BLOGS |COP de Mudanças Climáticas

Jogos ajudam a entender as mudanças climáticas Rodrigo Gerhardt - 07/12/2012 às 11:20

Jogos interativos já vêm sendo usados para entreter, ensinar e, por que não, explicar temas complexos como as mudanças climáticas. Durante o Climate Communication Day, evento realizado pela ong Internews, em Doha, Pablo Suarez e Carina Bachofen, da Red Cross – Red Crescent Climate Center, mostraram como é possível engajar as pessoas e comunicar questões difíceis de forma rápida, por meio da diversão.

Para lidar com a dengue, estudantes de graduação da universidade americana de Yale  e da Escola de Design Parsons desenvolveram no ano passado o jogo Humanos versus Mosquitos –para explicar às crianças a relação das mudanças do clima com a proliferação dos mosquitos e como combater seus criadouros. “O jogo foi mostrado aos parlamentares de Uganda e passou a ser adotado nas escolas”, informa Suarez.

A mesma equipe desenvolve  jogos que abordam a redução de riscos de desastres, mitigação dos efeitos nas cidades, exclusão social, entre outros temas complexos. Veja uma mostra deles no site Antidote Games.

Em março deste ano, Pablo Suarez se reuniu com um grupo de estudantes, educadores e facilitadores na Universidade de Boston para discutir o potencial de aprendizagem, diálogo e motivação para a ação dos jogos interativos. O workshop resultou no livro “Games for a new Climate”, que pode ser baixado aqui.

*Humanos versus Mosquitos 
*
Antidote Games

Foto: Antidote Games / Creative Commons

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

COP de Mudanças Climáticas

De 26/11 a 07/12, a cidade de Doha, no Qatar, abriga a 18ª. Conferência da Convenção das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP18), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste blog, você acompanha as análises da jornalista ambiental, Liana John, e as movimentações da conferência e side events pela repórter Débora Spitzcovsky. Coordenação: Mônica Nunes

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS COP de Mudanças Climáticas

Arquivos de posts