BLOGS |Blog da Redação

Torneira limita uso de água para higiene pessoal Débora Spitzcovsky - 03/03/2011 às 17:12

Débora Spitzcovsky

Não se trata de ditadura, mas sim de tecnologia. Na China, um trio de designers – Yonggu Do, Dohyung Kim e Sewon Oh – desenvolveu uma torneira que “bloqueia” a água após o uso do primeiro litro.

Chamada de 1 Limit, a torneira possui uma espécie de tubo de ensaio que armazena, exatamente, um litro de água. Quando acionada, ela esvazia o “reservatório” em cerca de seis segundos e, depois, “seca”. Se quiser mais água, o usuário terá que esperar o tubo de ensaio encher completamente, de novo, e nesse período terá tempo suficiente para pensar se, realmente, necessita de mais água.

A ideia é acabar com o desperdício do recurso, que já está em escassez no mundo e, apesar disso, continua sendo usado sem responsabilidade por todos (leia o especial Água: fundamental e cada vez mais rara). Segundo dados dos próprios fabricantes, as torneiras automáticas habituais “despejam” cerca de seis litros cada vez que são acionadas. Sendo assim, o uso da 1 Limit diminuiria o desperdício de água em quase 85% na hora de lavar as mãos, fazer a barba ou escovar os dentes.

Por enquanto, a torneira é apenas um protótipo sem data para chegar ao mercado, mas já foi submetida ao julgamento dos consumidores: aprovada?

Leia também:
Casca de banana pode despoluir a água

Água: se não cuidar, pode acabar

ver este postcomente
Comentários

28/02/2012 às 14:16 Samer metais - diz:

Nós da Samer Metais apoiamos esta ação. todas as invenções que tenha como objetivo a melhoria para o meio ambiente e para melhoria da vida e da água são fundamentais para o equilíbrio na terra.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente e transversal, tradutível em múltiplas linguagens, necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Débora Spitzcovsky e Marina Maciel e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Débora SpitzcovskyRepórter

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts