BLOGS |Blog da Redação

Dê um “up” no currículo: aprenda a programar (de graça!) e ajude ONGs Marina Maciel - 29/05/2015 às 17:44

free-code-camp_560

O que você leva em conta antes de se matricular em um curso: preço, qualidade de ensino, empregabilidade, projetos sociais da instituição, possibilidade de estudar em casa (ou pelo celular!)? Junte tudo isso e conheça a freeCodeCamp, uma escola online que ensina programação e, de quebra, coloca alunos para ganharem experiência profissional ajudando organizações não-governamentais (ONGs). Com um detalhe: o curso é de graça!

No total, são 1600 horas/aula de desenvolvimento web, incluindo horas de trabalho voluntário dedicado a desenvolver projetos com ONGs. Realizado no final do curso, o voluntariado é uma ótima porta de entrada para conseguir trabalho na área depois de formado, acreditam os responsáveis pela freeCodeCamp.

“A maior prova de que você é um desenvolvedor pronto para ser empregado é um portfólio cheio de aplicativos reais, que pessoas reais estão usando”, garante o site.

Ficou interessado? A boa notícia é que qualquer pessoa com acesso à internet pode assistir às aulas, sem passar por processo seletivo algum. Para começar, basta se inscrever no site!

Lançada em outubro de 2014, a iniciativa já tem mais de 25 mil alunos inscritos de todo o mundo. Por enquanto, as aulas estão apenas em inglês, mas a escola já está traduzindo o site para português. Nesta página, você pode ver se a sua cidade já tem um grupo de discussão no Facebook. Também é possível incluir um novo local. Participe das conversas!

Aí você pergunta: se a escola é totalmente grátis para estudantes e ONGs, como consegue se manter? Ótima questão, já que todo o time da freeCodeCamp é composto por voluntários. Eventualmente, os idealizadores pretendem cobrir os custos operacionais ao ganhar bônus de recrutamento das empresas que contratarem os estudantes. Justíssimo, não? :)

Imagem: Divulgação

Leia também:
Programação para todos
O deficiente visual brasileiro no mundo da programação do Google
Código aberto na École 42

Escolas devem ensinar código de programação?

ver este postcomente
Comentários

Não há nenhum comentário. Seja o primeiro!

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Marina Maciel Vanessa Daraya e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Vanessa DarayaRepórter

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts