BLOGS |Blog da Redação

Lixo das ruas também polui rios Thays Prado - 17/11/2008 às 17:53

lixo-ruas-tambem-polui-rios-560

Um terço da poluição do rio Tietê é resultante do lançamento de lixo urbano em suas águas, seja por meio da chuva, que leva a sujeira das ruas, seja pelos esgotos clandestinos - só na capital paulista existem mais de 100 mil. Isso quer dizer que, mesmo que o esgoto coletado passasse, integralmente, por tratamento antes de ser lançado nos corpos d’água, nossos rios continuariam poluídos.

No entanto, o esgoto também é um problema sério na Região Metropolitana de São Paulo: 15% da população não têm acesso à coleta de seus dejetos, 1,27 bilhão de litros de esgoto são lançados todos os dias no curso dos rios na capital e mais 394 milhões em outras seis cidades.

Atualmente, existem cinco ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto da Sabesp na metrópole, que possuem capacidade de tratar o esgoto de 8,4 milhões de pessoas – ou seja, nem a metade dos 20 milhões de habitantes da RMSP.

A expectativa é de que essa questão esteja resolvida até 2018, quando toda a população deve ter acesso não só à coleta, mas também ao tratamento de esgoto. Uma das medidas para que isso aconteça é dar andamento à fase 3 do Projeto Tietê que, nas duas primeiras fases, eliminou 2.250 pontos de lançamento de esgoto no rio e deve liquidar com mais 2.500 pontos, que serão conectados à rede de tratamento, diminuindo em 120 km a quantidade de esgoto jogada ali.

Para agilizar o processo, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento estão na cidade para avaliar o Projeto Tietê e devem emprestar U$ 800 milhões até 2014. O governo do Estado entraria com mais 200 milhões.

Ainda segundo a reportagem, o Programa Córrego Limpo deve despoluir 1.100 corpos d’água no município e cem lançadores que despejam cerca de 2 mil litros de esgoto por segundo, no rio Pinheiros, também estão sendo conectados à rede de tratamento.

Enquanto isso, cabe à população fazer a sua parte, não sujando a cidade nem jogando lixo nos rios. Dá uma olhada na foto acima, do Rio Pinheiros, tirada pelo fotógrafo Antônio Milena. Um pouco de consciência faria muito bem a esse terrível cenário.

ver este postcomente
Comentários

23/03/2009 às 00:00 Anônimo - diz:

celmo luis frade – diz:valeu gostei da rtedação,primeiro porque éla esta otima,segundo pela importância do texto.

05/06/2009 às 20:27 Anônimo - diz:

joyce – diz:
Lixo das ruas também polui rios

Um terço da poluição do Rio Tietê é resultante do lançamento de lixo urbano em suas águas, seja por meio da chuva, que leva a sujeira das ruas, seja pelos esgotos clandestinos

29/07/2009 às 09:45 Anônimo - diz:

mateus barbosa soares – diz:não polua o meio anbiente

10/09/2009 às 18:27 Anônimo - diz:

thaynnara – diz:eu acho que ainda hoje,a milhares de anos que o mundo começou a existir,o ser humano ainda já devia saber cuidar do que é dele!o ser humano em toda a sua ‘evolução’ ainda não foi capaz de entender que o mundo esta acabando.É errado dizer que o ser humano evoluiu pois continua em meio a sua burrice e egoismo, pois knão conseguiu entender que o mundo está acabando e que precisamos dele. meu nome é thaynnara paolla da silva rauber tenho 14 anos moro em matupá no norte de mato-grosso e essa é minha opinião quem não concorda comigo me desculpe mais quem concorda vamos há luta! quero um mundo melhor!

20/10/2009 às 15:38 Anônimo - diz:

joão – diz:eu acho feio jogar lixo na rua

20/10/2009 às 15:38 Anônimo - diz:

gabriela – diz:deus inventou o mundo por favor nao polua

20/10/2009 às 15:45 Anônimo - diz:

gabriel – diz:nao jogue lixo nas ruas.

20/10/2009 às 15:49 Anônimo - diz:

lucas – diz:lucas – diz:é feio jogar lixo nas ruas

06/11/2009 às 15:24 Anônimo - diz:

ju – diz:ju – diz:ju – diz:eu acho que devemos contribuir porque se ñ contribuirmos as ruas as cidades o nosso país será sempre poluído vamos ajudar mais tem as vezes oque vc menos percebe é que o mundo esta acabando!!! oi sou julie e eu estou contribuindo e vc? também espero que sim!

20/11/2009 às 08:55 Anônimo - diz:

karoene – diz:karoene – diz:Lugar de lixo de e no lixo;Vamos cuidar do meio ambiente.

13/12/2009 às 12:36 Anônimo - diz:

Joselino Santos de Albuquerque – diz:Joselino Santos de Albuquerque – diz:Cada um tem que fazer sua parte, ajudando a Prefitura no sentido de coloborar e não jogar lixo nas ruas, para depois não culpar o prefeito. A Educação começa dentro de casa e continua em todo lugar, vamos colaborar..Assim vamos ter uma Cidade limpa e todos com saúde.

04/02/2010 às 18:15 Anônimo - diz:

leonardo rodrigues – diz:Boa tarde!Gostaria de falar a respeito dos lixos que são emitidos por nos seres humanos.Tenho uma plena convicção em relação a mundo que me coloco como um ser destruidor.Hoje nos temos uma grande parte dos recursos que são distribuídos para o consumo desenfreados o maior problema não é a produção desses produtos mais sim o consumo.O Brasil e o resto do mundo. Acredita que o coletor de lixo faz mágica, ou aquele papelzinho que foi jogado no meio da rua ira sumir como um passe de mágica.(irônico, mais verídico) .Observamos hoje que educação ambiental passou a ser uma coisa secundaria o respeito pela natureza, se coloca de qualquer forma. Isso só foi colocado para dar um pequeno exemplo de como tudo começa.Agora imagine as grandes empresas, usinas nucleares. As grandes madeireiras. Carne em abundancia. O poder para uma nação? Ou a destruição do mundo?Leonardo Rodrigues

07/02/2010 às 22:25 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:Brena Queiroz – diz:Quem coloca lixa na rua não tem educação, depois culpa o prefeito de não fazer nada. Aqui deveria ser igual a Europa, onde a população paga multa por mal comportamento.Brena Queiroz.Bonito – PE.

20/02/2010 às 22:41 Anônimo - diz:

Bonito – PE. Brena Queiroz – diz:Toda população deve contribuir para não colocar lixo na rua, esse trabalho é de concientização de todos, vamos cuidar e preservar a limpeza da nossa rua e calçadas, assim poderemos ter uma Cidade limpa e sem problemas de entupimento nas galerias.

23/03/2010 às 07:52 Anônimo - diz:

filadelfo pereira – diz:filadelfo pereira – diz:todo lixo jogado na rua, retorna à nossas casas na forma de enchentes. É como a droga em um viciado destruindo uma família.

21/04/2010 às 13:03 Anônimo - diz:

BRENA QUEIROZ – diz:Doe livros, roupas, brinquedos e outros bens usados que para você não têm mais serventia, mas que podem ser úteis a outras pessoas.Brena Queiroz. BONITO – PE.

21/04/2010 às 13:18 Anônimo - diz:

BRENA QUEIROZ – diz:BRENA QUEIROZ – diz:Não jogue lixo nenhum na rua, além de enfeiar os lugares, traz sérios problemas aos moradores nas épocas de chuva, com entupimento de bueiros e estrangulamento dos corredores de água. Quem Ama Cuida. Brena Queiroz. Bonito-PE.

05/05/2010 às 20:14 Anônimo - diz:

lucas – diz:nao tem mas como se livra so jogando no espaso o lixo

28/05/2010 às 17:34 Anônimo - diz:

igor pires – diz:pessoa nao jogue lixo nas ruas por favor

04/06/2010 às 09:47 Anônimo - diz:

douglas – diz:as pessoas tinhão que se conciealizar com o lixo .e que não pode jogar no chão se isso acontecer o mundo poderia ser melhor.

23/06/2010 às 15:35 Anônimo - diz:

bruno – diz: valeu ajudou na minh pesquisa

06/07/2010 às 21:45 Anônimo - diz:

Joselino Santos de Albuquerque – diz: Buracos estão dificultando o tráfego próximo Fortim do Queijo em Olinda. Motoristas e pedestres são prejudicados. Além dos problemas de tráfego lento.

09/07/2010 às 22:36 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:Infelizmente existem pessoas de todos os tipos, há aquelas que ajudam, incentivam, colocam vc pra cima e só querem o seu bem, porém existema quelas que só querem te prejudicar, ver o seu fim, deste tipo de pessoas é melhor manter distância. Temos que conhecer as pessoas primeiramente para depois podermos verificar o caráter delas, se serão boas amigas ou não. Não se pode julgar ninguém sem conhecer antes, é como diz aquela famosa frase: “Não se pode julgar um livro pela capa”. Assim, mesmo ocorré com as pessoas, ok. Um forte abraço.4 anos atrás

10/07/2010 às 18:48 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:Direito à Saúde; Com o desenvolvimento da vacina para a gripe Influenza H1N1 o Ministério da Saúde implementou uma política de vacinação, que prevê a separação em grupos. Toda a divulgação sobre a matéria relata que só determinados grupos serão vacinado e que “caso ocorra alteração na situação epidemiológica no país e disponibilidade de vacina, outros grupos ainda poderão ser incluídos na campanha de vacinação”.

10/07/2010 às 18:50 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:O direito à saúde vem expresso no artigo 196 da Constituição Federal onde fica consagrado que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Para analisarmos as políticas de saúde devemos extrair o conteúdo da expressão “dever do Estado” e entender o alcance da expressão que qualifica que esse direito deve ter acesso “universal e igualitário”.

10/07/2010 às 18:52 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:Temos assistido na mídia algumas situações que nos levam a reflexões. Situações em que pais de crianças fora do grupo considerado como determinante para a imunização tem que lançar mão das clínicas privadas para garantir o direito de seus filhos serem imunizados, faltando, todavia, à rede privada o medicamento para a aplicação da segunda dose. Não é necessário ser um operador do direito, para minimamente entender que “dever do Estado” significaria que o cidadão, por meio de seus impostos, já aparelha o Estado para que este possa garantir o exercício do direito.

10/07/2010 às 18:55 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:A indignação de contribuintes ao exercício deste chamado direito fundamental levou a um fenômeno conhecido como a judicialização da saúde onde o cidadão bate às portas do Poder Judiciário para pleitear aquilo que o Poder Público espontaneamente não lhe dá, mas que é direito seu. Em resposta o Poder Judiciário, por sua vez, criou a interpretação do que seria a teoria do possível, como modo de adequar um direito amplo como Direito à Saúde com recursos finitos, proporcionados pelo próprio orçamento dos entes federados.

12/08/2010 às 21:23 Anônimo - diz:

irisfofa@yahoo.com.br – diz:redação

09/04/2011 às 16:58 Anônimo - diz:

Joselino Santos de Albuquerque – diz:Eu, Advogado:Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

09/04/2011 às 17:00 Anônimo - diz:

Joselino Santos de Albuquerque – diz:Eu,Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

11/04/2011 às 19:00 Anônimo - diz:

shaelen – diz:é que a poluicão no brasil é muitovoce e muita pesoas mais agude não te mais poluicão

19/04/2011 às 09:16 Anônimo - diz:

Brena Queiroz – diz:Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.

14/05/2011 às 16:58 Anônimo - diz:

hyunday – diz:valeu nao me ajudou em nada

20/05/2011 às 19:11 Anônimo - diz:

bruna – diz:nossa que sujeira devemos cuidar do planeta.

13/06/2011 às 21:12 Anônimo - diz:

moises – diz:moises – diz:lixos nas ruas tambem polui os rios!!!!!!!!!!!!!e se assim continuar;em pouco tempo nao teremos mas um planeta sustentavel,por exemplo,o pneu nao tem o tempo determinado para se decompor……por isso,em pouco tempo,teremos tempos determinados para viver!!!!! por encrivel que pareça,isso é a pura realidade!pense nisso!!!!

01/09/2011 às 21:14 Anônimo - diz:

laura – diz:noss temos que conscientizar as pessoas senão…….

05/09/2011 às 18:38 Anônimo - diz:

lipe – diz:acho q deve ser obrigado por lei jogar lixo no lixo pois cada lixo custa a nossa vida

17/09/2011 às 20:38 hemilly - diz:

os lixos podem fazer mal as pessoas e os rios,mas pode ter uma opção sabe qual é?nao jogar copos descartavéis nos esgotos e nos rios.

17/11/2011 às 21:37 paola - diz:

porisso o mundo ta assim to poluido por que ninguem colabora ,gente fica atento vamos nao jogar lixo nas ruas ,rios,esgoto etc para que nosso planeta fica limpinho e nos com boa saude e feliz .okk!!!

29/11/2011 às 17:42 iasmim - diz:

problemaaaaaaaaa

29/11/2011 às 17:45 bruna - diz:

acho q deve ser obrigado por lei jogar lixo no lixo pois cada lixo custa a nossa vida

29/11/2012 às 19:46 vandilson manoel de souza - diz:

pessoal deveria se mobilizar e fazer uma coleta coletiva nas ruas

07/08/2013 às 14:55 kaylene - diz:

eu acho que as pessoas deveriam colaborar e jogar lixo nas lixeiras e nao nas ruas e nos rio, que é muita poluiçao !
todos devemos colaborar . Porque se a gente quiser que o mundo melhore, a gente tem que ajudar, porque o mundo sozinho nao consegue melhorar. entao, se todos colaborarem, vai melhorar !
E a gente ia agradecer por nós mesmos termos ajudado … Vamos ajudar para sermos ajudados !

Deixe aqui seu comentário: Preencha os campos abaixo para comentar, solicitar ou acrescentar informações. Participe!

Enviar

Blog da Redação

A redação do PLANETA SUSTENTÁVEL é um encontro de pessoas envolvidas com um grande desafio: trabalhar a sustentabilidade como um tema urgente e transversal, tradutível em múltiplas linguagens, necessário para os diversos públicos. Aqui, a editora Mônica Nunes, as repórteres Débora Spitzcovsky e Marina Maciel e a jornalista Suzana Camargo (que colabora com o Planeta desde 2009) indicam lugares imperdíveis da web e contam novidades e boas histórias sobre cultura, sociedade, meio ambiente, cidadania, mudanças climáticas, mobilidade, inovação, direitos humanos, economia verde e muito mais.

Mônica NunesEditora/Gerente de Conteúdo

Débora SpitzcovskyRepórter

Marina MacielRepórter

Suzana CamargoColaboradora

Clique e faça o download

Revista do clima Material de etiqueta

Posts anteriores

Receba as noticías mais recentes

assine RSS Blog da Redação

Arquivos de posts