BLOGS |Blog da Redação

A biodiversidade também tem COP! Débora Spitzcovsky - 17/02/2010 às 16:40

A ocupação desordenada de áreas naturais, a caça e comércio ilegal de espécies e a poluição são apenas alguns fatores que estão ameaçando a existência de milhares de espécies animais e vegetais em todo o mundo.

De acordo com a CBD – Convenção sobre a Diversidade Biológica, da ONU, o índice de perda de biodiversidade atualmente é 100 vezes maior do que a taxa de extinção natural das espécies. Já existem 17 mil tipos de plantas e animais ameaçados de extinção e os números estão crescendo cada vez mais.

Para chamar a atenção da sociedade para o assunto, a ONU declarou oficialmente que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade e divulgou uma informação que pouca gente sabia: assim como as mudanças climáticas, a biodiversidade também tem uma COP só para ela, a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Neste ano, não por coincidência, acontecerá a COP10. Em outubro, na cidade japonesa de Nagoia, a Conferência avaliará os resultados de um acordo assinado na COP6, em 2002, que visava a preservação da biodiversidade. A julgar pelos números apresentados pela CBD, os países que assinaram o documento não cumpriram as metas que assumiram, o que torna urgente a definição de um novo acordo neste ano, mais ambicioso.

O Brasil é considerado um dos países-chave nessa negociação, já que possui cerca de 25% da biodiversidade mundial, sendo o primeiro país em diversidade do planeta. Espera-se que, entre as novas metas, o Brasil assuma o compromisso de proteger, no mínimo, 30% das UCs – Unidades de Conservação da Amazônia e 10% das UCs dos outros biomas.

Será que, assim como a COP15 sobre mudanças do clima, a COP10 sobre diversidade biológica será frustrante? 

Acompanhe os eventos que serão promovidos pela ONU, durante todo o Ano Internacional da Biodiversidade, aqui.  

Leia também:
Quanto custa perder a biodiversidade? 
Pela conservação da biodiversidade   
Conferência das Partes discute a biodiversidade no mundo
Biodiversidade em declínio 
Onde a biodiversidade está mais ameaçada no planeta?
 
*Convenção sobre a Diversidade Biológica  

Siga o Planeta Sustentável:
*Twitter
*Facebook
*
Orkut

ver este postcomente
Comentários

01/09/2010 às 14:09 Anônimo - diz:

rafael – diz:ótimo

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, a repórter Marina Maciel e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts