BLOGS |Blog da Redação

Pelos direitos da população LGBT Thays Prado - 15/05/2009 às 18:52


Desde 1990, todo 17 de maio é Dia Internacional da Luta contra a Homofobia. A data comemora a retirada da Homossexualidade da lista de transtornos mentais da Organização Mundial de Saúde, por meio da declaração de que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.

No entanto, gays, lésbicas, travestis e transexuais ainda sofrem uma infinidade de preconceitos em seu dia a dia. Para se ter uma ideia, ainda tramita no Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar que considera crime os atos de homofobia. Aliás, este é o mote da campanha Não Homofobia, que promove um abaixo assinado para que o projeto seja logo aprovado.

Outros três projetos ainda aguardam votação e preveem:

- o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo;
- a autorização para a troca do prenome social de travestis e transexuais sem que seja necessário passar pelo Judiciário e
- a institucionalização do dia 28 de junho como data oficial do Orgulho Gay. 

Na última quinta-feira, 14 de maio, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que contempla 137 ações, divididas em 18 pastas, que devem ser colocadas em prática entre 2009 e 2011. Entre elas estão:

- a inclusão da temática das famílias compostas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos livros didáticos até 2011;
- o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais;
- a criação de mecanismos legais e jurídicos que assegurem o direito à adoção de filhos pelo casal homossexual;
- a modificação da legislação do imposto de renda para que parceiros do mesmo sexo possam ser incluídos como dependentes;
- o encaminhamento de mulheres transexuais e travestis condenadas a presídios femininos;
- a criação de um fundo nacional de combate à discriminação homofóbica pelo governo federal e de um Conselho Nacional LGBT.

Assuntos como a restrição da ANVISA em relação à doação de sangue por parte da população LGBT e as referências à pederastia no Código Penal Militar vão ficar a cargo do governo federal.

A notícia deve ser comemorada, já que ainda existem sete países no mundo em que os homossexuais são condenados à pena de morte e 85 que os consideram criminosos, mas a igualdade de direitos é o mínimo que se pode querer quando sonhamos com um planeta sustentável.

Leia também:
Você é homofóbico? 

ver este postcomente
Comentários

26/01/2010 às 14:49 Anônimo - diz:

Eloisa Herrera – diz:Ola…sou do interior de São Paulo (Bauru),aqui tivemos 2 Paradas pela Diversidade em 2008 e 2009 foi maravilhoso começamos com um numero pequeno mas tenho certeza que nos proximos anos isso ira aumentar,ja sofri discriminação no serviço na rua até por familiares,apoio a Lei (Não há Homofobia) Espero que as pessoas entendam que não temos ”doença”mas que temos o DIREITO DE AMAR também.

23/09/2010 às 16:52 Anônimo - diz:

sidrônia I. da silva. – diz:sou contra a homofobia e tenho uma linda família alternativa.Somos 4, eu, minha parceira e nossas pequenas e fofas filhas.

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente, transversal e inspirador, tradutível em múltiplas linguagens e necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Marina Maciel Vanessa Daraya e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Vanessa DarayaRepórter

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts