engenharia etc… Média de 2.000

03/09/2009 às 00:27 Anonymous - diz:

Patricia Terranova – diz:Oi, amei a idéia, eh perfeita, meu pai fez o nosso qdo eramos pequenos eu só nao sabia como dar a “base”, amei saber, vou construir o meu e depois volto aqui para ver se dou coragem a dona Carina (seu casaco está aqui em casa sua sumida) que devia chamar um povo, inclusive eu para ajuda-la!

03/09/2009 às 00:31 Anonymous - diz:

Patricia Terranova – diz:Oi Giuliana, vc saberia dizer uma ideia da quantidade de açucar que se mistura na massa?

17/09/2009 às 11:25 Anonymous - diz:

julio – diz:Forno de barro

20/09/2009 às 08:43 Anonymous - diz:

GiuliannoCastor – diz:olá Giu, “muito 10″ o teu blog e os trabalhos em prol de um planeta melhor… parabéns..!

07/10/2009 às 22:23 Anonymous - diz:

vety – diz:obrigada por compartilhar algo maravilhoso como essa obra a natureza agradece abraço.

13/11/2009 às 14:28 Anonymous - diz:

rosangela – diz:estou a procura de um modelo de forno p.assar bolos ele e como se fosse em uma mesa.

17/01/2012 às 17:34 tim pereira - diz:

Que tipo de estabelecimento eu compro esta terra que parece com a argila? A areia pode ser daquelas finas de embossar parede? Posso trocar a terra por argila? Quanto tempo o forno precisa para secar antes de fazer a queima para selar? Bem cuidado, quanto tempo dura este forno? A pintura posso usar pó de urucum? Obrigada pelas dicas, há muito procurava sobre fornos e não me conformava com aqueles construídos com tijolos.

17/01/2012 às 17:54 tim pereira - diz:

olá, me diga por favor à base pode ser de barro com pedra nº2 de construção

18/06/2012 às 09:16 janaina dias - diz:

sou mineira de BH gostaria se saber as medidas incluindo a de açucar pois sempre quis ter um forno desses em casa,peço ao meu marido mais ele ainda nada de fazer quero surpriende-lo quando chegar em casa…obrigada

30/01/2013 às 13:08 Nirvando - diz:

Caramba, + ecológico impossível, pretendo construir um, genial, valeu….

15/05/2013 às 12:30 edna brito - diz:

adorei quero construir um me ajude

22/05/2013 às 14:39 rodrigo - diz:

SHOW! Estou prestes a construir um, porém, usando o material do cupinzeiro, misturando com serragem, açúcar e palha feno, torço para que funcione.

14/09/2013 às 22:21 Deborah - diz:

Simplesmente o que eu procurava. Algo simples que não precisasse de tanta habilidade para construir com tijolos. Gostaria de saber se essa terra é daquelas mais saibrosas. A serragem pode substituir a palha de arroz? O que consigo arrumar onde eu moro é serragem e aquelas palhas para alimentação animal (feno). E qual tipo de açúcar se usa?

28/10/2013 às 14:17 damar vilas boas - diz:

Boa tarde Giuliana, gostei do forno, vou construir um, só que agora eu queria que vc me ajudasse a fazer as pedras refratárias de forno.
Comprei um pó que se vende em lojas de materiais de construções, só que entendí que ele só serve para rejuntar as cerâmicas refratárias que ficam nesses fornos e lareiras modernos, então pensei que se pode colocar açúcar e um pouco de areia nesse pó para dar liga. Vc pode me ajudar? ou existe um outro meio de se fazer as pedras refratárias?
Grato.
D’Amar Vilas Bôas.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Gaiatos e Gaianos

GIULIANA CAPELLO

é jornalista ambiental especializada em construções sustentáveis, guarda-parque, permacultora e autora do livro Meio Ambiente & Ecovilas (Senac São Paulo). É colaboradora das revistas Arquitetura & Construção, Casa Claudia e Bons Fluidos. Formada em design de comunidades sustentáveis, mora na Ecovila Clareando, a 100 km de São Paulo. Sua casa, construída com técnicas de bioconstrução, reflete princípios que adota em seu cotidiano: conexão com a natureza, simplicidade voluntária e consumo responsável. Aqui, conta histórias de quem deixou a cidade grande para viver no campo ao lado de amigos - e tornar a vida mais plena, criativa e sustentável.

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Gaiatos e Gaianos

Arquivos de posts