BLOGS |Blog do Clima

Urgência de consenso para acordo climático global marca abertura da COP20, em Lima Marina Maciel - 01/12/2014 às 15:55

urgencia-consenso-acordo-climatico-global-cop20-lima

Começou nesta segunda-feira (01/12) a COP20, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Mais de 10 mil representantes de 195 países que integram Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) se reúnem, até 12/12, em Lima, no Peru, para elaborar o “rascunho zero” do novo acordo global de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A cerimônia de abertura destacou a importância do documento para frear a elevação da temperatura global. Caso seja aprovado e assinado até o final de 2015, durante a COP21, em Paris, o acordo passará a valer a partir de 2020.

O peruano Manuel Pulgar-Vidalque recebeu formalmente o título de presidente da COP 20 por seu antecessor, o polonês Marcin Korolec – destacou que os efeitos das mudanças climáticas nunca foram tão aparentes quanto agora. “O mundo não espera que fracassemos na elaboração de um novo tratado”, falou.

“Quanto mais demorarmos para reduzir as emissões, mais caro vai custar para mantermos o aumento da temperatura em 2ºC”, disse Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), após apresentar síntese do último relatório, o AR5, que norteará as negociações.

O ano de 2014 ameaça ser o mais quente da história da humanidade. E as emissões de GEE continuam aumentando a 2,2% ao ano. Se continuarmos neste ritmo, a temperatura média do planeta subiria aproximadamente 4ºC até o final do século. “Busquemos inspiração nas linhas de Nazca (escritos feitos pelos incas) e determinação para enfrentar a mudança do clima”, falou Christiana Figueres, secretária-executiva da UNFCCC.

Foto: UNclimatechange/Creative Commons/Flickr

ver este postcomente
Comentários

01/12/2014 às 19:03 Urgência de consenso para acordo climático global marca abertura da COP20, em Lima – Vida em Azul - diz:

[…] Marina Maciel – publicado no site Planeta Sustentável […]

01/12/2014 às 19:45 carlos eduardo - diz:

Bom, é incrível ver tanta mudança e as grandes consequências que elas trazem a todos nós, e fico contente em saber que ainda á, conferências acontecendo e surgindo ao longo do tempo, só que os acordos que elas debatem as vezes demoram muito para serem assinados e a entrarem em vigor, talvez não de mais tempo, pois em cinco anos o tempo pode mudar para pior e muito, o bom seria se o período do acordo fossem reduzidos pelo menos pela metade para começar a ser praticado.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog do Clima

A Mudança Climática é uma das mais importantes discussões de nosso tempo. Como esse assunto influencia a vida das pessoas, das empresas e dos países? O que a pegada de carbono tem a ver com a Nova Economia? Como isso altera o meio ambiente, a produção de energia e a criação de empregos? O que a mudança climática tem a ver com o cotidiano de cada um de nós? O Blog do Clima vem para ajudar a entender melhor tudo isso e acompanhar o lançamento do 5º. Relatório do IPCC – Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, da ONU, realizado entre 2013 e 2014. Este blog tem curadoria do engenheiro florestal TASSO AZEVEDO (foto), empreendedor socioambiental e consultor sobre florestas, clima e sustentabilidade, que também foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro e um dos formuladores da Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Agenda do clima

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog do Clima

Arquivos de posts