BLOGS |Blog da Redação

Dia Internacional da Mulher Thays Prado - 08/03/2010 às 16:48

Ao contrário do que muita gente pensa, o Dia Internacional da Mulher não é mais uma data comercial como o Dia das Mães, dos Pais ou dos Namorados, criado para alavancar as vendas no mercado em meses sem outras datas comemorativas.

Pelo contrário, a data – 8 de março – foi escolhido para lembrar o dia no ano de 1857, quando mais de cem operárias de uma fábrica de tecidos novaiorquina fizeram a primeira greve liderada apenas por mulheres, reivindicando uma redução da jornada de trabalho para 10 horas diárias e o fim das agressões físicas e sexuais que sofriam ali.  

Para reprimir o movimento, a polícia as aprisionou no interior da fábrica e incendiou o local. Todas morreram. Em 1910, durante uma Conferência na Dinamarca, o Dia Internacional da Mulher se tornou oficial.

Depois de 53 anos, as condições femininas no mercado de trabalho e nas relações pessoais melhoraram muito. No entanto, as mulheres ainda ganham menos do que os homens ao ocuparem o mesmo cargo, há menos mulheres em cargos de chefia e sua presença na política poderia ser mais expressiva. Além disso, elas ainda são vítimas da violência doméstica e, muitas vezes, ainda é a impunidade que prevalece.

Quantas mulheres mais precisarão morrer até que o Dia Internacional da Mulher ganhe outro significado e possa ser uma bela data para honrarmos o que tantas mulheres já fizeram e fazem pelo planeta, pela sociedade e por cada um de nós? 

ver este postcomente
Comentários

08/03/2010 às 16:55 Anônimo - diz:

New – diz:A história não é bem esta. Tem dados faltando. O movimento foi em 1857 e o incêndio em 1911. Quanto as datas há controvérsias.http://blogs.r7.com/andre-forastieri/2010/03/08/a-origem-do-dia-in ternacional-da-mulher/http://www.caras.com.br/edicoes/696/textos/em-8-de-marco-s e-festeja-o-dia-internacional-da-mulher-palavra-vinda-no-latim/Abraços.

10/03/2011 às 11:40 Anônimo - diz:

edgley – diz:edgley – diz:achei muita boa essa redação

09/03/2013 às 16:51 gabriela - diz:

adorei essa redaçao

09/03/2013 às 16:52 lorena - diz:

essa redaçao é muito boa mesmo!

21/03/2013 às 00:12 Luanna Dos Santos - diz:

Muiiiito boa está redaçao!!!

21/03/2013 às 10:48 edivania - diz:

mt boa msm viu essa redação parabéns ai pra o autor…!

25/04/2014 às 20:55 soniele - diz:

mtt bòóm essa redação eu gostei :*

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Marina Maciel Vanessa Daraya e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Vanessa DarayaRepórter

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts