BLOGS |Blog da Redação

África: desflorestamento e seca Thiago Carrapatoso - 11/06/2008 às 17:57


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)*, ou United Nations Environment Programme (UNEP, na sigla em inglês)*, lançou uma publicação de cerca de 400 páginas com as alterações ambientais na África causadas, em 35 anos, pelo crescimento da população, mudanças climáticas e, em alguns casos, conflitos.

Intitulado Africa: Atlas of Our Changing Environment, o estudo mostra que o continente perde cerca de 4 milhões de hectares de florestas anualmente, o equivalente a uma Suíça por ano e o dobro da média mundial.

Outro dado alarmante é a seca que se propaga pela área africana. Em dezembro de 1978, quando o lago Faguibine, no Mali, estava em sua total capacidade – graças às chuvas -, era considerado um dos maiores lagos do oeste do continente, com 590 km² registrados em 1974. Na década de 80, porém, um período muito grande de seca fez com que o lago secasse completamente em 1990, o que prejudicou a vida de muitos moradores que viviam às custas da agricultura, pesca e pecuária na região (imagem à esquerda).

Recentemente, em 2006, imagens de satélite mostraram o lago seco (imagem à direita), e um estudo da Universidade de Columbia acredita que a causa é justamente a ação do homem que aumenta a temperatura do planeta. O estudo da ONU prevê que, em breve, a população que sobrevive com recursos hídricos no oeste africano deve se preparar para que mais situações como a do lago Faguibine aconteçam.

Mas nem tudo são notícias ruins. O estudo também aponta algumas melhorias nas questões ambientais. Alguns países conseguiram expandir as áreas de preservação, somando atualmente cerca de 3 mil em todo o continente. Além disso, em 35 países o desflorestamento se tornou uma preocupação prioritária do governo, incluindo a República Democrática do Congo, Nigéria e Ruanda.

* Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e United Nations Environment Programme (UNEP, na sigla em inglês)

ver este postcomente
Comentários

02/12/2009 às 13:58 Anônimo - diz:

fabiany lima – diz:eu queria uma redaçao falando sobre a Africa por favor me ajude

12/04/2011 às 00:13 Anônimo - diz:

luciana – diz:desejo saber mais sobre esse peixe maginífico que sibrevive a seca entre as rachaduras no chao durante anos.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, a repórter Marina Maciel e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts