BLOGS |Blog da Redação

O que o Brasil sabe sobre meio ambiente? Débora Spitzcovsky - 04/06/2010 às 11:02

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado amanhã, 5 de junho, os brasileiros mostraram que estão antenados aos assuntos ambientais, na pesquisa “Barômetro da Biodiversidade 2010”, realizada via internet pela UEBT – União para o Biocomércio Ético.

Ao serem questionados sobre o significado de termos relacionados ao meio ambiente – como biodiversidade, conservação ambiental, biopirataria e desmatamento –, os brasileiros mostraram um conhecimento muito superior sobre o assunto, se comparados aos norte-americanos e europeus: enquanto 94% dos entrevistados do nosso país afirmaram compreender os termos ambientais apresentados pelos pesquisadores, apenas 56% dos norte-americanos e europeus disseram que entendiam do assunto.

Para saber se os participantes da pesquisa estavam, de fato, falando a verdade, a UEBT ainda promoveu uma segunda etapa do estudo, em que pediu para que os entrevistados explicassem cada um dos termos ambientais mencionados. Nessa fase, todos os índices da pesquisa despencaram, mas os brasileiros continuaram em 1º lugar no ranking, já que 44% dos entrevistados do país souberam, realmente, explicar o significado dos termos ambientais.

E o conhecimento dos brasileiros não para por aí: quando questionados sobre o significado de outros conceitos relacionados à sustentabilidade – como respeito a cultura local e desenvolvimento sustentável –, nosso país também levou a melhor. A situação só se inverteu quando a UEBT entrou na questão do “comércio justo” e 94% dos europeus e norte-americanos mostraram domínio sobre o assunto, contra 79% dos brasileiros.

A pesquisa nos leva a refletir: já que somos o país mais consciente, somos também o que possui maior responsabilidade de cuidar do meio ambiente?

(Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky)

Foto via Wikicomons

*UEBT 
*Pesquisa “Barômetro da Biodiversidade 2010”

ver este postcomente
Comentários

04/06/2010 às 11:26 Anônimo - diz:

Alexandre Busse – diz:leiam o meu blog e vejam o que realmente acontece.http://ostresjuntos.blogspot.com

09/06/2010 às 20:41 Anônimo - diz:

VERA LÚCIA PASSOS SOUZA – diz:VERA LÚCIA PASSOS SOUZA – diz:VERA LÚCIA PASSOS SOUZA – diz:VERA LÚCIA PASSOS SOUZA – diz:VERA LÚCIA PASSOS SOUZA – diz:VERA LÚCIA PASSOS SOUZA – diz:Escrevo textos sobre o Meio Ambiente, para meus alunos do nível Médio, gostaria de enviar para vocês.Como enviá-lo?

10/09/2010 às 10:01 Anônimo - diz:

claudiane oliveira santos – diz:sou delegada de sergipe fui a brasilia no ano passado participar da III Conferência nacional infanto juvenil pelo meio ambiente. Sou uma jovem q luto poe mudança e adorei esse blog……….. claudiane oliveira.

16/11/2010 às 10:59 Anônimo - diz:

Vera Lúcia Passos Souza – diz:O Planeta Terra carece de cuidados afinal é nossa casa. Nos primeiros anos de vida a criança devem ser avisada que não se deve jogar lixo a toa. Não desperdiçar água.Não maltratar plantas e animais. à medida que o ser humano cresce é preciso que se mostra as responsabilades pelos seus atos ou seja: os minerais não são intermináveis. O lixo entope os esgotos e provoca alagamento e depois poluem o mar e os rios, os lagos, etc.As queimadas matam o solo. Derrubar a mata ciliar leva o rio a secar.Dentre outros comportamentos inadequados .

16/11/2010 às 11:00 Anônimo - diz:

Vera Lúcia Passos Souza – diz:Vera Lúcia Passos Souza – diz:Vera Lúcia Passos Souza – diz:O Planeta Terra carece de cuidados afinal é nossa casa. Nos primeiros anos de vida a criança devem ser avisada que não se deve jogar lixo a toa. Não desperdiçar água.Não maltratar plantas e animais. à medida que o ser humano cresce é preciso que se mostra as responsabilades pelos seus atos ou seja: os minerais não são intermináveis. O lixo entope os esgotos e provoca alagamento e depois poluem o mar e os rios, os lagos, etc.As queimadas matam o solo. Derrubar a mata ciliar leva o rio a secar.Dentre outros comportamentos inadequados .

16/11/2010 às 11:12 Anônimo - diz:

Vera Lúcia Passos Souza – diz:Vera Lúcia Passos Souza – diz:Gostaria de pedir desculpas pelos erros ocorridos no texto anterior. Se possível delete e eu o escreverei outro. Foi às pressas.

16/11/2010 às 11:16 Anônimo - diz:

Vera Lúcia Passos Souza – diz:Vera Lúcia Passos Souza – diz:Gostaria de pedir desculpas pelos erros ocorridos no texto anterior. Se possível delete e eu o escreverei outro. Foi às pressas.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Marina Maciel Vanessa Daraya e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Vanessa DarayaRepórter

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts