BLOGS |Blog do Clima

“O trem da mitigação está partindo e toda a sociedade tem que embarcar”, alerta presidente do IPCC Marina Maciel - 13/04/2014 às 08:15

ipcc-mitigacao-ar5-gt3_560

Como evitar o aquecimento global catastrófico? Esta é a principal questão que a terceira parte do 5º Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), tenta responder. Hoje, em Berlim, na Alemanha, foi lançado o Sumário para Formuladores de Políticas, que detalha a governantes o que precisa ser feito para conter as mudanças climáticas.

Em coletiva de imprensa, Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, ressaltou a importância de toda a sociedade global se unir o quanto antes para mitigar emissões de gases de efeito estufa. “Entre 1970 e 2010, as emissões continuaram a aumentar, especialmente na última década, quando alcançaram 49 Gigatoneladas (Gt) de CO2e“, disse.

Apesar de o documento não prescrever políticas, Ottmar Edenhofer, copresidente do Grupo de Trabalho 3 do IPCC, destacou a necessidade da estipulação de um preço de carbono internacional, além da cooperação entre países. “Não estamos dizendo que é ‘almoço grátis’, mas a política climática pode ser uma refeição na qual vale a pena investir”, concluiu.

A seguir, leia as principais conclusões do relatório, destacadas por Edenhofer:

  1. As emissões de gases de efeito estufa aceleram, apesar de esforços de redução. A maior parte do crescimento de emissões é de CO2, que provém da queima de combustíveis fósseis e de processos industriais;
  2. As emissões aumentam com o crescimento do PIB e da população;
  3. Sem mitigação, a média da temperatura global pode aumentar de 3,7º a 4,8ºC no século 21;
  4. A mitigação pede grandes mudanças tecnológicas e institucionais, incluindo o aprimoramento de energia de baixo ou zero carbono;
  5. Atrasar a mitigação vai aumentar a dificuldade e reduzir opções de limitação do aquecimento em 2ºC;
  6. A mitigação demanda mudanças em toda a economia. Esforços em um setor determinam esforços de mitigação em outros;
  7. Reduções substanciais nas emissões requerem grandes mudanças nos padrões de investimentos;
  8. Desde o 4º relatório, houve aumento no foco em políticas destinadas a integrar múltiplos objetivos, aumentar cobenefícios e reduzir os efeitos colaterais adversos;
  9. A mitigação efetiva não será alcançada se agentes individuais – como países, empresas ou indivíduos – avançarem seus interesses particulares independentemente dos outros.

O rascunho final da terceira parte do relatório será divulgado no dia 15/04.

Leia também:
Sugar CO2 do ar e enterrá-lo pode conter a crise climática?
“A adaptação é a única forma de enfrentar a mudança do clima”, diz José Marengo
Entenda a segunda parte do 5º. relatório do IPCC
Não houve pausa no aquecimento, dizem cientistas do IPCC 
Os impactos das mudanças climáticas em 12 minutos
Todas as pessoas serão atingidas pelas mudanças climáticas, diz novo estudo do IPCC
O pior das mudanças climáticas pode ser evitado se agirmos agora, dizem cientistas do IPCC no Japão

ver este postcomente
Comentários

13/04/2014 às 08:39 Bruno Bezerra - diz:

Como faço para conseguir os relatórios do IPCC em português? Seria interessante vocês disponibilizarem aqui esses relatórios em PDF.

28/01/2015 às 23:14 “O trem da mitigação está partindo e toda a sociedade tem que embarcar”, alerta presidente do IPCC | Vida em Azul - diz:

[…] Marina Maciel – publicado no site Planeta Sustentável […]

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog do Clima

A Mudança Climática é uma das mais importantes discussões de nosso tempo. Como esse assunto influencia a vida das pessoas, das empresas e dos países? O que a pegada de carbono tem a ver com a Nova Economia? Como isso altera o meio ambiente, a produção de energia e a criação de empregos? O que a mudança climática tem a ver com o cotidiano de cada um de nós? O Blog do Clima vem para ajudar a entender melhor tudo isso e acompanhar o lançamento do 5º. Relatório do IPCC – Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas, da ONU, realizado entre 2013 e 2014. Este blog tem curadoria do engenheiro florestal TASSO AZEVEDO (foto), empreendedor socioambiental e consultor sobre florestas, clima e sustentabilidade, que também foi diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro e um dos formuladores da Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Agenda do clima

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog do Clima

Arquivos de posts