BLOGS |Blog do Clima

Brasil pretende estabelecer limite de emissões para 2030 Tasso Azevedo - 20/05/2015 às 16:38

emissoes-fumaca-saindo-de-chamine-de-fabrica

Na profusão de memorandos de entendimento, declarações e termos de cooperação assinados por ocasião da visita do Primeiro Ministro Chinês Li Kiqiang, a declaração conjunta sobre mudanças climáticas pode passar despercebida. Ali, no meio de vários parágrafos vagos ou de obviedades, uma sentença chama a atenção: “Brasil anunciou sua intenção de estabelecer limite superior para suas emissões em 2030”.

Este é um sinal importante já que, até o momento, o governo brasileiro tinha deixado em aberto o formato de sua contribuição para o novo acordo global de clima (pós-2020). Ora sinalizava que a meta poderia ser em intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE), ora um desvio de projeção e raramente aparecia a opção de um limite absoluto.

Se a intensão de assumir um limite de emissões para 2030 se confirmar, a grande questão para os próximos meses é o valor deste limite. É fundamental que este represente redução de emissões em relação aos níveis atuais, seja de emissões totais ou de emissões líquidas.

O Brasil é um dos dez maiores emissores de GEE, mesmo depois da forte queda de emissões resultante da redução do desmatamento na última década. Nossas emissões per capta são próximas à média global. A direção que o Brasil apontar em sua redução de emissões certamente terá impacto no nível de ambição de outros países emergentes.

Acompanhemos os próximos passos!

Foto: Domínio Público / Pixabay

ver este postcomente
Comentários

24/05/2015 às 23:12 jessica - diz:

Eu acho muito bom que o Brasil possa ajudar e participar das melhoras para o meio ambiente. Contra a poluição e desmatamentos para que a geração futura possa ter o prazer de viver em um mundo limpo. Estamos juntos nessa causa.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog do Clima

A Mudança Climática é uma das mais importantes discussões de nosso tempo. Como esse assunto influencia a vida das pessoas, das empresas e dos países? O que a pegada de carbono tem a ver com a Nova Economia? Como isso altera o meio ambiente, a produção de energia e a criação de empregos? O que a mudança climática tem a ver com o cotidiano de cada um de nós? O Blog do Clima vem para ajudar a entender melhor tudo isso e acompanhar o lançamento do 5º. Relatório do IPCC – Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, da ONU, realizado entre 2013 e 2014. Este blog tem curadoria do engenheiro florestal TASSO AZEVEDO (foto), empreendedor socioambiental e consultor sobre florestas, clima e sustentabilidade, que também foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro e um dos formuladores da Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Agenda do clima

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog do Clima

Arquivos de posts