BLOGS |Blog da Redação

Telhas feitas de tubo de pasta de dente - 11/01/2010 às 16:38


Ao contrário do que acontece com as latinhas de alumínio, ninguém dá muita atenção à destinação final dos tubos de pasta de dente, que acabam aumentando as montanhas de entulho dos lixões. Mas existe, no mercado, uma alternativa interessante de reaproveitá-los: usá-los para fabricar telhas.

Feitas apenas de material reciclado, compostas por 25% de alumínio e 75% de plástico, as telhas, além de serem ambientalmente corretas, apresentam outras vantagens, como deixar o interior do ambiente mais fresco cerca de 25%. Outro benefício é que as peças são mais leves, pesam em torno de 13kg cada uma, o que dispensa uma estrutura de sustentação pesada.

E para quem desconfia da funcionalidade das telhas, aí vai outra informação: elas são mais resistentes do que as comuns, aguentam até 150kg. Com todo esse diferencial, é claro que o custo também aumenta. Você pagaria a mais para ter um produto como esse?

*Foto: André Spinola e Castro

ver este postcomente
Comentários

11/01/2010 às 17:35 Anônimo - diz:

Maria Gabriella – diz:Claro! Com certeza! Sem contar que estaremos ajudando o meio ambiente, e também amenizando um pouco do calor.

11/01/2010 às 18:41 Anônimo - diz:

caio martins – diz:sem dúvida!temos que incentivar o uso e a produção, fazendo com que o preço caia, já que é de material reutilizado, tornando acessivel a toda população.

11/01/2010 às 19:40 Anônimo - diz:

Gean Carlo – diz:Sem dúvida compraria este produto, o custo benefício são vantajosos, vou até casar com minha namorad agora pq já temos telhado p nossa casa! :D :P

11/01/2010 às 19:59 Anônimo - diz:

Helena Degreas – diz:Helena Degreas – diz:Acho até que esse material foi utilizado pelos meus alunos como proposta de projeto sustentável no concurso estudantil da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura. Achei o material muito bom e bonito também. Usaria sem dúvida.

11/01/2010 às 21:27 Anônimo - diz:

Silvia – diz:Com certeza, pena que esse material ainda não é tão conhecido pelas pessoas.

25/01/2010 às 16:23 Anônimo - diz:

Eugenio Paccelli – diz:Gostaria de poder representar esse produto em minha cidade, FortalezaSou Ambientalista

18/06/2010 às 16:45 Anônimo - diz:

MARGARETH FIGUEIRA – diz:gostaria de saber a onde eu consigo comprar essas telhas

09/09/2010 às 09:41 Anônimo - diz:

luiz junio – diz:luiz junio – diz:gostaria de saber onde encontro dessas telhas pra comprar???gosta ria de um telefone de contato pra mais informações….

01/12/2010 às 06:12 Anônimo - diz:

Спасибо понравилось !

06/12/2010 às 02:58 Anônimo - diz:

Thanks за материалы! :)
Respect planetasustentavel.abril.com.br

02/01/2011 às 14:56 Anônimo - diz:

С Новым Годом Вас !
Telhas feitas de tubo de pasta de dente – Blog da Redação – Planeta Sustentável
Вашему сайту ставлю +

biznesmlm.ru
Побег
Фильмы

18/02/2011 às 09:01 Anônimo - diz:

Я никак не смогла вставить рисунок в коментарий. Вставляю ссылку на рисунок а он не показывает его как рисунок. Что мне делатЬ?
Фотки беру отсюда – images.yandex.ru/yandsearch?text=planetasustentavel.abril.com.br

31/03/2011 às 16:26 Anônimo - diz:

Andrea Lucia Cardoso Medeiros – diz:Com certeza! Estou inclusive procurando contato para compra. Sou de Barra Mansa – RJ e não encontro nada parecido por aqui. Não entendo porque o poder público não adota medidas de incentivo a coleta seletiva deste produto, visando a produção das telhas. Isto seria um facilitador para produtores, já que a matéria prima só está disponivel junto aos fabricantes de creme dental, que descartam tubos que não passaram pelo controle de qualidade, enquanto os aterros sanitários ficam abarrotados de toneladas que a população descarta diariamente.

31/03/2011 às 16:28 Anônimo - diz:

Andrea Lucia Cardoso Medeiros – diz:Andrea Lucia Cardoso Medeiros – diz:Andrea Lucia Cardoso Medeiros – diz:Com certeza! Estou inclusive procurando contato para compra. Sou de Barra Mansa – RJ e não encontro nada parecido por aqui. Não entendo porque o poder público não adota medidas de incentivo a coleta seletiva deste produto, visando a produção das telhas. Isto seria um facilitador para produtores, já que a matéria prima só está disponivel junto aos fabricantes de creme dental, que descartam tubos que não passaram pelo controle de qualidade, enquanto os aterros sanitários ficam abarrotados de toneladas que a população descarta diariamente.

28/08/2011 às 13:07 Anônimo - diz:

Teresa Neumman de Andrade Maciel – diz:Como descartar meus tubos de creme dental ou fazê-los chegar até o produtor de telhas?

09/01/2012 às 14:36 José Luiz dos Santos Azaevedo - diz:

Estou muito interessado gostaria de receber maiores informações técnicas e comerciais do produto
Atenciosamente.

23/05/2012 às 20:37 Antonio - diz:

Conheci o produto em uma feira da construção civil, gostei muito, fiz o telhado da minha casa que estou construindo pensando em usar a telha, quando fui comprar não achei mais infelizmente.

26/05/2012 às 12:00 Reginaldo Mariano - diz:

As telhas e chapas de tubo de pasta de dente são compostos de 25% de alumínio e 75% de plástico PEBD – polietileno de baixa densidade, totalmente oriundos de aparas de tubos de creme dental, vindos das indústrias fabricantes dos mesmos, e por isso é um material 100% virgem e não de coleta seletiva, ou seja, dos nossos lixos domésticos entre outros, as informações nesta reportagem não procede, não existe tecnologia para reciclacar o tubo que usamos em nossas casas etcc, hoje considerado a melhor matéria prima para esse fim, não deixa de ser extremamente ecológico, pois não vai das fabricas para saturar os aterros sanitários, mas temos que deixar bem claro é um produto que usa matéria prima pré-consumo (fabrica) e não pôs consumo (domestico) existe falta de informação ou omitiram a mesma, obrigado.
Regiplac Soluções Ecológicas
Reginaldo Mariano
OBS: A unica telha e chapa 100% ecológica é da caixinha longa vida(tetra pak), essa sim vem do pôs-consumo(doméstico)

23/10/2014 às 20:07 Neida Bueno - diz:

Gostaria de saber o local onde levo os tubos de pasta dental usados. Moro em Porto Alegre/RS

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Marina Maciel Vanessa Daraya e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Vanessa DarayaRepórter

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts